"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

Show do Festejo 2017

Show do Festejo 2017

Shows do Festejo 2017

Shows do Festejo 2017

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

10

DESRESPEITO COM NOSSA HISTÓRIA: CIDADE DE BURITI-MA COMPLETA 78 ANOS NESTA TERÇA-FEIRA (6), PORÉM PREFEITURA MUNICIPAL NÃO FAZ NENHUMA PROGRAMAÇÃO

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Vista aérea da Praça Matriz, centro da cidade de Buriti-MA.
 O prefeito de Buriti – MA, Rafael Mesquita Brasil, em mais um gesto de absoluto desrespeito e desdém com o município que lhe deu 04 anos de mandato (e com isso uma dinheirama para seus luxos) e que nesta terça-feira, 6 de dezembro,  atinge seus 78 anos de emancipação política de Buriti, decidiu não fazer programação alguma para comemorar a data.  Em tempos recentes, esta é a primeira vez que não se festeja o aniversário da cidade.
Fica este fato lamentável registrado para conhecimento de todos e que a indignação não permita novamente que uma pessoa sem qualquer vínculo de amor ao município seja posta em tão importante cargo que é o de prefeito do município.
A HISTÓRIA DE BURITI
O Povoado que originou o município de Buriti teve início quando uma senhora, de ascendência sem consenso se seria índia, negra ou portuguesa, chamada Inácia Vaz, fixou – se à margem do riacho Tubi, em um vale entre morros, fundou um engenho de cana para a fabricação de açúcar mascavo, rapadura e aguardente.  A abundância de água e a fertilidade das terras adjacentes fizeram com que o engenho prosperasse, atraindo diversas famílias para o local, que se constituiu em povoação, denominada Buriti, em razão do buritizal ali existente.
Através de lei provincial nº 157, de 19 de outubro de 1843, a povoação é transformada em distrito, ficando subordinado ao município de Brejo. Em 12 de abril de 1888, pela lei provincial nº 1428, Buriti se desmembra de Brejo e é elevado à categoria de Vila, com sede na povoação de Buriti-MA; porém, na época, uma lei municipal de 11 de julho de 1893, acaba transferindo a sede do município da povoação de Buriti para a de Curralinho. Já no século 20, uma lei estadual nº 529, de 01 de abril de 1910, devolve a sede do município para a povoação de Buriti.
Em 1911, na região se estabelece, então, uma divisão administrativa onde ficam definidos dois distritos, o de Buriti e Curralinho, no mesmo município de Buriti, e, só a partir de outra lei estadual n° 667, de 28 de abril de 1914, Curralinho é elevado à categoria de município e, portanto, desmembrado de Buriti.
No ano de 1933, em homenagem à fundadora, por meio de Decreto Estadual, o município passou a chamar-se Buriti de Inácia Vaz, assim permanecendo mesmo após duas divisões territoriais subsequentes, uma em 1936 e outra em 1937. Entretanto, o nome sofreu nova alteração, retornando à denominação anterior, pela lei nº 159, de 06 de dezembro de 1938, quando Buriti, então, é elevado à categoria de cidade com sua emancipação política administrativa. 
Em 2013, um projeto de lei municipal foi aprovado com o objetivo de o município voltar a se chamar Buriti de Inácia Vaz, porém ainda não vigora porque não houve aprovação popular por meio de plebiscito. Ficando, assim, a denominação oficial apenas BURITI.
REPORTAGEM DA TV MIRANTE SOBRE BURITI
← Anterior Proxima → Página inicial

10 COMENTÁRIOS:

  1. O ódio,despeito do Prefeito Rafael para com o povo de Buriti o que plantaram estão colhendo.

    ResponderExcluir
  2. O ódio,despeito do Prefeito Rafael para com o povo de Buriti o que plantaram estão colhendo.

    ResponderExcluir
  3. O ódio,despeito do Prefeito Rafael para com o povo de Buriti o que plantaram estão colhendo.

    ResponderExcluir
  4. O Buriti acabou os Homens comprometidos com público.Os que aí estão confundem o publico com particular.Eles pensam pela falta conhecimento e ganância pelo dinheiro que a Prefeitura é deles.

    ResponderExcluir
  5. BURITI DE INACIA VAZ CRIATORO DE HUMANOS QUE PASSARAM A SEREM DESUMANO COM A FALTA DE CONHECIMENTO E DE EDUCAÇÃO.DERESPEITADO A HISTORIA DE NOSSA CIDADE E FALTA DE RESPEITO DE TERMOS QUE NÃO CONTIDIZ COM A VERDADE COMO EXEMPLICAMOS "O FURUTRO DE HOJE",NÃO DAR PARA EXPLICAR O INESPLICAVEL DE UM CAVALO BATIZANDO COMO GESTOR QUE FOI DE UMA CIDADE COMO BURITI DE INACIA VAZ.ISTO PASSANDO ISSO PARA AS NOVAS GERAÇÕES.ENTÃO ESPERO TER EXPLICADO O DERESPEITO COM A HISOTRIA DE NOSSA CIDADE BURITI DE INACIA VAZ.

    ResponderExcluir
  6. Lamentável!!! Acredito na esperança que virá a Buriti de Inácia Vaz. Que Deus nos abençoe e ilumine... Parabéns cidade maravilhosa e que dias melhores virão. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🎂🎂🎂🍰🍰🍰🎉🎉🎉🎈🎈🎈

    ResponderExcluir
  7. Dr.clodoaldo vamos cumprir sua obrigação afastando Almenos os últimos dez dias este prefeito ou bloquear o fundo de participação pra ver se este cara paga o povo, Dr site é atribuição sua moço .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O PROMOTOR CLODOALDO NÃO TEM PODER DE AFASTAR O PREFEITO RAFAEL E NEN OUTROS PREFEITOS.PROMOTOR NÃO JULGA ANÔNIMO DESENFORMADO.QUEM JULGA É JUIZ.

      Excluir
  8. É verdade que está um caos mesmo hein?No entanto acredito nas mudanças geradas em nós dia a dia com -o outro; e não esta esperança por promessas que já estamos fadados(as)de ouvir. Lembremo-nos : não adianta esperarmos sem ter atitudes de vencedores,olhando em tempos de crise e de falta de amor pelo próximo que sofre as consequências de atos' sujos e desumanos'. .Não cabe a nós julgarmos estes.[..] Basta a cada dia o seu mal[..]

    ResponderExcluir
  9. Senhor relator. Kd meu comentário q vc n colocou?

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online