"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

4

BURITI: TRANSPARÊNCIA ZERO! É O QUE DIZ O RANKING DE TRANSPARÊNCIA DO MPF DIVULGADO NA ÚLTIMA QUARTA-FEIRA (9)

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


O Maranhão ocupa a 10ª posição entre os estados brasileiros e, São Luís, a 17ª entre as capitais do país. Estado obteve 7,70 e, capital, 7,0, em escala de 0 a 10.

O Ministério Público Federal (MPF) divulgou na última quarta-feira (9) o "Ranking Nacional dos Portais da Transparência", que é resultado de um exame detalhado, em todo o Brasil, dos portais da transparência dos 5.568 municípios e 27 estados brasileiros.
A situação do município de Buriti (MA), claro, foi de nota zero, o que lhe rendeu a 144ª posição no Estado, juntamente com outras cidades do mesmo naipe de transparência. (veja quadro completo abaixo).
O Maranhão está entre os dez estados mais transparentes, de acordo com o Ranking Nacional dos Portais da Transparência” elaborado pelo Ministério Público Federal (MPF). O novo ranking foi criado com a finalidade de avaliar todos os estados brasileiros quanto à transparência nas atividades estatais como instrumento de controle social dos gastos públicos. O Maranhão conquistou nota 7,70 e ficou na 10ª posição.
Ao todo, foram avaliados 5.568 municípios e 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal.
Metodologia
Entre os dias 08/09/2015 e 09/10/2015, em atuação coordenada em todo o Brasil, o Ministério Público Federal fez a avaliação dos portais da transparência dos 5.568 municípios e 27 estados brasileiros.
O exame levou em conta aspectos legais e boas práticas de transparência e foi feito com base em questionário elaborado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). Seu objetivo é medir o grau de cumprimento da legislação, por parte de municípios e estados, numa escala que vai de zero a dez.
Foram aplicados questionários com 16 questões com pesos diferenciados. São itens: receita e despesa nos últimos seis meses; ferramenta de pesquisa de conteúdo; endereços e telefones das respectivas unidades e horários de atendimento; íntegra dos editais de licitação e dos contratos firmados; relatório de gestão do ano anterior; e possibilidade de pedidos de informação por meio eletrônico, assim como de acompanhamento da solicitação.
Cobrança por Transparência
 O CORREIO BURITIENSE já havia alertado os gestores públicos e seus leitores quanto à falta de transparência dos órgãos municipais.
Em matéria veiculada em 02 de junho de 2014 informamos que a prefeitura municipal de Buriti havia criado seus site oficial (www.buriti.ma.gov.br) para disponibilizar informações relevantes aos buritienses, no entanto não havia (nem há atualmente)praticamente nada sendo informado, nem mesmo propaganda da atual gestão há. (Clique no link abaixo e relembre)
Já em 06 de fevereiro deste ano, o CORREIO também mostrou, por meio de matéria, que tanto a prefeitura de Buriti como a Câmara Municipal poderiam ser acionadas na Justiça por irregularidades ou ausência de portal da Transparência. (Clique no link abaixo e relembre)

VEJA ABAIXO O RANKING COMPLETO

← Anterior Proxima → Página inicial

4 COMENTÁRIOS:

  1. E lamentável que em Buriti a transparência seja zero tanto por do executivo e legislativo , inclusive atual presidente da Câmara se comprometeu em no implantar um portal. O que politico mais odeia é palavra TRANSPARÊNCIA.

    ResponderExcluir
  2. Espero que o Vereador Sargento Vagner que tem demonstrado atuante exige por meio do judiciário que as autoridades cumprem a lei de transparência.

    ResponderExcluir
  3. Então vamos parabenizar essa atual administração, esse é um feito histórico alcançar nota ZERO. Na verdade a nota para Buriti é abaixo de ZERO, que é -10 (DEZ NEGATIVO). Eles não conhecem TRANSPARÊNCIA, conhecem mesmo é TRANSFERÊNCIA do dinheiro PÚBLICO PARA O PRIVADO (BOLSO DELES).É o que estar para acontecer em breve no Posto de Saúde (reformas$$$$$).

    ResponderExcluir
  4. Quero ver quando o Prefeito saindo ano qui vem não faz nada nem terminar as obras vai falar q foi pq Naldo nao deixou o povo besta assina em baixooooo

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online