Já foram realizadas duas reuniões entre o secretário Jenilson Gouveia, o
presidente da Câmara, vereador Jorge do Sindicato, e o presidente do Sindicato dos
Servidores, Alex Borges. Os três destacaram a importância de acelerar o
treinamento para a Guarda Municipal e garantir um maior reforço na segurança
dos buritienses.
Após duas
reuniões envolvendo o Poder Legislativo, por meio do presidente da Câmara, vereador
Jorge do Sindicato, do Executivo, com atuação profissional do secretário municipal
de Administração Jenilson Gouveia e do Sindicato dos Servidores Municipais de
Buriti, com o presidente Alex Borges à frente das discussões, agentes da Guarda
Municipal passarão por treinamento de qualificação para atuar em conjunto com a
Polícia Militar, a Civil, Conselho Tutelar e até com a Promotoria de Justiça. A
expectativa é que a preparação comece já no final deste mês de abril.
Na reunião do
último dia 6 de abril, em Chapadinha-MA (a 76 km de Buriti-MA), que estiveram presentes
os vereadores Sargento Vagner, Laudelino Mendes, Jorge do Sindicato (presidente
da Câmara), o secretário Jenilson Gouveia e o prof. Alex Borges, Presidente do
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sintasp/MB), junto com o Tenente Coronel Glauber Miranda, Comandante
do 16º Batalhão da PMMA, ficou acertado todos os trâmites legais do treinamento
e certificação dos agentes da Guarda Municipal que deverão participar nesta 1º
etapa. Atualmente são 9 guardas na ativa
e a prefeitura deve convocar mais 6 dos aprovados para também participarem do
treinamento. O coronel Glauber Miranda encaminhará toda documentação necessária
para realização do convênio da Secretaria de Segurança Pública (SSP) com a
prefeitura de Buriti/MA para a capacitação da Guarda.
O secretário Jenilson Gouveia reafirmou aos
agentes o interesse e a responsabilidade dele com relação à capacitação da Guarda,
“pois o município de Buriti necessita
nesse momento com certa urgência a parceria deles com a polícia militar, policia
civil e demais órgãos de segurança”, disse ele.
Na 1ª reunião para tratar desse
treinamento, ocorrida na Câmara Municipal, no último dia 31 de março, por
convocação do presidente Jorge do Sindicato (PDT) e que contou com a presença
dos vereadores Sargento Vagner, Laudelino Mendes, Andréa Costa e Vanusa Flora,
do delegado da cidade, Dr. Josemar Rocha, do secretário de Administração
Jenilson Gouveia e do presidente do Sintasp/MB, Prof. Alex Borges, além da
discussão sobre aceleração do processo de capacitação, também foi garantido
pelo secretário de administração que a base da Guarda Municipal ficará no
prédio da extinta TELMA, onde funcionava o posto de distribuição do programa do
leite, ao lado do Cine Teatro.
Toda essa discussão e processo de capacitação
da Guarda visa garantir reforço à segurança na cidade de Buriti a partir do
trabalho em parceria com outros órgãos em rondas, prisões,
amparo a vítima de assalto, apoio a ações de fiscalização, apoio ao trabalho da
Polícia Civil, da Polícia Militar, apoio ao Conselho Tutelar, participação em
atividades de orientações de trânsito e também na cobertura de eventos.
A reportagem do Correio
Buritiense ouviu o agente da Guarda Municipal Greyton Coelho que falou sobre a
importância do treinamento para todos os agentes. “Só após o treinamento nós seremos verdadeiramente guardas municipais e
poderemos realizar um bom trabalho para população de Buriti, que está clamando
por mais segurança e espera dias mais tranquilos”, afirmou ao blog. Para
ele, “o treinamento e o aparelhamento da
Guarda Municipal vai ser um momento histórico para Buriti”.
“Quero parabenizar todas as autoridades do município que estão valorizando
a Guarda e o Sindicato, na pessoa do seu presidente Alex Borges, que sempre nos
apoiou”, finalizou.
Mais Imagens do Encontro da Câmara
Se nem polícia tá tendo imagina se guarda municipal vai combater essa criminalidade.
ResponderExcluirKkkkkkk secretario de adm da noticia ??pensei que seria o secretario de seguranca que fosse o responsavel mais pelo visto nao e assim que funciona,. E outra vc acha mesmo que o kra com o oculos dakeles de pop star vai resolver alguma coisa ??kkkkkkkkk isso e uma comedia mesmo!!
ResponderExcluirkkkkkkk parece piada olhe esses guardas estão é loucos pois estão sendo marionetes.
ExcluirEsses vereadores e presidente do sindicato querem aparecer , não da mais tempo kkkkkkk
ResponderExcluirO JORGE DO SINDICATO, SARGENTO VAGNER,NUNCA FORAM OPOSIÇÃO,SEMPRE FORAM DO LADO EX-PREFEITO NENEN MOURÃO.ELES PENSAM QUE O POVO NÃO ESTAR ACOMPANHADO ESTA PALHAÇADA DELES.ELES SÃO PALHAÇO E DONO DO CIRCO,ESQUECERAM QUE O POVO NÃO SÃO PALHAÇOS.
ResponderExcluirPromoção pessoal para as eleições, nada mais do que isso, jorge traidor doido pra ser prefeito antes do tempo se misturando com a podridão.
ResponderExcluirE válido a.iniciativa, e que os guardas possam usar armas e que tenham mais segurança para fazer a segurança da cidade. Ora visto os grandes números de assaltos à motos e comercial, fiquei sabendo ontem que comércio.do senhor Floriano foi assaltado, nem isso eles estão respeitando, assaltar cidadão idoso e cúmulo, não que jorvens empresários mereça mais o que digo é aproveitar a fragilidade de uma pessoa idosa. Vamos não só.dar devido treinamento aos guardas como também cobrar um efetivo melhor dos polícias mais estes também merecem respeito com relação a sua segurança, como.mais armas ,corletes e transporte e.mais policial.Gostaria muito de ver Geraldinho como delegado desta cidade.Você seu Genilson e bom administrador e inteligente para notar que está cidade está terra fragilidade, pela crimilaridade.Que tal Geraldinho como delegado.
ResponderExcluirConcordo e melhor ainda como prefeito pois ai eu queria ver essa safadeza que está ocorrendo não acabar.
ExcluirComo prefeito não é sim delegado!
ExcluirGeraldo e competente para agir em função do sua profissão.
´SÓ EM BURITI QUE SE VER LADRÕES COMANDANDO A SEGURANÇA PUBLICA E ENTRANDO NAS ATRIBUIÇÕES DO ESTADO.
ResponderExcluirBANDO DE LOUCOS NÃO TEM NOÇÃO DO QUE QUEREM FAZER.ESTÃO COMETENDO CRIME DE USURPAÇÃO DE PROFISSÃO.GUARDA MUNICIPAL NÃO É POLICIAL.VÃO VER TANTO BESTEIRA QUE ESTES CARAS VÃO COMETER.LEBRE DO QUE OCORREU NA CIDADE DE GRAJAÚ.PASSOU NO JORNAL NACIONAL O QUE AQUELE IMBECIL DAQUELE GUARDA FEZ EXERCUTANDO UM CIDADÃO EM FRENTE DOS PMS E TODOS FORAM PRESOS E CONDUZIDOS PARA LUIS.
ResponderExcluirClaro que Guarda Municipal não é policial 👮 . Mas que tem o poder de policia tem..e quanto mais reforço de segurança a população tiver é melhor.estao de parabéns todos os envolvidos em capacitar esses agentes .
ExcluirAqui só a rotam para melhorar essa bandidagem.
ResponderExcluirKkk queria fosse passar aí no final de semana era a gtop..
ExcluirAcho positivo a iniciativa e só vai funcionar se na prática houver uma gestão integrada entre as policias e e guarda municipal.
ResponderExcluirParabéns Guarda municipal, só quem tem ah ganhar é a população. Ir pra esse babacas que so criticar a PM ir a Guarda Municipal, vai lá da uma olhada na lei 13022. Ir da uma olhada nais atribuições da guarda
ResponderExcluirDESVIOU DE FUNÇÃO É CRIME.
ResponderExcluirVcs estão por fora das coisas é no Brasil todo.
Excluir
ResponderExcluirquando se faz u concurso para guarda patrimonial e o prefeito poe vc como guarda civil,exercendo posição de policia isto é ilegal.LEIAM E SE ATUALIZEM BANDO DE DESEMFORMADOS.QUEREM FAZER POLITICA ENCIMA DESTES BESTAS.VÃO QUERER SER POLICIA VÃO SER PRESOS.
Vão ser isca de bandidos pois eu não sabia que Genilson atuava na justiça,que justiça? Que aqui não têm nada mesmo.
ExcluirDESVIOU DE FUNÇÃO ESTES CARAS TEM QUE CUIDAR DO PATRIMONIO DO MUNICIPIO,ELES QUEREM SER POLCIAL,DIZ PARA ESTES DESGRAÇAS QUE ELE SÃO GURDAS MUNICIPAIS.
ResponderExcluirVai estudar pra escrever certo. Qual o maior patrimonio que o município tem? São as vidas dos cidadãos.
ExcluirVida é vida! e guarda não é policial aquieta o facho.
ExcluirEM BURITI TUDO PODE O ESCRIVÃO AD-HOC DA DELEGACIA E VIGIA DO MATADOURO DE ABATE DE GADOS.QUER SER POLICIAL E POR ISSO QUE ESTA SEGURANÇA EM BURITI É UMA DESGRAÇA.
ResponderExcluirVerdade anônimo o zelador do matadouro só falta ter uma farda bom de ir limpar bosta de boi,mas ele sempre têm um jeitinho para delegado.
ExcluirGILSON GOVEIA VOCE NÃO TEM NADA VER COM SEGURANÇA PUBLICA.SECRETARIO DE ADMINISTRAÇÃO MUNCIPAL NÃO É SECRETARIO DE SEGURANÇA DO ESTADO DO MARANHÃO,SÓ CONHEÇO UM JEFESSON PORTELA.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
ResponderExcluirBURITI TUDO PODE.Soldado é cabo cabo é sargento é coronel coronel e Rafael é safado kkkkkkkkkk.
ExcluirSó babacas mesmo. 13022 , tão comedo de ser abordados pelas ais guardas municipais. Que agora sim tem poder de polícia
ResponderExcluirPODER DE POLICIA EM ATOS ADMINISTRATIVO BURRO E NÃO NA SEGURANÇA PUBLICA.NÃO SABE O QUE DIZ.
ExcluirPoder de polícia sim veja as coisas pois os guardas vão ser preparados para ter autoridade de um polícial agora só esperar a bagaceira.
ExcluirAUTORIDADE POLICIAL SÓ DELEGADO.ESTUDA PARA SABER QUEM É AUTORIDADE POLICIAL.
ExcluirTodas ais cidade com baixo efetivos de PMs , ais Guaras municipal,ajudam ah fazer o policiamento da cidade. Burite não podi mas pra perdi segurança pode. Vai ter que aceitar o apoio da guardq
ResponderExcluirÉ POR ISSO QUE A SEGURANÇA PUBLICA NÃO PRESTA NO MARANHÃO.POR ISSO QUE DEPUTADO HILDO ROCHA ENTROU COM UMA REPRESENTAÇÃO CONTRA O GOVERNADO FLAVIO DINO POR TEREM DEIXADO UM CARCEREIRO CUIDADANDO DOS PRESOS QUE FORAM RAPTADOS DA DELEGACIA DE BURITI E ASSASSINADOS POR BANDIDOS DE MIGUEL ALVES E AGORA QUEREM BOTAR ESTES DESPREPARADOS DESTES GUARDAS MUNCIPAIS PARA CUIDAR DA SEGURANÇA PUBLICA.VÃO VER A BOSTA QUE VAI DAR.
ExcluirVai ser bosta mesmo! cruzes onde já se viu isso?
ExcluirSeu idiota é pra isso que existe o curso de capacitação..
ExcluirCapacitação? Devia fazer concurso da policia. Isso sim.
ExcluirAGORA QUE ESTES PMS VELHOS PREGUIÇOSOS NÃO VÃO TRABALHAR.VÃO USAR OS GUARDAS PARA FAZEREM SEU SERVIÇO. ESPERO QUE NÃO ACONTECE COMO OCORREU EM GRAJAÚ-MA, QUE UM GUARDA MATOU EM CIDADÃO NA FRENTE DA POLICIA.TODOS FORAM PRESOS EM FLAGRANTE.EM BURITI VAI SER PRESO É O GENILSON GOVEIA,JORGE DO SINDICADO,ADREA COSTA E SARGENTO VAGNER.
ResponderExcluirConcordo com vc anônimo pois do jeito que Buriti está na UTI não são esses guardas que vão resolver nada,e esse Gleyton devia ter feito concurso para ser policial pois está muito ansioso para fazer merda.
ExcluirAqui para melhorar um pouco só a rotam não esses rapazes despreparados na violência que se encontra essa cidade.
ExcluirSÓ FALTA O NALDO DIZER QUE É O SECRETARIO DE SEGURANÇA.SÓ SABE DIZER QUE AMIGO DO GOVERNADOR FLAVIO DINO.SE TÃO AMIGO DO GOVERNADOR MANDA FAZER A ESTRADA DA PAESTINA.
ResponderExcluirTUDO QUE ESTAR ACONTECENDO COM A INSEGURANÇA DA POPULAÇÃO É CULPA DO GOVERNADOR FLAVIO DINO.SE O GOVERBADIR TIVESSE COMPROMISSO COM A POPULAÇÃO FAZIA CONCURSO PARA PM,POLICIA CIVIL E NÃO QUERER BOTAR ESTES GUARDAS QUE NADA SABE DE SEGURANÇA PUBLICA.ATÉ PORQUE SER GUARDA É PARA CUIDAR DO PATRIMONIO DO MUNICIPIO.
ResponderExcluirBando de povos desesnfotmados esse a população e a primeira a predejar a segurança publica quando ver um policia batendo em vagabundos a população vê a primeira tirar foto e postarem fazendo comentários bestas o povo tem q saber qual são as diferencias entre policias. E segretaria de segurança n tem nada haver com guardas pq são funcionário puplicos e não estaduais. Oq basta e ter informações sobre tudo pra depois falar.
ResponderExcluirCidadão que tinha acabado de assaltar vagabundo ter e q morrer mesmo. Não Sabe da historia direito e fica falando
ResponderExcluirKkkkk ja da pra ver a merda que esses kras vao fazer... so cego nao ver que esses carinhas ja estao todos empolgados com o uniforme imaginana ruas esses kras vao kerer pagar de policia cuidado para nao matarem ou morrerem
ResponderExcluir...
ResponderExcluir