Trending

AGORA VAI? PLENÁRIO DO TSE DEVE JULGAR NESTA SEGUNDA-FEIRA (1/8) RECURSO DO PROCESSO DE CASSAÇÃO DO PREFEITO DE BURITI (MA)

Esta Sessão de julgamento é Extraordinária. O Recurso de Buriti que está em pauta já foi adiado por duas vezes, nos dias 21 e 30 de junho deste ano, pelo relator Ministro Henrique Neves.

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, deve julgar nesta segunda-feira (1/8) o Recurso Especial Eleitoral (RESPE) nº 253 que busca anular a decisão proferida pelo TRE que, em setembro de 2015, confirmou, por quatro votos a três, a cassação dos diplomas do prefeito Rafael Mesquita Brasil e do vice, Raimundo Nonato Mendes Cardoso (Raimundo Camilo), por corrupção eleitoral e abuso de poder econômico e político. Nesse mesmo recurso, liminarmente, o ministro-relator Henrique Neves da Silva, do TSE, suspendera, no dia 5 de novembro de 2015, a decisão do TRE/MA, o que mantém até agora Rafael Mesquita e Raimundo Camilo nos cargos de prefeito e vice.
O recurso já esteve na pauta do Plenário por duas vezes este ano, nos dias 21 e 30 de junho, mas foi adiado por decisão do relator do RESPE, o Ministro Henrique Neves.
Vamos aguardar para ver se este será mesmo o último capítulo dessa novela da cassação que se arrastar desde 2012.
ACOMPANHE ABAIXO, DIRETO DE BRASÍLIA, A VOTAÇÃO
 ENTENDA ESTA CASSAÇÃO:
A cassação do prefeito Rafael Mesquita, no Processo nº 253, ocorreu a partir de uma Ação do Ministério Público Eleitoral que pediu a perda dos mandatos do atual Prefeito e seu Vice, por captação ilícita de sufrágio, com abuso de poder econômico nas eleições de 2012. Foram juntados documentos, gravação de voz e vídeo, entregues pela testemunha Gilberto Carlos, radiologista do município, popularmente Gilbert, conhecido também como “Homem bomba” da gestão do ex-prefeito Neném Mourão, que demonstrariam as irregularidades.  
Diante da robustez das provas, a Juíza Maria da Conceição Privado Rego, da Comarca de Brejo, que na época respondia pela de Buriti, julgou procedente as acusações gravíssimas e DECRETOU A PERDA DO MANDATO ELETIVO dos impugnados Rafael Mesquita (Prefeito) e Raimundo Camilo (Vice Prefeito), nas eleições municipais/2012, e determinou que o segundo colocado no pleito, LOURINALDO BATISTA SILVA (Naldo Batista), deveria assumir a Chefia do Executivo.
O prefeito recorreu ao TRE/MA e se manteve, sob força de liminar, até que, no último de 15 de setembro de 2015, a Corte reconheceu, por 4 a 3, que houve corrupção eleitoral. Como ainda havia possibilidade de Embargos Declaratórios, recursos especiais opostos pela defesa contra decisão do próprio TRE/MA, o Tribunal o manteve no cargo até que julgassem tais recursos.
No dia 27 de outubro, o Tribunal rejeitou os embargos opostos e, por unanimidade, após longo debate na Corte, os desembargadores também decidiram que o presidente da Câmara, vereador Jorge do Sindicato, assumisse, imediatamente, como novo prefeito de Buriti (MA) até que a sentença fosse transita e julgada no TSE, diferentemente do que havia decidido a justiça de base que determinara a posse do segundo colocado nas eleições de 2012, no caso Naldo Batista.
O desfecho, inédito no Estado, encaminhado pelo TRE/MA para comando da prefeitura de Buriti ocorreu com base no novo Código Eleitoral (Lei nº 13.165/15, art. 224) aprovado no Congresso este ano.
 No dia 3 de novembro de 2015, o vereador Jorge do Sindicato (PDT) foi empossado como prefeito, mas durou pouco, porque, dois dias depois, o ministro do TSE Henrique Neves da Silva concedia liminar suspendendo a decisão do TRE/MA que havia cassado o mandato de Rafael Mesquita Brasil, prefeito de Buriti (MA).
Agora o caso vai para decisão de todos os membros da Corte Eleitoral de Brasília.

28 Comentários

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

  1. Já esqueceram que aqui também tem a mulher bomba?Ha ha ha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anónimo idiota ninguém que saber de mulher bomba seu imbecil

      Excluir
    2. Anônimo idiota vai fazer alguma coisa e deixa de ficam falando dos outros

      Excluir
  2. Buriti tem de tudo homem bomba mulher bomba professores bom de dar aula direito e deixar de andar nas ruas fazendo palhaçada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tem hipócritas tbm, tipo esse anônimo, q tbm deve ser um desocupado. Vai lá, veste a camisa de professor e mostre a sua eficácia!

      Excluir
    2. Está doido p fazer parte da trupe e não tem potencial.

      Excluir
    3. não sou professor mais sei quanto e dificio esta em uma sala de cheia de alumo,pois já foi estagiaria eu acho muito pouca o salario de professor pois vc mãe ou pai as vezes se estressa filhos magine eles q todo dia esta lá aguentando,as vezes tem aquele só dinheiro mais tem uns q vai com dedicação amor aprofição quando vão atraz de seus direito ainda são criticado e brincadeira

      Excluir
    4. Oh meu bem, me sinto aliviado em saber que você não é professora. E se for possível volte para a sala de aula como aluno.

      Excluir
  3. Eita Buriti tão pra pegar o Rafael pela perna e jogar fora da prefeitura.Tem que engolir ele kkkkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vcs amam o rafael bando de povo quui num deixa oos outros em paz e so falnd do rafaell diabo quii vcs querem.e pq num tem nda pra fazer e fk falnd dos outros eu acho quii vcs amam ele ta fk falnd dele vao casa coiisa pra fazee para de fk fand os outros.aff

      Excluir
  4. E o rapaz que colocou o dinheiro na cueca? Que chamava o nenê pedrinhas de papai (detalhe, isso quando o nenê pedrinhas era prefeito). O castelo de areia estar desmoronando. Tá chegando em todos os secretários de saúde.

    ResponderExcluir
  5. Adiaram Dinovo 😂😂😂😂😂😂

    ResponderExcluir
  6. Ô!!!!anônimo é direito isso que tu chama de palhaçada,nós reevidicamos nossos direitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês ganham é demais porque não trabalham é moleza.Deviam trabalhar era de graça.kkkkkk

      Excluir
    2. Esse Anônimo será SEMPRE um ANÔNIMO, UM JUMENTO BICÓ.

      Excluir
    3. A VERDADE É QUE NO NOSSO MUNICÍPIO TEMOS MUITOS PROFESSORES RUIM, MAL PREPARADO PARA EXERCER SUA FUNÇÃO E ALGUMAS COM ESPECIALIZAÇÃO OU MESTRADO. FALTA PRINCIPALMENTE A BOA VONTADE DE TRABALHAR, SÓ PENSA EM GANHAR DINHEIRO.

      Excluir
  7. SABE QUANDO QUE ESTES MAGOTES DE SAFADOS DOS 31 VÃO MANDAR NO BURITI-MA! É NUNCA.......AGORA VAI...VAI MAIS É MAIS UM MINISTRO PEDIR VISTO. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, TOMA, SAFADOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E será que você sabe o por quê? Foi para conferir aquele dinheiro que nós não recebemos e que estar no bolso dele.

      Excluir
  8. EI CORREIO BURITIENSE AGORA VAI.....PRA ONDE? KKKKK PAREM DE SEREM DOENTES!
    MOSTRA AÍ A CONVENÇÃO DO PARTIDO DE VCS COM VÁRIAS CADEIRAS VAZIAS E O POVO DE FORA!

    SEJA PARCIAL E NÃO UM ANIMAL KKKKKK

    ResponderExcluir
  9. Esses abestados dividam fazer alguma coisa ficam só falando do Rafael e ainda não bota nem o nome

    ResponderExcluir
  10. Essas abestados dividam fazer alguma coisa ficam só falando do rafael

    ResponderExcluir
  11. Esses anónimos podiam fazer alguma coisa ficam só falando do Rafael e da vida dos outros

    ResponderExcluir
  12. Tem gente que se chupa o ovo desse Rafael demais, vamos valorizar nosso povo,gente da nossa terra bando de idiotas...

    ResponderExcluir
  13. Tem gente que se chupa o ovo desse Rafael demais, vamos valorizar nosso povo,gente da nossa terra bando de idiotas...

    ResponderExcluir
  14. Tem gente que se chupa o ovo desse Rafael demais, vamos valorizar nosso povo,gente da nossa terra bando de idiotas...

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads