Trending

RECESSÃO: Desemprego atinge 10,9% e Brasil é o terceiro país com mais demissões

A população desocupada aumentou 22,3%, o equivalente a 2 milhões de trabalhadores; O cenário mundial também não é promissor.
desemprego atingiu 10,9% no primeiro trimestre deste ano, 1,9% superior ao resultado dos três últimos meses de 2015, segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística na sexta-feira 29.
No acompanhamento do site de estatísticas estadunidense Trading Economics, o Brasil ocupa a terceira posição entre os países com maior número de demissões, antecedido por Espanha (21%) e Itália (11,4%). Na zona do Euro, o porcentual é de 10,5%. 
No período considerado pelo IBGE, a população desocupada aumentou 22,3%, o equivalente a 2 milhões de trabalhadores e totalizou 11,1 milhões, superior aos 10 milhões projetados por vários economistas. O rendimento médio, de 1.966 reais, descontada a inflação, permaneceu estável.
A recuperação deverá demorar, a julgar por alguns indicadores. O boletim Focus, do Banco Central, elaborado com base nos cenários traçados pelas instituições financeiras, reviu a estimativa de variação negativa do PIB em 2016, de -3,66% para -3,88%.
A previsão de crescimento em 2017 foi reduzida de 0,35% para 0,30%. O cenário mundial não ajuda. As projeções do World Economic Outlook de abril, do Fundo Monetário Internacional, mostram uma piora da situação nos próximos dois anos.
A estimativa de crescimento mundial caiu de 3,4% para 3,2% em 2016, e de 3,6% para 3,5% em 2017. A recente valorização do dólar no mercado de câmbio brasileiro prejudicará ainda mais o desempenho das exportações, afetadas por um mercado global em retração contínua. 

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads