"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

terça-feira, 16 de agosto de 2016

21

TCE/MA ENCAMINHA LISTÃO DOS CHAMADOS “FICHAS SUJAS”, GESTORES COM CONTAS DESAPROVADAS, AO TRIBUNAL ELEITORAL (TRE/MA)

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


A lista dos nomes de Buriti (MA) foi extensa e inclui os ex-prefeitos Neném Mourão e Zé Vilar, o atual vice-prefeito Raimundo Camilo, o Secretário de Educação, a Secretária de Assistência Social e vários ex-presidentes da Câmara de Vereadores.
Em cumprimento às determinações da Lei Federal nº 9.504/97, que estabelece normas para as eleições; e da Lei Complementar nº 64/90, que estabelece casos de inelegibilidade, já com as alterações da Lei da Ficha Limpa (LC nº 135/2010), o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) encaminhou à Justiça Eleitoral a lista de todos os gestores públicos que tiveram contas julgadas irregulares pela Corte ou desaprovadas nos últimos oito anos, por decisão transitada em julgado (irrecorrível).
O período para a elaboração da lista levou em conta os oito anos imediatamente anteriores à realização da eleição de 2016, que terá o primeiro turno realizado no próximo dia 2 de outubro.
A lista entregue à Justiça Eleitoral contém 3239 processos e 1319 gestores, incluindo-se prefeitos, presidentes de câmaras, secretários municipais e estaduais e demais ordenadores de despesas.
De Buriti, de longe, a figura política mais presente no listão dos “fichas sujas”, divulgado nessa segunda-feira (15) pelo TCE/MA, é o ex-prefeito Francisco Evandro Freitas Costa Mourão (mandatos de 2005-2012), vulgo Neném Mourão, que teve todas as suas contas, desde o primeiro ano de mandato,  em 2005, julgadas irregulares ou desaprovadas pela Corte. Neném Mourão, que está preso em Pedrinhas desde o dia 24 de junho deste ano sob acusação de desvio de verbas e fraudes em licitações quando exercia o cargo de prefeito em 2008, foi citado 23 vezes no listão.
Cabe destacar que, embora o Tribunal tenha emitido parecer técnico pela desaprovação das contas de 2006, 2007 e 2008, com ampla base de vereadores aliados, ex-prefeito Neném Mourão conseguiu reverter as decisões na Câmara Municipal. Porém, já fragilizado politicamente, o parecer de desaprovação das suas contas de 2009 foi mantido pela legislatura atual, sob a presidência do vereador Jorge do Sindicato (PDT).
Também está na lista o ex-prefeito José Machado Vilar, o Zé Vilar, processo 6254/2002, que teve sua Prestação de Contas Anual de Governo, relativa ao exercício de 2001, desaprovada pelo TCE.
Além dos dois ex-prefeitos citados, o atual vice-prefeito Raimundo Nonato Mendes Cardoso, popular Raimundo Camilo, foi citado 08 vezes (se fosse uma disputa olímpica, este seria medalha de prata entre os “fichas sujas” de Buriti (MA), enquanto o ex-prefeito Neném Mourão, indiscutivelmente, seria medalha de ouro)  na lista do TCE. As contas rejeitadas de Raimundo Camilo de 2009, 2010 e 2012 se referem ao período em que ele ocupou a presidência da Câmara de vereadores. Além disso, o vice-prefeito teve várias Tomadas de Contas de fundos municipais julgadas irregulares na época em que ocupou, provisoriamente, o cargo de prefeito, em 2009, por ocasião da cassação do então prefeito Neném Mourão.
NOVIDADES DA LISTA
A lista de agora traz dois nomes novos de gestores que acabaram se enrolando nas prestações de contas no exercício financeiro de 2009: a ex-primeira dama Ivonilce Faria Mourão, Secretária de Assistência Social de Buriti, e José Romildo de Queiroz Ataíde Júnior, Secretário Municipal de Educação. Ambos são gestores de fundos municipais cujas Tomadas de Contas foram julgadas irregulares.

DOS GESTORES DA CÂMARA MUNICIPAL DE BURITI
Entre as prestações de contas dos ex-presidentes da Câmara de Vereadores, no listão do TCE, de 2005 a 2012 (período abrangido) não escapou um sequer. Estão lá: Antônio César de Oliveira Costa – César Costa (2005 e 2006), Antônio Joel Serejo Tertulino – Joel Lafaete (2007 e 2008), Lauriel de Freitas Freire (2009) e o já citado Raimundo Camilo (2009 2010 e 2012).
Embora não caiba ao Tribunal de Contas, e sim à Justiça Eleitoral, decidir acerca da inelegibilidade de gestores públicos, a lista elaborada pelo TCE/MA servirá como subsídio para as impugnações de candidaturas dos responsáveis que tiveram suas contas julgadas irregulares.
A lista completa de gestores, bem como a íntegra de todos os processos nela indicados, encontra-se disponível para consulta de qualquer cidadão diretamente no site do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (www.tce.ma.gov.br), no link “Contas irregulares enviadas ao TRE-MA”, à direita na página principal.

DECISÃO DO STF FAVORECE OS FICHAS SUJAS
No último dia 11 de agosto, uma decisão do STF (RE 848826), retirou dos Tribunais de Contas a competência para julgar as contas de prefeito que age como ordenador de despesas e selou a vitória da injustiça e da impunidade. Para o conselheiro Valdecir Pascoal, Presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), a decisão representa um imenso retrocesso no controle das contas governamentais e vai na contramão dos esforços populares e suprapartidários de combate à corrupção e de moralidade na gestão dos recursos públicos.
Para ele, além de esvaziar, em grande medida, as competências constitucionais dos Tribunais de Contas, no que se refere a aplicação de sanções e determinação de ressarcimento aos Prefeitos que causaram prejuízos ao erário, a decisão do STF fere de morte a Lei da Ficha Limpa, considerando que a rejeição de contas pelos Tribunais, e não pelas Câmaras, constitui o motivo mais relevante para a declaração de inelegibilidades pela Justiça Eleitoral (84%).
“Trata-se de uma das maiores derrotas da República brasileira após a redemocratização. Concede-se, na prática, um habeas corpus preventivo aos prefeitos que cometem irregularidades, desvios e corrupção” afirmou ele em artigo.
← Anterior Proxima → Página inicial

21 COMENTÁRIOS:

  1. Lascou vão ser sujo assim lá no posto ipiranga. Cuidado com o crente.

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha visto prefeita ostentação mais agora tem o secretário de educação ostentação.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Tudo sujo na mesma balança nem igreja dar jeito pra quem arrota santidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo(a),
      São nas igrejas, onde você encontra os casos mais escabrosos.
      Só para se ter uma ideia, a bancada evangélica, no congresso nacional é considerada a pior entre os outros grupos de parlamentares. Há tudo o que não presta nessa meio. O pior de tudo, como se bastasse as suas fixas criminais, são seus projetos.
      PS: Em um evento promovido pela igreja do irmão Júnior, um dos convidados ilustre, foi o prefeito Rafael Mesquita, que está sendo acusado de vários crimes.
      Enquanto isso, muitos dos membros desse igreja, que tanto se dedicam à mesma, tiveram que se contentar com assentos bem mais modestos, onde nem mesmo o seu nome foi lembrado.

      Excluir
    2. Leandro Raposa.17/8/16 10:54

      Obrigado, Correio Buritiense!!
      Graças ao seu excelente trabalho jornalístico, nós, buritienses, estamos bem-informados acerca dos fatos envolvendo a cidade.

      Excluir
    3. TU TEM MESMO É QUE AGRADECER O CORREIO BURITIENSE POR PUBLICAR AS TUAS IDIOTICE, DOR DE COTOVELO. QUE NOJO.................

      Excluir
  4. Vergonha.Hoje vi o carro tocando da Andreia faça me rir. Digam para mim o que está vez pela cidade? Eu respondo nada. Agora voltem nela para ver mais 4 anos de apurus que está cidade já se encontra. Vamos votar gente nova para ver se melhora, está caras que estão aí não merecem, tem um de Hilux que te viu agora dizem que tem vários apoiando, não vão pensar por amizade e sim porque estão comprados . Dinheiro tem foram 4 anos de muita ganâncias. Votem nos que nunca foram políticos para tentarmos ter cidade mais decente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, VC já viu as opções que temos: Robert Almeida; Roberto Fulo; Guilherme; Conceição... É uma merda só

      Excluir
    2. Concordo cm vc...precisamos de gente nova.

      Excluir
    3. Sim amigo estamos de mal a pior, os cidadãos não se lançam candidato.Agora estes aí também não merecem ganhar são da mesma laia .

      Excluir
  5. Reeleição não. Vetado...

    ResponderExcluir
  6. FORA DILMA !
    LULA NA CADEIA!

    ResponderExcluir
  7. OS FICHAS SUJAS ESTÃO DO LADO DO NALDO E DO NENEN MOURAO.

    ResponderExcluir
  8. Meu irmão foi até supresa Arnaldo apontado,na disputa esperava ser indicado Secretario de educação para disputar esta prefeitura,agora entendo que homem é ficha sujinha kkkkkkk.

    ResponderExcluir
  9. FORA DILMA!
    LULA NA CADEIA!

    ResponderExcluir
  10. REDATOR DO CORREIO BURITIENSE PALHAÇO!

    ResponderExcluir
  11. Por quê não pública que o neném mourão saiu?

    ResponderExcluir
  12. Das pedrinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tava na hora, precisamos ganhar com ele solto pq tem babão dizendo que com ele solto agora sim eleição tá ganha. Vamos ver, nao acredito que as pessoas vendo situação do município irão votar novamente neste grupo. Não digo aqui a quem votar mais que analisem os demais candidatos e faça estudo.

      Excluir
    2. PARA TRISTEZA DO ALIANDRO BORGES E DESESPERO DOS ADVERSÁRIOS, O MACHO MAXIXE MADURO TA DE VOLTA. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

      Excluir
    3. Verdade, e louvar isto é que tremenda bobagem e puxasaquismo.Vai trabalhar este prefeito ou ex só acabou com este municio.

      Excluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online