"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

Show do Festejo 2017

Show do Festejo 2017

VAQUEJADA EM DUQUE BACELAR

Shows do Festejo 2017

Shows do Festejo 2017

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

28

AGORA VAI? PLENÁRIO DO TSE DEVE JULGAR NESTA SEGUNDA-FEIRA (1/8) RECURSO DO PROCESSO DE CASSAÇÃO DO PREFEITO DE BURITI (MA)

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Esta Sessão de julgamento é Extraordinária. O Recurso de Buriti que está em pauta já foi adiado por duas vezes, nos dias 21 e 30 de junho deste ano, pelo relator Ministro Henrique Neves.

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, deve julgar nesta segunda-feira (1/8) o Recurso Especial Eleitoral (RESPE) nº 253 que busca anular a decisão proferida pelo TRE que, em setembro de 2015, confirmou, por quatro votos a três, a cassação dos diplomas do prefeito Rafael Mesquita Brasil e do vice, Raimundo Nonato Mendes Cardoso (Raimundo Camilo), por corrupção eleitoral e abuso de poder econômico e político. Nesse mesmo recurso, liminarmente, o ministro-relator Henrique Neves da Silva, do TSE, suspendera, no dia 5 de novembro de 2015, a decisão do TRE/MA, o que mantém até agora Rafael Mesquita e Raimundo Camilo nos cargos de prefeito e vice.
O recurso já esteve na pauta do Plenário por duas vezes este ano, nos dias 21 e 30 de junho, mas foi adiado por decisão do relator do RESPE, o Ministro Henrique Neves.
Vamos aguardar para ver se este será mesmo o último capítulo dessa novela da cassação que se arrastar desde 2012.
ACOMPANHE ABAIXO, DIRETO DE BRASÍLIA, A VOTAÇÃO
 ENTENDA ESTA CASSAÇÃO:
A cassação do prefeito Rafael Mesquita, no Processo nº 253, ocorreu a partir de uma Ação do Ministério Público Eleitoral que pediu a perda dos mandatos do atual Prefeito e seu Vice, por captação ilícita de sufrágio, com abuso de poder econômico nas eleições de 2012. Foram juntados documentos, gravação de voz e vídeo, entregues pela testemunha Gilberto Carlos, radiologista do município, popularmente Gilbert, conhecido também como “Homem bomba” da gestão do ex-prefeito Neném Mourão, que demonstrariam as irregularidades.  
Diante da robustez das provas, a Juíza Maria da Conceição Privado Rego, da Comarca de Brejo, que na época respondia pela de Buriti, julgou procedente as acusações gravíssimas e DECRETOU A PERDA DO MANDATO ELETIVO dos impugnados Rafael Mesquita (Prefeito) e Raimundo Camilo (Vice Prefeito), nas eleições municipais/2012, e determinou que o segundo colocado no pleito, LOURINALDO BATISTA SILVA (Naldo Batista), deveria assumir a Chefia do Executivo.
O prefeito recorreu ao TRE/MA e se manteve, sob força de liminar, até que, no último de 15 de setembro de 2015, a Corte reconheceu, por 4 a 3, que houve corrupção eleitoral. Como ainda havia possibilidade de Embargos Declaratórios, recursos especiais opostos pela defesa contra decisão do próprio TRE/MA, o Tribunal o manteve no cargo até que julgassem tais recursos.
No dia 27 de outubro, o Tribunal rejeitou os embargos opostos e, por unanimidade, após longo debate na Corte, os desembargadores também decidiram que o presidente da Câmara, vereador Jorge do Sindicato, assumisse, imediatamente, como novo prefeito de Buriti (MA) até que a sentença fosse transita e julgada no TSE, diferentemente do que havia decidido a justiça de base que determinara a posse do segundo colocado nas eleições de 2012, no caso Naldo Batista.
O desfecho, inédito no Estado, encaminhado pelo TRE/MA para comando da prefeitura de Buriti ocorreu com base no novo Código Eleitoral (Lei nº 13.165/15, art. 224) aprovado no Congresso este ano.
 No dia 3 de novembro de 2015, o vereador Jorge do Sindicato (PDT) foi empossado como prefeito, mas durou pouco, porque, dois dias depois, o ministro do TSE Henrique Neves da Silva concedia liminar suspendendo a decisão do TRE/MA que havia cassado o mandato de Rafael Mesquita Brasil, prefeito de Buriti (MA).
Agora o caso vai para decisão de todos os membros da Corte Eleitoral de Brasília.
← Anterior Proxima → Página inicial

28 COMENTÁRIOS:

  1. Anônimo1/8/16 13:00

    Já esqueceram que aqui também tem a mulher bomba?Ha ha ha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo2/8/16 10:42

      Anónimo idiota ninguém que saber de mulher bomba seu imbecil

      Excluir
    2. Anônimo2/8/16 10:51

      Anônimo idiota vai fazer alguma coisa e deixa de ficam falando dos outros

      Excluir
  2. Anônimo1/8/16 13:02

    Buriti tem de tudo homem bomba mulher bomba professores bom de dar aula direito e deixar de andar nas ruas fazendo palhaçada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo1/8/16 13:21

      E tem hipócritas tbm, tipo esse anônimo, q tbm deve ser um desocupado. Vai lá, veste a camisa de professor e mostre a sua eficácia!

      Excluir
    2. Anônimo1/8/16 13:24

      Está doido p fazer parte da trupe e não tem potencial.

      Excluir
    3. Anônimo1/8/16 15:31

      não sou professor mais sei quanto e dificio esta em uma sala de cheia de alumo,pois já foi estagiaria eu acho muito pouca o salario de professor pois vc mãe ou pai as vezes se estressa filhos magine eles q todo dia esta lá aguentando,as vezes tem aquele só dinheiro mais tem uns q vai com dedicação amor aprofição quando vão atraz de seus direito ainda são criticado e brincadeira

      Excluir
    4. Anônimo1/8/16 21:29

      Concordo anônimo

      Excluir
    5. Anônimo2/8/16 06:45

      Oh meu bem, me sinto aliviado em saber que você não é professora. E se for possível volte para a sala de aula como aluno.

      Excluir
  3. Anônimo1/8/16 14:45

    Eita Buriti tão pra pegar o Rafael pela perna e jogar fora da prefeitura.Tem que engolir ele kkkkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo1/8/16 23:47

      Vcs amam o rafael bando de povo quui num deixa oos outros em paz e so falnd do rafaell diabo quii vcs querem.e pq num tem nda pra fazer e fk falnd dos outros eu acho quii vcs amam ele ta fk falnd dele vao casa coiisa pra fazee para de fk fand os outros.aff

      Excluir
  4. Anônimo1/8/16 15:26

    E o rapaz que colocou o dinheiro na cueca? Que chamava o nenê pedrinhas de papai (detalhe, isso quando o nenê pedrinhas era prefeito). O castelo de areia estar desmoronando. Tá chegando em todos os secretários de saúde.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo1/8/16 20:15

    Adiaram Dinovo 😂😂😂😂😂😂

    ResponderExcluir
  6. Anônimo1/8/16 20:18

    Ô!!!!anônimo é direito isso que tu chama de palhaçada,nós reevidicamos nossos direitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo1/8/16 22:56

      Vocês ganham é demais porque não trabalham é moleza.Deviam trabalhar era de graça.kkkkkk

      Excluir
    2. Anônimo2/8/16 09:46

      Esse Anônimo será SEMPRE um ANÔNIMO, UM JUMENTO BICÓ.

      Excluir
    3. Anônimo2/8/16 09:54

      A VERDADE É QUE NO NOSSO MUNICÍPIO TEMOS MUITOS PROFESSORES RUIM, MAL PREPARADO PARA EXERCER SUA FUNÇÃO E ALGUMAS COM ESPECIALIZAÇÃO OU MESTRADO. FALTA PRINCIPALMENTE A BOA VONTADE DE TRABALHAR, SÓ PENSA EM GANHAR DINHEIRO.

      Excluir
  7. Anônimo1/8/16 22:59

    SABE QUANDO QUE ESTES MAGOTES DE SAFADOS DOS 31 VÃO MANDAR NO BURITI-MA! É NUNCA.......AGORA VAI...VAI MAIS É MAIS UM MINISTRO PEDIR VISTO. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, TOMA, SAFADOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo2/8/16 06:41

      E será que você sabe o por quê? Foi para conferir aquele dinheiro que nós não recebemos e que estar no bolso dele.

      Excluir
  8. Anônimo2/8/16 07:38

    EI CORREIO BURITIENSE AGORA VAI.....PRA ONDE? KKKKK PAREM DE SEREM DOENTES!
    MOSTRA AÍ A CONVENÇÃO DO PARTIDO DE VCS COM VÁRIAS CADEIRAS VAZIAS E O POVO DE FORA!

    SEJA PARCIAL E NÃO UM ANIMAL KKKKKK

    ResponderExcluir
  9. Anônimo2/8/16 10:35

    Esses abestados dividam fazer alguma coisa ficam só falando do Rafael e ainda não bota nem o nome

    ResponderExcluir
  10. Anônimo2/8/16 10:37

    Essas abestados dividam fazer alguma coisa ficam só falando do rafael

    ResponderExcluir
  11. Anônimo2/8/16 10:39

    Esses anónimos podiam fazer alguma coisa ficam só falando do Rafael e da vida dos outros

    ResponderExcluir
  12. Anônimo2/8/16 14:58

    Acho que o nenen ganha...

    ResponderExcluir
  13. Anônimo2/8/16 15:01

    Tem gente que se chupa o ovo desse Rafael demais, vamos valorizar nosso povo,gente da nossa terra bando de idiotas...

    ResponderExcluir
  14. Anônimo2/8/16 15:04

    Tem gente que se chupa o ovo desse Rafael demais, vamos valorizar nosso povo,gente da nossa terra bando de idiotas...

    ResponderExcluir
  15. Anônimo2/8/16 15:05

    Tem gente que se chupa o ovo desse Rafael demais, vamos valorizar nosso povo,gente da nossa terra bando de idiotas...

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online