"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

SEJA UM COLABORADOR DO JORNALISMO INDEPENDENTE

SEJA UM COLABORADOR DO JORNALISMO INDEPENDENTE

TVT: LULA, CIRO E DILMA na inauguração popular da transposição das águas do rio São Francisco

segunda-feira, 18 de julho de 2016

31

EM DIA DE NOVENA DEDICADA À EDUCAÇÃO, SERVIDORES REALIZAM PROTESTO POR REGULARIZAÇÃO DE PREVIDÊNCIA E IMPLANTAÇÃO DE PLANO DE CARREIRA.

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Os servidores públicos do município de Buriti/MA aproveitaram o dia de novena dedicada à educação, nesse domingo 18/7, e realizaram uma caminhada, por volta das 17h, da frente do SINTASPMB (Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Buriti), na Av. Governador Nunes Freire, passando pela Rodoviária, seguindo pela Rua Inácia Vaz, e culminando com um ato público na Praça da Matriz.
Entre as principais reivindicações dos servidores municipais estão: criação e implantação do PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Renumerações) dos profissionais da educação que contemple direitos como adicional noturno para os vigias, risco de vida, insalubridade para os funcionários da saúde que se enquadram nesse beneficio, etc.; e a regularização da previdência social.
A situação de inadimplência da previdência dos servidores municipais é algo grave e que se arrasta há décadas. É uma herança de vários gestores de Buriti/MA. Mensalmente, são descontados  nos contracheques os percentuais de 8,9 até 11% (dependendo da renda de cada um), porém, quando o servidor verifica seu extrato previdenciário, o CNIS (cadastro nacional de informações social), constata que o dinheiro descontado do salário pela prefeitura não é repassado para o INSS.  De acordo com a assessoria jurídica do Sindicato, isso configuraria crime de apropriação indébita.
Para se ter uma ideia do prejuízo pode-se verificar o caso dos professores. Mesmo com aposentadoria especial por contribuição de 25 anos (mulheres) e 30 anos (homens), há professor em Buriti/MA na ativa com mais de 35 anos, alguns até 40 anos, mas não conseguem se aposentar pela inadimplência da prefeitura com o INSS. Nestes casos, a única chance seria uma aposentadoria com um salário mínimo, o que levaria a uma perda de renda brutal, pois um professor atualmente em Buriti com nível especial (sem graduação) com 25 anos de docência tem um salário bruto em torno de R$ 2.427,21, aí imagine o professor se aposentar com um salário R$ 880,00.
O prefeito Rafael Mesquita, em 2013, em seu primeiro ano de mandato, negociou toda herança da dívida com o INSS e por 12 meses efetivou regularmente os repasses, ou seja, durante esse período de adimplência, era possível verificar no extrato previdenciário que os proventos estavam devidamente corretos.
Com a interrupção dos repasses, o sindicato encaminhou ofícios solicitando audiência com o prefeito Rafael para que o tema fosse debatido e se chegasse a uma solução amigável para tentar dirimir esse problema, porém até esta data não foi possível o diálogo.
A inadimplência atinge todos os servidores: professores, AOSD’s, agente administrativo, vigias, enfermeiros, médicos, funcionários do setor administrativo da prefeitura, contratados ou concursado.
Em 2010, ainda na gestão do ex-prefeito Neném Mourão (hoje preso por irregularidades em sua administração), o Sintasp entrou com uma ação na Policia Federal e, neste ano, novas ações estão previstas na própria PF, mas também junto a outros órgãos como CGU (Controladoria Geral da União) e MPF (Ministério Público Federal).
Participaram da caminhada e do ato  professores, aosd`s, vigias e agentes administrativos.  A FETRAM/CUT  (Federação dos Trabalhadores  da Administração e do Serviço Público Municipal do Estado do Maranhão) encaminhou dois representantes, os professores Uchôa e Jane.
 O Ato encerrou-se as 19h e, como a noite de novena dos Festejos de Sant’Ana da Igreja Católica era dedicada à educação, os servidores seguiram para celebração da missa.

(Acompanhe o Correio Buritiense pelo Facebook e receba também as notícias pelo Whatsapp adicionando à sua agenda o número +55 98 981168061 e enviando solicitação).
MAIS IMAGENS DA CAMINHADA E ATO
← Anterior Proxima → Página inicial

31 COMENTÁRIOS:

  1. Zé da calçada18/7/16 22:18

    Pareçe um comicio dos desesperados dos 31que estão doidinhos por uma mamadona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Anônimo, parece q quem tem medo de perder a mamada é vc, se esquece q esses servidores sao concursados, nao precisa pedir migalhas a ninguem, só se esta reivindicando o q é de cada um por direito q esses gestores tiram p embolsar ou dar de migalhas p os mamadores q vivem as custas da prefeitura. Te orienta, se nao quer aceitar a luta, fica calado e vai estudar p um dia saber tbm reivindicar seus direitos . Os nossos direitos nao depende de nenhum politico, eles só precisam cuidar de sua gestao com decência. Tenho dito.

      Excluir
    2. E mais quem quer uma vaga no sindicato, pra ficar sem trabalhar, bando de abutres ficam só denegrindo a.imagem de nossa cidade, nossa situação não é diferente de nem uma cidade da federação o país está passando por uma crise sem falar que esse governador e um ditador nao fais nada pelo nosso municipio ,vocês querem tirar um pra chacota vão procurar os direitos de vocês em outro lugar cambada de imcopetentes igreja não é lugar pra isso

      Excluir
    3. A praça é publica, nao houve manifesto na Igreja, se vc estivesse lá saberia distinguir o local. O termo INCOMPETENTE combina bem o qem vive no conformismo como vc. Se nao gostou do protesto, beijinho no ombro p vc.

      Excluir
    4. A praça é publica, nao houve manifesto na Igreja, se vc estivesse lá saberia distinguir o local. O termo INCOMPETENTE combina bem o qem vive no conformismo como vc. Se nao gostou do protesto, beijinho no ombro p vc.

      Excluir
    5. Quem te afirma que eu não estava lá?E achei um grande desrespeito com nossa padroeira da cidade e com o vigário que não é político,e nem hipócrita como muitos que se dizem ser amigo de Rafael. e agora quer envolver o padre Chagas na bagunça clamando para o sapão ser prefeito e é mais um ato de desespero dos 31 desesperados,padre se cuide pois quando vão queimam até sua batina e derrubam a santa e esse povo não podemos confiar.vocês.tocam o terror.

      Excluir
    6. Concordo, o padre nao é hipócrita, e N. Sra. San'tana tem o seu grande valor e foi venerada com a a nossa participação em todos os sentidos. O q eu nao entendo é c vc tenta distorcer as coisas. Vc adora essa maldita política, só fica colocando politicos no meio. Acorda anônomo, o q se quer é garantir nossos direitos, ninguém é relógio p trabalhar de graça e deixar q metam a mao no q é seu e ficar so olhando com o dedo ba boca.

      Excluir
    7. Oh! Cara, preste atençao nas besteiras q vc fala, essa historia de fogo. Sei não mais se deve pensar antes de manifestar, seja c palavras faladas ou escritas...

      Excluir
  2. Simples chama todos os gestores como ze mulher Vilar, alam arrogante novais ,nenem maximi para uma aldiencia pública para que eles possam dar uma esplicacao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade anônimo corrupção do tempo do Zé maria deles vão queimar agora igreja.

      Excluir
  3. SOU A FAVOR DE UMA JUSTIÇA JUSTA E IMPARCIAL.18/7/16 22:48

    SE APROPRIAR DE COISA ALHEIA E CRIME.VOU DEIXAR AQUI UMA SURGESTÃO QUE OS ADVOGADOS DESTE SINDICADO DEVERIA TER DADO HÁ TEMPO.CADA SERVIDOR IRÃO INDIVIDUALMENTE REGISTRAR UMA OCORRENCIA POLICIAL CONTRA O PREFEITO RAFAEL MESQUISTA BRASIL,RESIQUISITANDO A INSTAURAÇÃO DE INQUERITO POLICIAL PARA APURAR O CRIME COMETIDO.APENA MINIMA DESTE CRIME É DE UM QUATRO ANOS.SE EM BURITI TIVER DUZENTOS FUNCIONARIOS E SE O PREFEITO PEGAR UMA PENA MINIMA VAI SER DUZENTOS ANOS DE CADEIA.COMO NO BRASIL A PESSOA NÃO PODE PASSAR DE TRINTA ANOS PRESO,MESMO ASSIM É UMA BOA PUNIÇÃO.ADEMAIS SERVIDORES PODEM JUDICIALMENTE PEDIR A DEVOLUÇÃO DO DINHEIRO DESCONTANDO INDEVIDAMENTE E TODA COBRANÇA INDEVIDA É DEVOLVIDA EM DOBRO.ESPERO TER CONTRIBUIDO COM OS SERVIDORES PUBLICOS MUNICIPAIS DE BURITI DE INACIA VAZ.

    ResponderExcluir
  4. É certo lutar pelo seus direitos. agora a igreja e noite de prestigiar a educação vira um ato público onde argumenta coisas direcionado a política,sendo um ato dentro da igreja.tomara que o Naldo sapo ganhe e vire um príncipe encantado logo e seja felizes para sempre kkkkkkkkkkkkkkk acabar esse ódio dessa gente acabando a tradição por conta de fanatismo.

    ResponderExcluir
  5. Só faltou o secretário rapaz Sr Romildo Junior respnder sobre FUNDEB dono da papelada da semed.

    ResponderExcluir
  6. Tião do beco19/7/16 00:48

    Dona Santana está desespeitando a matriz já está fazendo suas coisas depois cai fora.Vão atrás do Júnior para dar conta do dinheiro da educação antes de se aproveitar do nosso festejo para fazerem feiura nas ruas. E essa Irene está boa de ir para uma saa de aula com 65 alunos.kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Dona Santana está desespeitando a matriz já está fazendo suas coisas depois cai fora.Vão atrás do Júnior para dar conta do dinheiro da educação antes de se aproveitar do nosso festejo para fazerem feiura nas ruas. E essa Irene está boa de ir para uma saa de aula com 65 alunos.kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 65 nela kkkkkkkkkkk

      Excluir
  8. Jesus Cristo disse eu sou a luz do mundo quem me segue não andará nas trevas

    ResponderExcluir
  9. Esses professores têm a cara de pau de saírem nas ruas pedindo aumento.mas nem um deles tem sequer compromisso com a sua sala e alunos.quero ver sair nas ruas pedindo educação de qualidade ao prefeito.mas sair pedindo aumento aí sim!

    ResponderExcluir
  10. Vão trabalhar seus oportunistas
    $$$$$$$$$$$$$$$$$
    Só pensam nisso 👆

    ResponderExcluir
  11. Acho q advogado do sinticato é fraco ""caso tenha"" pq esses descontos são feitos não é d hoje,se ele fosse quente mesmo ja teria movido uma açao contra a prefeitura a muito tempo.Vcs socios tem q cobrar isso da direçao ou diretamente p ele(Advogado)se não vão perder tudo e diga-se de passagem é muito dinheiro!!!

    ResponderExcluir
  12. Pelo pouco que sei isso é bola de neve,

    ResponderExcluir
  13. Ah que saudades do padre Ney com ele a palhaçada tinha terminado de outro jeito,onde já se viu isso usar a noite da educação para fazer protesto isso é falta de serviço pois estão precisando é trabalhar direitinho.

    ResponderExcluir
  14. eu acho que estes professores deveriam era trabalhar pq uma educaçao é ruim pq os professores ou seja a maioria não podemos generalizar mais q tem muito professor q não consegue com seus alunos nem saber ler, se fizer uma pesquisa pode acreditar que a preguiça e incompetencia é grande.

    ResponderExcluir
  15. Uma grande besteira que vcs fizero,ainda vem duas mulheres falar mal da cidade,da onde sair essa gorda veia feia kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  16. Zé mundão19/7/16 17:10

    Vão procurar o que fazer deviam não ter nem essa quizena de férias pois só dar certo trabalhando para não andarem fazendo palhaçada nas ruas tudo de vermelho simbolizando guerra! Largam de procurar as coisas no lugar errado a igreja é templo de Deus vão colocar essa faixa na frente da casa do Júnior fundeb.

    ResponderExcluir
  17. Preguiça e desespero eita que em agosto vcs tem serviço deviam se conformar com a situação e só agora para fazer feiura no festejo que acharam de fazer protesto?Deviam era ter levado pelo menos um bolo para o leilão.

    ResponderExcluir
  18. Eita povo louco vocês devia trabalhar era de graça pois ganham é muito que tem tempo até para andar fazendo palhaçada nas ruas.Se eu fosse o padre tinha botado tudo para correr debaixo de oração para deixarem de andar fazendo esse tipo de politicagem.

    ResponderExcluir
  19. Vcs estão certos em cobrar seus direitos...só acho q a hora e o lugar não foi legal!!!!Torço p vcs...

    ResponderExcluir
  20. O LOCAL FOI ADEQUADO O PADRE É POLITICO E AMIGO DO RAFAEL,KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  21. Se ele for amigo do Rafael ,e da sua conta Abestado lkkkkkkk

    ResponderExcluir
  22. É da minha conta porque Padre tem que rezar e encinar os fiéis e não fazer política dentro igreja.

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online