"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

Confraternização da Amib

Confraternização da Amib

segunda-feira, 7 de março de 2016

6

A JARARACA ESTÁ VIVÍSSIMA: O DURO GOLPE NOS OPOSITORES E O FORTALECIMENTO DE LULA

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Sem querer, o juiz Sérgio Moro, que comanda as investigações da Operação Lava Jato, terminou fortalecendo o ex-presidente Lula, no momento em que muitos achavam que ele não resistiria ao cerco em torno de si e de sua família. A condução coercitiva e midiática seria o nocaute, a queda definitiva de Lula. Assim foi planejado pelos seus algozes. Equivocaram-se. Com Lula revigorado, e com apoio da militância, a oposição terá dificuldades em tirá-lo da disputa em 2018.  Ele demonstra estar encorajado a retomar a luta política. 
“Eles não acertaram a cabeça da jararaca. Acertaram o rabo, e a jararaca está viva!”, foi a reação do ex-presidente, o que mostra que ele está mais vivo do que nunca para a disputa. E tem mais: já vai antecipar a campanha, quando diz que está disposto a percorrer o país para denunciar o golpe e conclamar a militância para tomar as ruas novamente.
Muitos analistas políticos, após o episódio midiático e da reação à altura de Lula, avaliaram que a condução desnecessária terminou fortalecendo o ex-presidente, que saiu como vítima de uma arbitrariedade e de uma operação que tinha como real objetivo atender a interesses dos grandes veículos de comunicação, dente eles a poderosa Globo, que já sabia da operação desde as 2h da madrugada.
Depois de o caldo derramado, o juiz Moro veio lamentar a onda de violência que toma conta do país. Tentou explicar por que ordenou a condução coercitiva do ex-presidente Lula, sem, antes, intimá-lo a depor. "Como consignado na decisão, essas medidas investigatórias visam apenas o esclarecimento da verdade e não significam antecipação de culpa do ex-Presidente. Cuidados foram tomados para preservar, durante a diligência, a imagem do ex-Presidente", disse, tentando minimizar o impacto da ação desastrada.
O juiz da Lava Jato disse também que repudia atos de violência de qualquer natureza, origem e direcionamento, bem como a incitação à prática de violência, ofensas ou ameaças a quem quer que seja, a investigados, a partidos políticos, a instituições constituídas ou a qualquer pessoa. Colocação tardia, pois a condução coercitiva, sem motivação, já foi um ato de violência.
Em todos os lugares, partidos, sindicatos e centrais de trabalhadores que apoiam o governo Dilma estão se mobilizando para manter uma vigília permanente contra o golpe. O objetivo do cerco judicial, político e midiático, além de tentar fragilizar o ex-presidente Lula para a disputa em 2018, é deixar a presidente Dilma sem condições de governar, levando-a a renunciar ao cargo. Os que sonham com o golpe vão continuar torcendo para que o juiz Sérgio Moro continue com sua artilharia voltada para o Palácio do Planalto, fazendo com que Dilma seja o próximo alvo. Talvez, com essa reação favorável ao PT e ao governo, o juiz da Lava Jato passe a ser mais cauteloso na condução das investigações, não correndo risco de tomar decisões que pareçam arbitrárias e contra o Estado Democrático de Direito.
Uma coisa é certa: o tiro saiu pela culatra. Lula, ao reagir com veemência ao ato arbitrário, mostrou que ainda tem força política para mobilizar massas. A ação de Moro foi um golpe nas pretensões dos que sonham com o golpe! 
Por: Gilberto Lima
← Anterior Proxima → Página inicial

6 COMENTÁRIOS:

  1. Anônimo8/3/16 08:02

    O palavreado e os ditados , chulos, usados pelo quadrilheiro Lula é uma forma de se aproximar das falas dos pobres, dos nordestinos, dos mais humildes e foi essa mesma tática que, eu não diria "JARARACA" mas sim, o DRAGÂO DA CORRUPÇÂO usou em suas campanhas, após eleito o DRAGÃO DA CORRUPÇÃO se afasta dos que o elegeram e se alia aos banqueiros, empreiteiros, lobistas para roubar o erário publico deixando o pais nessa bancarrota que se encontra hoje.ESSA É A GRANDE REALIDADE, não podemos ser mesquinhos e achar que um pais com a grandeza e riquezas como o BRASIL pode suportar de ASSALTO uma quadrilha de políticos mercenários e quadrilheiros como é o caso do DRAGÃO DA CORRUPÇÃO seus parceiros e seus petistas.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo8/3/16 16:58

    CHUPA ESSA CORREIO BURITIENSE (COMENTARIO ACIMA)

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8/3/16 21:36

    Se a Dilma sair do poder os brasileiros vão deixar de pagar impostos, não vai ter analfabeto nas escolas, o pobre vai ter seus filhos nas melhores universidades, todos os municípios vão ter esgotos, coleta de lixo, água tratada, ninguém vai enfrentar fila em postos de saúde, pq vamos ter médicos p atender toda a população.Vamos ter transporte públicos, atendimento de melhor qualidade em qualquer órgão público.Tudo isso é os nossos deputados,senadores,até mesmo a GLOBO está lutando incansavelmente para q a população tenha acesso a isso. Hora merda, me poupe se vcs pensam q passa pela cabeça desses políticos um só benefício p a população, estão muito enganados, estão é disputando o poder p roubarem mais d q quem está lá. São todos "UM BANDO DE CORRUPTOS"

    ResponderExcluir
  4. Nação trabalhadora e honesta deste país, vamos lutar pela liberdade do nosso país e principalmente pelo um futuro melhor para nossos filhos e netos. NAS RUAS DIA 13-03-2016 PELO FIM DA CORRUPÇÃO...Esse país pertence a nós,pois somos nós que sustentamos esses políticos corruptos, vamos lutar por nossos direitos : EDUCAÇÃO, SAÚDE E SEGURANÇA, pois já pagamos muito carro esses direitos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A DITADURA ESTAR DANDO SINAL DE VOLTAR AO BRASIL. COMO ALERTOU O ( DATENÃO DA BAND ) AS AUTORIDADES, ( ESTAMOS ENCIMA DE UM BARRIO DE PÓLVORA ), TUDO POR CAUSA DE JUIZ E PROMOTORES PARTIDÁRIOS. ELES ACHAM QUE OS BRASILEIROS SÃO BURROS PARA NÃO ACHAREM QUE ESSA CAÇA AO LULA NÃO É UMA PERSEGUIÇÃO POLITICA, SÓ NA CABEÇAS DELES E DOS SAFADOS DA GLOBO, MAS NÓIS BRASILEIROS NATO, VAMOS BOICOTAR ESSA MANIFESTAÇÃO CRIMINOSA. NÃO PODEMOS SACRIFICAR A MAIORIA DOS BRASILEIROS POR CAUSA DE UMA MEIA DUZIA DE IRRESPONSÁVEIS...........

      Excluir
  5. Lula vai pegar uma boa cadeia isso sim que ele tá merecendo. político corrupto do caralho deu para o povo com a mão direita e depois tirou com as duas e os pés. assim deixando uma aniciativa para a crise financeira no Brasil

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online