"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

segunda-feira, 9 de maio de 2016

0

CONVITE PARA MISSA DE UM ANO DE SAUDADE DA PROFESSORA ANA ARINA DE MELO SILVA

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Com uma bela trajetória de vida, a professora Arina Melo nos presenteou com uma biografia repleta de altivez, dedicação e compromisso social com o povo de Buriti.

Ocorrerão nessa terça-feira, 10 de maio, duas Missas, uma celebrada na Igreja Matriz de Sant’Ana, às 19h, em Buriti-MA, e outra em São Luís/MA, às 18h, na Igreja da Cohama, em memória de um ano de saudade de Ana Arina de Melo Silva.
 Os familiares convidam parentes e amigos a participar desse momento de oração e, ao mesmo tempo, de alegria em poder rever e abraçar aqueles que durante sua vida terrestre sempre estiveram presentes ao lado deles. Aos que não puderem comparecer é solicitado que se lembrem dela em suas orações e peça a Deus paz e luz em seu caminho.
A visita ao tumulo será às 17h no Cemitério Municipal São José, no Centro de Buriti/MA.
A Família agradece desde já por todas as orações e pelo carinho sempre dedicado à professora Arina Melo.

Biografia: Saiba mais sobre a trajetória de vida da professora Arina Melo
Ana Arina de Melo Silva, filha de Onésio Brasiliense Freire e Júlia Rodrigues de Melo, nascida a 24 de setembro de 1938 em Buriti - MA, foi batizada na Igreja Matriz de Sant´Ana em 25 de dezembro de 1940 pelo padre Gerson Nunes Freire. Estudou as primeiras letras com a professora Lili Queiroz já alfabetizada, matriculada na Escola Reunida Municipal.
Em 1947, seus pais se mudaram para a cidade de Caxias/MA e lá ela foi matriculada na Escola da União Artística Operária Caxiense. Voltando a Buriti em 1948, rematriculou-se na Escola Reunida Municipal onde concluiu o primário de cinco séries.
Aos doze anos, surgiu a sua vocação para professora, indo lecionar particular nas residências dos senhores Osvaldo Faria, Constâncio Carvalho e Hidélito Rodrigues de Faria. Aos quinze anos, começou a trabalhar como balconista da Loja Faria e Filho, de propriedade do Sr. Osvaldo Faria, onde permaneceu até 31 de julho de 1960 quando contraiu matrimônio civil e religioso com o Sr. João Batista da Silva, piauiense da vizinha cidade de Porto/PI. Do seu casamento teve 5 filhos,  e adotou uma sobrinha  como filha do coração, amando a todos sem distinção.
Como professora leiga, trabalhou na campanha de Educação Supletiva de Adultos de 1961 a 1963 quando participou do concurso para professora pública municipal, aprovada em 1º lugar, merecendo por isso ser logo convidada para lecionar na Escola Reunida Municipal, que, em 1969, passara a funcionar em novo prédio com o nome Colégio Inácia Vaz, onde trabalhou durante muitos anos como professora, secretária e diretora.
Em 1967, já mãe de 4 filhos, esperando a quinta, prestou exame de admissão para ingressar no Ginásio Bandeirante, onde concluiu o 1º grau em 1971.
De 1973 a 1975, estudou na Escola normal Professora Carmem onde concluiu o curso de Habilitação Especifica para o Magistério do 1º Grau.
Em 1972, cursou mais um ano de magistério adicional no Colégio Raimundo Bacelar na vizinha cidade de Chapadinha- MA. Depois de formada ocupou os cargos de professora, diretora pedagógica e diretora Geral do Colégio Professora Carmem Costa, 1º e 2º Graus, e curso de Contabilidade do mesmo Colégio.
Em 1978, foi nomeada pelo Governo do Estado do Maranhão para exercer o cargo de professora Primária, lotada na Unidade Integrada Antonio Faria e, após longos anos de espera por uma aposentadoria digna, conseguiu, em 1995, se aposentar como professora do Estado lotada no grupo Escolar Antônio Farias, hoje Unidade Integrada Antônio Farias.
 Nos anos de 1983 a 1993, nos governos de Benedito Machado, Dra. Elza e José Machado Vilar, ocupou o cargo de Secretária Municipal de Educação.
Em abril de 2000, foi surpreendida pela noticia de que o prefeito José Machado Vilar havia fechado um contrato com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), através do Programa Especial de Formação Básica - PROEB, e prestou exame para ingressar no referido curso que funcionaria logo, sendo que, entre os classificados, ficara em 18º lugar. Embora enfrentando sérios problemas de saúde, nunca desistiu, pois se sentia na obrigação de servir de exemplo aos colegas que eram todos mais novos.
Com uma alegria indescritível, concluiu o curso em 28 de dezembro de 2004, merecendo do magnifico Reitor os mais relevantes elogios pelo êxito obtido apesar da idade avançada e o estado de saúde. Colou grau, dançou valsa e tudo que tinha direito, pois era um sonho de criança que acabava de se tornar realidade.
Em 1996, assumiu a assessoria da Câmara Municipal de Buriti onde trabalha até 2009. Mesmo enfrentando percalços, contudo, nunca se deixou abater pelas dificuldades, complicações, insultos, desavenças politicas e todo tipo de violência, continuou firme e dedicada. Mesmo estando com seus 71 anos de idade, naquela altura, sempre possuíra uma fortaleza de espirito como bem poucos.
Foi vereadora da Oposição pelo PTB, no pleito 93/96, e, mesmo sendo oposicionista, conseguiu em um dos projetos legislativo extremamente importante para o município, conseguiu salvar a agência do Banco do Brasil de Buriti de uma de suas graves crises que quase levaria a seu fechamento.
Também é de sua autoria o Hino Municipal Buritiense, além de ser coautora do Brasão representativo do município de Buriti/MA.
Em 23 de abril de 2006, fundou a Associação Buritiense de Apoio ao Idoso e Portadores de Necessidade Especiais – ABINE, devidamente registrada, com a finalidade de lutar pela melhoria de todos os idosos e portadores de necessidades, causa pela qual se dedicou até os últimos dias de sua vida.
Em 02 de abril de 2015, adoeceu e foi levada para Teresina/PI, onde veio a falecer em 10 de maio do mesmo ano, vitima de Insuficiência Respiratória Aguda, Pneumonia e Bronquiectasia.
← Anterior Proxima → Página inicial

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online