Trending

PROCURADOR DIZ QUE NÃO HOUVE PEDIDO DE PRISÃO PARA LULA, INSTITUTO DIVULGA NOTA: “É UMA AGRESSÃO AO ESTADO DE DIREITO”

No mesmo momento em que acontece a coletiva da 24ª fase da Operação Lava Jato, o Instituto Lula emite nota sobre ação da Polícia Federal. “O único resultado da violência desencadeada hoje pela Força Tarefa é submeter o ex-presidente a um constrangimento público. Não é a credibilidade de Lula, mas da Operação Lava Jato que fica comprometida, quando seus dirigentes voltam-se para um alvo político sob os mais frágeis pretextos”, diz a nota
Na coletiva que acontece neste momento a respeito da Operação Alethea , o procurador Carlos Fernando disse que não houve pedido de prisão para o ex-presidente ou sua esposa. “Não houve pedido de prisão do ex-presidente Lula ou da senhora Marisa Letícia”, afirma o procurador do MPF, Carlos Fernando dos Santos Lima.
A linha de argumentação do MP é que empresas que doaram para o Instituto Lula estão entre as investigadas na Lava Jato. Segundo o procurador, 60% das doações foram feitas pelas cinco maiores empreiteiras envolvidas na Lava Jato. Parte das mesmas empresas, no entanto, doou recursos também para outras entidades e organizações, como o Instituto FHC.
O Instituto Lula divulgou nota na manhã desta sexta-feira (4) na qual comenta a ação da Força Tarefa da Lava Jato na Operação Alethea, que incluiu, entre outras ações, a expedição de um mandado de condução coercitiva do ex-presidente Lula e mandados de busca e apreensão em sua residência, na de seus filhos, e no instituto.
“É uma violência contra a cidadania e contra o povo brasileiro, que reconhece em Lula o líder que uniu o Brasil e promoveu a maior ascensão social de nossa história”, diz a nota.
Confira a íntegra abaixo:
Violência contra Lula afronta o país e o estado de direito
A violência praticada hoje (4/3) contra o ex-presidente Lula e sua família, contra o Instituto Lula, a ex-deputada Clara Ant e outros cidadãos ligados ao ex-presidente, é uma agressão ao estado de direito que atinge toda sociedade brasileira. A ação da chamada Força Tarefa da Lava Jato é arbitrária, ilegal, e injustificável, além de constituir grave afronta ao Supremo Tribunal Federal.
1) Nada justifica um mandado de condução coercitiva contra um ex-presidente que colabora com a Justiça, espontaneamente ou sempre que convidado. Nos últimos meses, Lula prestou informações e depoimentos em quatro inquéritos, inclusive no âmbito da Operação Lava Jato. Dezenas de testemunhas foram ouvidas sobre estes fatos alegados pela Força tarefa,  em depoimentos previamente marcados. Por que o ex-presidente Lula foi submetido ao constrangimento da condução coercitiva?
2) Nada justifica a quebra do sigilo bancário e fiscal do Instituto Lula e da empresa LILS Palestras. A Lava Jato já recebeu da Receita Federal, oficialmente, todas as informações referentes a estas contas, que foram objeto de minuciosa autuação fiscal no ano passado.
3) Nada justifica a quebra do sigilo bancário e fiscal do ex-presidente Lula, pois este sigilo já foi quebrado, compartilhado com o Ministério Público Federal e vazado ilegalmente para a imprensa, este sim um crime que não mereceu a devida atenção do Ministério Público.
4) Nada justifica a invasão do Instituto Lula e da empresa LILS, a pretexto de obter informações sobre palestras do ex-presidente Lula, contratadas por 40 empresas do Brasil e de outros países, entre as quais a INFOGLOBO, que edita as publicações da Família Marinho (http://www.institutolula.org/as-palestras-de-lula-a-violacao-de-sigilo-bancario-do-ex-presidente-foi-um-ato-criminoso). Todas as informações referentes a estas palestras foram prestadas à Procuradoria da República do Distrito Federal e compartilhadas com a Lava Jato. Também neste caso, o Ministério Público nada fez em relação ao vazamento ilegal de informações sigilosas para a imprensa.
5) Nada justifica levar o ex-presidente Lula a depor sobre um apartamento no Guarujá que não é nunca foi dele e sobre um sítio de amigos em Atibaia, onde ele passa seus dias de descanso. Além de esclarecer a situação do apartamento em nota pública – na qual chegou a expor sua declaração de bens – e em informações prestadas por escrito ao Ministério Público de São Paulo, o ex-presidente prestou esclarecimentos sobre o sítio de Atibaia em ação perante o Supremo Tribunal Federal, que também é de conhecimento público.
6) A defesa do ex-presidente Lula peticionou ao STF para que decida o conflito de atribuições entre o Ministério Público de São Paulo e o Ministério Público Federal (Força Tarefa), para apontar a quem cabe investigar os fatos, que são os mesmos. Solicitou também medida liminar suspendendo os procedimentos paralelos até que se decida a competência conforme a lei. Ao precipitar-se em ações invasivas e coercitivas nesta manhã, antes de uma decisão sobre estes pedidos, a chamada Força Tarefa cometeu grave afronta à mais alta Corte do País, afronta que se estende a todas as instituições republicanas.
7) O único resultado da violência desencadeada hoje pela Força Tarefa é submeter o ex-presidente a um constrangimento público. Não é a credibilidade de Lula, mas da Operação Lava Jato que fica comprometida, quando seus dirigentes voltam-se para um alvo político sob os mais frágeis pretextos.
O Instituto Lula reafirma que Lula jamais ocultou patrimônio ou recebeu vantagem indevida, antes, durante ou depois de governar o País. Jamais se envolveu direta ou indiretamente em qualquer ilegalidade, sejam as investigadas no âmbito da Lava Jato, sejam quaisquer outras.
A violência praticada nesta manhã – injusta, injustificável, arbitrária e ilegal – será repudiada por todos os democratas, por todos os que têm fé nas instituições e do estado de direito, no Brasil e ao redor do mundo, pois Lula é uma personalidade internacional que dignifica o País, símbolo da paz, do combate à fome e da inclusão social.
É uma violência contra a cidadania e contra o povo brasileiro, que reconhece em Lula o líder que uniu o Brasil e promoveu a maior ascensão social de nossa história. 

* Da Revista Fórum

11 Comentários

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

  1. Investigadores que cumprem mandado de busca e apreensão no sítio em Atibaia ligado ao presidente Lula fizeram apreensões de objetos pessoais do ex-presidente Lula. Há suspeita de que alguns desses objetos pertenceriam ao Planalto e não deveriam estar ali, segundo a GloboNews.

    A casa vai cair seu desgraçado, bandido... tua quadrilha vai pro pau, seu pilantra.

    Lava Jato apura repasses de R$ 30 milhões de empreiteiras a Lula
    Ex-presidente, sob condução coercitiva, prestou depoimento em SP
    PF age em endereços em SP, RJ e BA
    Manifestantes pró e anti Lula se confrontam em SP
    Instituto diz que entidade e Lula "sempre prestaram todas as informações solicitadas pelas autoridades"
    Saiba mais: http://glo.bo/1TYcIM3

    E ainda tem idiotas na frente da casa desse verme torcendo pra ele sair de mocinho dessa...

    ResponderExcluir
  2. Podem fazer o q quiserem,se Lula for candidato a presidência novamente , voto nele, pq os piores ladrões estão soltos. Foi preso pq os poderosos querem uma fatia do bolo, pq eles sempre comem e nesses mandatos estão comendo através de ameaças, se não cumprirem o q eles querem, eles entregam quem está no poder.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Por isso q tem terrorista no mundo por causa de babaca assim.

      Excluir
  4. A GLOBO quando quer acabar com um ela vai até quando consegue, mas o dia dessa emissora está chegando. Duvido q eles falem de todos os corruptos, duvido q eles falem do Aécio e Fernando Henrique, principalmente de Aécio, eles não falam o pq dos processos de Aécio estarem engavetados. quero ver qual é o filho do pobre q vai chegar numa universidade quando eles estiverem no poder.

    ResponderExcluir
  5. Hoje Lula foi a pessoa de quem mais se comentou no mundo, ou seja, quem pensou q ele fosse se dá tão mal, quebrou a cara, só acenderam a vontade da maioria da população apoiá-lo.Para quem estava ausentes da mídia está virando popular. Todos sabem q por trás, além da "GLOBO E MERDA TUDO HAVER" estão as elites querem o poder.

    ResponderExcluir
  6. ENTRE OS BENEFÍCIOS ALÇANSSADOS PELO O GOVERNO LULA ESTAR O DA LUZ PARA TODOS.EM QUALQUER POVOADO DOS MUNICIPIOS DOS ESTADOS DA FEDERAÇÃO TEM ENERGIA ELETRICA.ANTES DE LULA QUE GOZAGA DESTE DIREITO NA ZANA RURAL ERA OS RICOS.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  7. O povo continua burro, principalmente os fanático pelo PT.

    ResponderExcluir
  8. Vai censura meu cometario? Isso é coisa de comunista !!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads