Trending

MPMA INAUGURA OBRAS DE CINCO PROMOTORIAS DE JUSTIÇA

Como parte da política institucional de modernização e reaparelhamento do Ministério Público do Maranhão (MPMA), foram inauguradas, de 16 a 18, sedes de Promotorias de Justiça em cinco comarcas: Esperantinópolis, Joselândia, Pastos Bons, São Domingos do Azeitão e Loreto. Todas as cerimônias foram presididas pelo procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho.
Os imóveis passaram por manutenção para adequá-los à necessidade das comarcas. Foram realizados serviços de substituição de esquadrias, reparo e substituição de forros e telhados, construção de muros e rampas, adaptações para garantir acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, instalação de grades, câmeras e circuito fechado de vigilância, cerca elétrica, renovação de instalações elétricas, lógicas e telefônicas em geral.
As obras inserem-se num esforço da administração do MPMA de proporcionar a servidores e membros da instituição melhores condições de trabalho e, consequentemente, uma prestação de serviços mais eficiente e de qualidade à população.

ESPERANTINÓPOLIS E JOSELÂNDIA
Na manhã do dia 16, as novas instalações da Promotoria de Justiça de Esperantinópolis foram entregues à comunidade. A solenidade foi prestigiada pelo prefeito Raimundo Jovita de Arruda.
O titular da Promotoria de Justiça de Esperantinópolis, Xilon de Souza Júnior, agradeceu o empenho da administração superior e destacou a conquista para a cidade. “Temos, agora, uma sede confortável, moderna e espaçosa para receber da melhor forma possível a sociedade, que é a destinatária do trabalho do MP. Agora podemos fazer ainda mais pela comarca e fazer ainda melhor”, destacou.
No mesmo dia, à tarde, a sede da Promotoria de Justiça de Joselândia foi inaugurada com a presença de autoridades municipais, advogados, conselheiros tutelares, policiais civis e militares, servidores públicos e sociedade civil.
Em seu discurso, o promotor de justiça João Viana dos Passos Neto lembrou que o MP funcionava em uma pequena sala do fórum e a mudança para uma sede própria foi um compromisso assumido pelo procurador-geral de justiça.
“Esta casa, a casa da cidadania, dotada de excelente infraestrutura, possibilitará não só melhores condições de trabalho para a equipe do Ministério Público, mas, principalmente, atendimento mais digno aos cidadãos”, comemorou.
O promotor de justiça enfatizou que, apesar da crise financeira, há um esforço da administração superior para modernizar as sedes das Promotorias de Justiça de todo o Maranhão, a fim de garantir o cumprimento da missão constitucional, que é defender os direitos da população. “Trata-se de um grande marco para a sociedade local e também para o MP maranhense”, afirmou João Viana Neto.
Os promotores de justiça Aarão Carlos Lima Castro (Colinas) e Rogernilson Ericeira Chaves (São Domingos do Maranhão) participaram da solenidade em Joselândia.

PASTOS BONS E SÃO DOMINGOS DO AZEITÃO
Em solenidades realizadas no dia 17, foram entregues à população as obras das promotorias de Pastos Bons e São Domingos do Azeitão. Leonardo Soares Bezerra, titular da Promotoria de Pastos Bons e que responde pela de São Domingos do Azeitão, falou da ampliação do papel do Ministério Público a partir da Constituição de 88, que se tornou fundamental para o sistema de justiça.
Os promotores de justiça Carlos Allan da Costa Siqueira (Passagem Franca) e Renato Ighor Viturino Aragão (São João dos Patos) participaram da inauguração em Pastos Bons. A solenidade foi igualmente prestigiada pelo procurador de justiça aposentado Valdemar Carneiro Linhares.
Ao se referir às obras da sede do MP no município, o promotor de Pastos Bons observou que o principal beneficiário da ação do Ministério Público é a comunidade. “Essa nova sede, totalmente renovada e adequada para atender todos os públicos, tem um único destinatário: o cidadão maranhense. Nosso objetivo é garantir que todos cheguem e sejam bem recebidos. A nova sede vai permitir que o cidadão seja melhor atendido”, comentou.
Em São Domingos do Azeitão, Leonardo Bezerra mencionou que a comarca foi a última em que o MP funcionava de forma improvisada na sede do Poder Judiciário.
“Este prédio é um grande ganho para a comarca de São Domingos do Azeitão. A Promotoria está de portas abertas para o cidadão”.
Os promotores de justiça Carlos Allan da Costa Siqueira (Passagem Franca) e Renato Ighor Viturino Aragão (São João dos Patos) participaram da inauguração em Pastos Bons.
No mesmo sentido, o procurador-geral de justiça agradeceu a parceria do Poder Judiciário em disponibilizar um espaço dentro do fórum para o Ministério Público e destacou a satisfação de entregar, após um compromisso assumido no início de sua gestão, a nova sede da Promotoria de Justiça na comarca. “São Domingos do Azeitão foi a última comarca do MP maranhense a funcionar no fórum. Temos, agora, um espaço adequado ao trabalho ministerial e, principalmente, um imóvel estruturado para melhor atender o cidadão que busca o Ministério Público”.
O prefeito de São Domingos do Azeitão, Nicodemos Ferreira Guimarães, participou da cerimônia de inauguração da sede do Ministério Público.

LORETO
A sede da comarca de Loreto foi inaugurada na última sexta-feira, 18, com a presença de vereadores, secretários municipais, advogados, conselheiros tutelares, policiais civis e militares, delegados, servidores do Ministério Público e do Poder Judiciário, autoridades religiosas, trabalhadores rurais, sindicalistas e estudantes.
A exemplo das inaugurações nas outras comarcas, também estiveram presentes na cerimônia de Loreto os promotores de justiça Marco Antonio Santos Amorim (Secretaria para Assuntos Institucionais), Emmanuel Guterres Soares (diretor-geral da Procuradoria Geral de Justiça) e o procurador de justiça aposentado Daniel Ribeiro da Silva.
Os promotores de justiça de São Raimundo das Mangabeiras, Thiago Barbosa Bernardo, e de Balsas, Rita de Cássia Pereira Souza participaram da cerimônia.
Os prefeitos de Sambaíba, Raimundo Santana; de São Félix de Balsas, Félix Bispo da Silva; e o de Loreto, Germano Martins Coelho prestigiaram a entrega da sede do MPMA, assim como a representante do prefeito eleito de Loreto, Marcos Franco Martins Bringel, Katiana Bringel.
O titular da Promotoria de Justiça de Loreto, Lindomar Luiz Della Libera, falou do desafio diário apresentado ao Ministério Público de promover a justiça e trabalhar para atender a população, especialmente os mais carentes.
Na avaliação do promotor, a entrega da sede do MP renova o compromisso com os cidadãos e com toda a sociedade. “Esse prédio formaliza o empenho de atender melhor uma população que acredita e confia no Ministério Público. Trata-se de um esforço da administração superior, em especial do procurador-geral de justiça, com o trabalho desempenhado pelos órgãos de execução”.
O vice-governador Carlos Brandão enfatizou que o Ministério Público desenvolve um trabalho imprescindível para assegurar os direitos dos cidadãos. “O Poder Executivo estadual se faz presente nesse momento especial. A parceria entre as instituições é positiva. A inauguração desse prédio garante ao Ministério Público condições para o desempenho das suas atividades que são tão importantes para a democracia e para a população maranhense”, declarou.
Para o presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), Tarcísio de Sousa Bonfim, que participou das cinco inaugurações, a entrega das sedes representa o compromisso em atender a sociedade com maior dignidade. “Essa reestruturação levada adiante pela Procuradoria Geral de Justiça não se preocupa apenas com a estrutura dos prédios, mas foi feita pensando em melhor atender, melhor servir à comunidade”.

DESAFIOS
Ao avaliar o momento de crise econômica e social do Brasil, o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, falou sobre o combate à corrupção que é uma das prioridades de sua gestão à frente do Ministério Público maranhense e o esforço institucional para equipar as sedes das promotorias para que os membros e servidores possam trabalhar melhor e aperfeiçoar o atendimento à população.
“As instalações físicas estão sendo gradativamente ampliadas e melhoradas para que se adéquem à demanda dos serviços ministeriais. Essa série de obras e inaugurações atesta o nosso compromisso em melhor servir nosso povo”.
Gonzaga agradeceu o esforço de toda a equipe do Ministério Público e o empenho dos promotores de justiça em honrar o compromisso com a carreira. “Estamos caminhando para estruturar nossas Promotorias de Justiça e esse esforço institucional terá prosseguimento em nossa gestão. As sedes do MP são casas da cidadania e todas estão de portas abertas”.

 (Da CCOM-MPMA)

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads