"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

Faça sua aposta no Mix Best

sexta-feira, 1 de julho de 2016

0

CONSTRUÇÃO DE BALNEÁRIO NO RIO BURITI É SUSPENSO POR DETERMINAÇÃO JUDICIAL.

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


As obras estavam sendo feitas no município de São Bernardo/MA. Decisão atendeu ao pedido do Ministério Público do Maranhão. Para Promotoria houve concessão indevida da Sema para empresa responsável pela construção.


A Justiça determinou a suspensão imediata das obras do Balneário Rio Buriti, de responsabilidade da empresa Multiplus Engenharia Ltda, no município de São Bernardo, que fica a 113 km de Buriti/MA. A decisão atendeu ao pedido do Ministério Público do Maranhão, por meio de ação civil pública.
A multa por descumprimento é de 10 mil reais diários, que deve ser pago conjuntamente pela empresa, pelo prefeito Coriolano da Silva de Almeida e pela secretária de Meio Ambiente e Saneamento do município, Aurilaine Garcês Pinto.
A Ação Civil Pública (ACP) foi ajuizada, em 16 de junho, pelo titular da Promotoria de Justiça da Comarca, Raphael Bruno Aragão Pereira de Oliveira, com base na concessão indevida, pela Secretaria do Meio Ambiente do município, de licença de instalação ambiental para o empreendimento.
Entenda
Como a extensão do Rio Buriti ultrapassa os limites territoriais do município, abrangendo, ainda, os municípios de Santa Quitéria do Maranhão, Brejo, Milagres e Magalhães de Almeida, os impactos do balneário não seriam somente locais.
O MPMA questionou, ainda, o fato de que o relatório de controle ambiental das obras ter citado o município mineiro de Ipatinga, além da associação comercial e de dois empreendimentos localizados naquela região.
“A competência para licença de empreendimentos poluidores ou que causem impactos ao meio ambiente, dependerá essencialmente da esfera de influência do projeto”, afirma o juiz Isaac Diego Sousa e Silva, na decisão.
Dessa forma, a autorização deveria ter sido concedida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema), conforme o Termo de Habilitação firmado pelo Município de São Bernardo e pela secretaria. 
Início das Obras
Na maquete, a construção do Balneário Rio Buriti é às margens do Rio Buriti e ocuparia uma área de cerca de oito mil metros quadrados, com quadras esportivas, parques infantis, praças, bares, lanchonetes e outras benfeitorias.
Maquete do Balneário
As obras foram iniciadas ainda em 2015 e o valor total do Balneário é aproximadamente três milhões de reais, com recursos do Ministério do Turismo, alocados através da Caixa Econômica Federal que serão repassados diretamente da Caixa para a empresa Construtora, mediante medição de cada etapa da obra. 
*Do G1 MA; Portal Opinião10.


← Anterior Proxima → Página inicial

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online