"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

SEJA UM COLABORADOR DO JORNALISMO INDEPENDENTE

SEJA UM COLABORADOR DO JORNALISMO INDEPENDENTE

TVT: LULA, CIRO E DILMA na inauguração popular da transposição das águas do rio São Francisco

sexta-feira, 17 de junho de 2016

18

RECURSO QUE PODE AFASTAR PREFEITO DE BURITI/MA SERÁ JULGADO PELO TSE PRÓXIMA TERÇA-FERIA 21/6

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, deve julgar na próxima terça-feira, dia 21 de junho, o Recurso Especial Eleitoral (RESPE) nº 253 que busca anular a decisão proferida pelo TRE que, em setembro de 2015, confirmou, por quatro votos a três, a cassação dos diplomas do prefeito Rafael Mesquita Brasil e do vice, Raimundo Nonato Mendes Cardoso (Raimundo Camilo), por corrupção eleitoral e abuso de poder econômico e político. Nesse mesmo recurso, liminarmente, o ministro-relator Henrique Neves da Silva, do TSE, suspendera, no dia 5 de novembro de 2015, a decisão do TRE/MA, o que mantém até agora Rafael Mesquita e Raimundo Camilo nos cargos de prefeito e vice.

 Nesta sexta-feira (17), foi confirmada pelo ministro relator a entrada do Recurso 253 na pauta do Plenário no próximo dia 21/6.
Agora é aguardar e ver como será este último capítulo dessa novela da cassação que se arrastar desde 2012.
 ENTENDA ESTA CASSAÇÃO:
A cassação do prefeito Rafael Mesquita, no Processo nº 253, ocorreu a partir de uma Ação do Ministério Público Eleitoral que pediu a perda dos mandatos do atual Prefeito e seu Vice, por captação ilícita de sufrágio, com abuso de poder econômico nas eleições de 2012. Foram juntados documentos, gravação de voz e vídeo, entregues pela testemunha Gilberto Carlos, radiologista do município, popularmente Gilbert, conhecido também como “Homem bomba” da gestão do ex-prefeito Neném Mourão, que demonstrariam as irregularidades.  
Diante da robustez das provas, a Juíza Maria da Conceição Privado Rego, da Comarca de Brejo, que na época respondia pela de Buriti, julgou procedente as acusações gravíssimas e DECRETOU A PERDA DO MANDATO ELETIVO dos impugnados Rafael Mesquita (Prefeito) e Raimundo Camilo (Vice Prefeito), nas eleições municipais/2012, e determinou que o segundo colocado no pleito, LOURINALDO BATISTA SILVA (Naldo Batista), deveria assumir a Chefia do Executivo.
O prefeito recorreu ao TRE/MA e se manteve, sob força de liminar, até que, no último de 15 de setembro de 2015, a Corte reconheceu, por 4 a 3, que houve corrupção eleitoral. Como ainda havia possibilidade de Embargos Declaratórios, recursos especiais opostos pela defesa contra decisão do próprio TRE/MA, o Tribunal o manteve no cargo até que julgassem tais recursos.
No dia 27 de outubro, o Tribunal rejeitou os embargos opostos e, por unanimidade, após longo debate na Corte, os desembargadores também decidiram que o presidente da Câmara, vereador Jorge do Sindicato, assumisse, imediatamente, como novo prefeito de Buriti (MA) até que a sentença fosse transita e julgada no TSE, diferentemente do que havia decidido a justiça de base que determinara a posse do segundo colocado nas eleições de 2012, no caso Naldo Batista.
O desfecho, inédito no Estado, encaminhado pelo TRE/MA para comando da prefeitura de Buriti ocorreu com base no novo Código Eleitoral (Lei nº 13.165/15, art. 224) aprovado no Congresso este ano.
 No dia 3 de novembro de 2015, o vereador Jorge do Sindicato (PDT) foi empossado como prefeito, mas durou pouco, porque, dois dias depois, o ministro do TSE Henrique Neves da Silva concedia liminar suspendendo a decisão do TRE/MA que havia cassado o mandato de Rafael Mesquita Brasil, prefeito de Buriti (MA).
Agora o caso vai para decisão de todos os membros da Corte Eleitoral de Brasília.
← Anterior Proxima → Página inicial

18 COMENTÁRIOS:

  1. Vamos torcer para saída deste homem

    ResponderExcluir
  2. Cabaré do cão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai acabar terça este cabaré com a saida de Rafael aguardem!!!!!

      Excluir
  3. Maiores culpados de Buriti está do jeito que está chama -se OPOSIÇÃO.
    Rafael também tem sua culpa.
    #Nenên17 esse tem pulso firme e sabe administrar. Vão dizer,a é ladrão,sim.qual político é honesto.?
    Me fala?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo vc quer ver o Neném prefeito sua vontade parece ser maior que a dele kkkkkkkkkkkkkk.

      Excluir
    2. A oposição não quer que o prefeito trabalhe mais não vão conseguir terça nós ganha de novo kkkkkkkkkkk morde a corda

      Excluir
    3. Honesto mesmo é o Juiz que tem agora pois a muito tempo Buriti precisa de um assim pois autoridade tem que fazer é justiça. Juiz de verdade.

      Excluir
  4. Pensamento pequeno desse anônimo 😲😲😲😲... Quanta idiotice, deve se beneficiar... Em dizer que Neném tem pulso..

    ResponderExcluir
  5. SOU CONTRA CASSAR O PREFEITO RAFAEL MESQUISTA BRASIL.SOU CONTRA PORQUE QUEM O ELEGEU FOI O POVO E QUEM PUNE POLITICO RUIR É O POVO.NALDO SE ACHANDO NUNCA DESCEU DO PALANQUE FAZENDO CAMPANHA ANTECIPADA DESDE 2012 E COMENTENDO CRIME DE ATROCIDADE NA CIDADE COMO A INVASÃO DO FÓRUM DESTA COMARCA E TENTARAM CONTRA A VIDA DO JUIZ.ISTO É UM ATO TERRORISMO CONTRA A CIDADE DE BURITI QUE ANTES ERA PACADA E HOJE ESTAR MAL VISTA PELO O DESMANDO DA FAMILIA METRALHA E DE NALDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cidade ficou mal vista desde que pessoa do teu tipo votou para prefeito em uma pessoa que não tem a menor responsabilidade por Buriti,não ver idiota o que o filho do zé romildo fez com o dinheiro da educação.

      Excluir
  6. A história de buriti vai mudar a partir de terça feira colocando pra fora este monstro Rafael e em Outubro os tubarões da câmaras estes vereadores safados corruptos que deixaram este prefeito fazer o que bem quis de nossa cidade em troca de propinas, vereadores sem nível e nem formação escolar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vereadores propineiros.

      Excluir
  7. E civis russos em retirada.

    ResponderExcluir
  8. Quem tem pulso é o naldo que,nao conseguiu administrar as próprias herança que o irmão dele deixou.
    Chupa essa manga azeda.kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vomos tirar esses ladrão as ruas de Buriti pra nós te um festejos trauquiro

      Excluir
  9. AGORA É A HORA DE TER DE VOLTA O BURITI. CASO CONTRÁRIO CONTINUEM TENDO O QUE MERECEM: BANDO DE LADRÕES ROUBANDO O DINHEIRO DA EDUCAÇÃO, POR ISSO TEM MUITAS CRIANÇAS SEM MERENDA E COM O TRANSPORTE ESCOLAR CAINDO AOS PEDAÇOS. UMA SAÚDE DOENTE QUE NÃO TEM NEM COMO FUNCIONAR EM UM AMBIENTE SUJO E COM ENFERMEIROS DESOCUPADOS. E A SEGURANÇA? ESSA NEM PRECISA DE COMENTÁRIOS.

    ResponderExcluir
  10. Amanhã o Rafa cai foraaaaa! Quero só vê os babões. Ahhhh os babões vão babar o Jorge.

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online