Trending

PREMIAÇÃO E CULMINÂNCIA DO IV FESTIVAL BURITIENSE DE POESIA OCORRERÃO EM NOVENA DA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA (22) EM BURITI (MA)

O Festival de poesia é um evento cultural, bienal, que acontece desde 2010, promovido pela Associação dos Amigos de Buriti (AMIB) que contribui para elevação da autoestima e valorização do potencial dos habitantes de Buriti e da região do Baixo Parnaíba. 

O encerramento do IV Festival Buritiense de Poesia (FEBUP), em Buriti, acontecerá dia 22 de julho, `a noite, integrando a programação cultural do Festejo de Sant’Ana. Seu lançamento aconteceu dia 16 de abril deste ano, no Centro Cultural Adélia Moreira Martins Ferreira, com a participação de poetas e poetisas buritienses, sócios da AMIB e representantes da comunidade.

Conta-se esse ano com 45 concorrentes, que apresentam poesias inéditas: 21 na categoria infantil, 13 na categoria juvenil e 11 adultos. Além da premiação dos autores, serão premiados os melhores declamadores de cada categoria. Haverá também um prêmio para literatura de cordel.

A comunidade buritiense e visitantes estão convidados a prestigiar essa iniciativa da AMIB, que começou em 2010 com o I Festival e tornou-se uma ação permanente com realização de 2 em 2 anos.

A cada versão do Festival são homenageados buritienses que se destacaram como poetas ou poetisas ou por seus trabalhos em favor da arte e da cultura. Este ano a homenageada é a professora Carmen Costa. No I Festival, o homenageado foi o poeta José Borges, pai de Aliandro Borges (redator-chefe deste Blog). No II, Bill de Jesus e no III, Lili Lago.

A exemplo do Festival passado, quando fez com seu grupo a homenagem a Lili Lago, o buritiense Wilson Chagas, do GAMAR (Grupo de Arte Maria Aragão), da capital maranhense, com a participação de pessoas residentes em Buriti e São Luís, fará a homenagem a Prof.ª Carmen Costa.

Com a crescente onda de insegurança e violência, em especial em Buriti/MA, torna-se cada vez mais necessário que haja iniciativas construtivas e estimuladoras de uma convivência sadia e pacífica e que as pessoas, independente de faixa etária (re) descubram o prazer de fazer e apreciar poesias.

A vontade da AMIB é contribuir com a elevação da autoestima e valorização do potencial dos habitantes de Buriti e da região, e que gradativamente a cidade passe a ser conhecido por essa iniciativa e sua imagem associada também a feitos positivos, como o Festival de Poesia.


(Acompanhe o Correio Buritiense pelo Facebook e receba também as notícias pelo Whatsapp adicionando à sua agenda o número +55 98 981168061 e enviando solicitação).

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads