"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

domingo, 8 de novembro de 2015

19

JUÍZA VANESSA LOPES, EX-TITULAR A COMARCA DE BURITI, É DESTAQUE DA SEÇÃO SER JUIZ DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


*Ascom/Corregedoria Geral da Justiça do MA 
“A Magistratura representa uma possibilidade de modificar a vida das pessoas ao nosso redor. Acredito que em um país como o nosso, acometido pela corrupção e desigualdade social, podemos assegurar direitos aos que necessitam e tornar um mundo melhor”. Essas são as palavras da personagem de sexta-feira (6) da Seção Ser Juiz.

Foto/Ascom: Juíza Vanessa Lopes
Apesar do jeito aparentemente tímido, Vanessa Ferreira Lopes vem exercendo a magistratura com empenho e determinação. Utilizando a magistratura como uma ferramenta para garantir o direito dos cidadãos, ela diz que tenta equilibrar os trabalhos com a vida em família e que tem sobrado pouco tempo para desempenhar outras funções que não a judicante. “Quando cheguei fiz correição, mutirão e organizei (e continuo organizando) os quase 4.300 processos”, afirma a juíza ao relatar o desafio para organizar a unidade judicial.
Vanessa Lopes atuou na Comarca de Buriti até 2012 quando foi removida. A magistrada impediu os planos do ex-prefeito de Buriti Neném Mourão de censurar, judicialmente, o blog CORREIO BURITIENSE (Clique aqui para relembrar o caso). Atualmente, ela é a Titular da 1ª Vara da Comarca de Bacabal. Conheça mais dessa magistrada. Boa leitura!

QUEM É A JUÍZA VANESSA FERREIRA PEREIRA LOPES?
Uma pessoa comprometida em fazer justiça e que sabe a grande responsabilidade que é resolver a vida de inúmeras pessoas. Uma profissional que se dedica e procura realizar um trabalho de qualidade num período de tempo razoável, não obstante à grande quantidade de ações interpostas diariamente. Além disso, valorizo o trabalho em equipe, pois servidores comprometidos são fundamentais para uma boa prestação jurisdicional.

POR QUE ESCOLHEU O DIREITO?
Sempre quis fazer direito porque gosto de ciências humanas. Só fiz vestibular na UFMA para direito e obtive êxito logo no primeiro. Meu pai foi escrivão, que hoje é o secretário judicial, e eu gostava muito de acompanhá-lo no fórum para olhar os júris, as audiências, ficava observando tudo. Sentia-me feliz ali.

O QUE REPRESENTA A MAGISTRATURA PARA VOCÊ?
A Magistratura representa uma possibilidade de modificar a vida das pessoas ao nosso redor. Acredito que em um país como o nosso, acometido pela corrupção e desigualdade social, podemos assegurar direitos aos que necessitam e tornar um mundo melhor. Ser útil às pessoas é algo que me deixa feliz.

EM QUAL COMARCA ESTÁ NO MOMENTO?
Estou na 1ª Vara da Comarca de Bacabal, mas já trabalhei como substituta em Chapadinha e Presidente Dutra. Titularizei-me em São Francisco do Maranhão, sendo, posteriormente, removida para Poção de Pedras e depois Buriti.

ALÉM DA FUNÇÃO JUDICANTE, QUE AÇÕES DESENVOLVE NA COMARCA?
Estou há pouco mais de um ano em Bacabal e a Comarca estava há um bom tempo sem juiz titular. Quando cheguei fiz correição, mutirão e organizei (e continuo organizando) os quase 4.300 processos. Na verdade sinto uma grande diferença aqui em Bacabal em relação às comarcas de entrância inicial e a cobrança em relação aos processos é tão grande que não consegui pensar em algum projeto social.

E COMO TEM VISTO O TRABALHO DA JUSTIÇA NESSA COMARCA?
Somos cinco juízes e tenho muito orgulho do trabalho desenvolvido por todos os colegas. Posso dizer que o Judiciário em Bacabal é atuante, produtivo e acessível.

COMO O JUDICIÁRIO PODE CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE PACIFICAÇÃO, FRENTE A UM CENÁRIO DE TURBULÊNCIA SOCIAL?
Acho que há dois aspectos. Um que é o total desrespeito com o patrimônio público e com o Poder Judiciário, onde se atacam os prédios dos fóruns e os juízes, queimam processos, etc. Nesses casos entendo que a punição deve ser exemplar, pois não se pode deixar que uma pequena parcela de pessoas focadas apenas em interesses particulares se sobreponham aos problemas da comunidade local. Em um episódio de violência todos saem perdendo.
Outro ponto para a pacificação é a utilização de técnicas de mediação e conciliação para que se resolva não apenas o processo, mas o problema vida das pessoas que são parte nele.

QUANDO RETIRA A TOGA, QUEM É A CIDADÃ VANESSA FERREIRA LOPES?
Uma mulher determinada que busca e luta pelos seus objetivos, tentando equilibrar o tempo entre a profissão e a família. Gosto muito de viajar e conhecer coisas novas

COMO CUIDA DA SAÚDE?
Tento fazer atividade física e manter uma alimentação saudável.

CAMINHO PARA O SUCESSO É?
Objetivo, determinação e bastante trabalho.

HOBBY?
Como não tenho muito tempo, minha felicidade e hobby é brincar com meus filhos.

LEITURA PREDILETA?
Obviamente gosto de ler os livros de Direito, mas também de filosofia. Alguns que li e gostei muito foram: “A revolução dos bichos”, de George Orwell; “A ciência Jurídica de seus dois maridos”, de Luis Alberto Warat; “Cem Anos de Solidão”, de Gabriel Garcia Marquez. Enfim esses foram o que lembrei agora e me marcaram.

FILME QUE MAIS GOSTA E POR QUÊ?
Gosto de vários tipos de filmes desde os de comédias românticas aos mais cultos. O que me veio em mente nesse momento foi “Em busca da felicidade”, onde um pai faz de tudo para melhorar a vida de seu filho. Muito lindo esse filme.

MANIA?
Falam que tenho mania de limpeza.

O MELHOR DA VIDA É?
Viver feliz. Estar com a família. Trabalhar com o que gosta. E principalmente ter paz e saúde.

FAMÍLIA É?
Minha base, minha fortaleza. São as pessoas que amo e sei que posso contar a qualquer momento. Minha família é muito unida.

O QUE VALORIZA NOS OUTROS? 
Sinceridade e a alegria de viver.

O QUE NÃO GOSTA NOS OUTROS?
Pessoas desonestas e baixo astral.

SONHO?
Realmente tenho o sonho de um mundo melhor, com menos violência, menos fome, menos corrupção, mais comprometimento por parte de cada pessoa seja qual função ela exerça, mais respeito ao próximo. Gostaria de um mundo assim para meus filhos e também acho que devemos educar nossas crianças para serem indivíduos melhores também para o mundo. Esse é um desafio que tenho tentado fazer na educação dos meus três filhos.
← Anterior Proxima → Página inicial

19 COMENTÁRIOS:

  1. Essa é uma juíza que honra sua profissão,parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Esse é uma juíza que honra sua patente,parabéns!

    ResponderExcluir



  3. Uma pessoa comprometida em fazer justiça e que sabe a grande responsabilidade que é resolver a vida de inúmeras pessoas. Uma profissional que se dedica e procura realizar um trabalho de qualidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdadede anônimo uma grande profissional de respeito no tempo dela tinha respeito meu Buriti,nada de menor na rua,som depois da nada meia noite nem pensar.

      Excluir
    2. Você conhece bem o trabalho da magistrada, para ter tanta firmeza! Por que será heim...????? O que os outros fizeram com vc? Pois na minha opinião todos são competentes. E quero ressaltar o excelente trabalho do Juiz. Jorge em nosso município.

      Excluir
    3. Meu caro anônimo(a),vc me perguntou se conheço o trabalho dela? sim,morei aí na época,quanto a questão que vc me perguntou, Por que será ? O que os outros fizeram com vc? fiz um comentário sobre uma profissional comprometida.não pensei qui se tratava de uma enquete,fazendo comparação,os outros não me fizeram nada!!,o post é falando da Magistrada.vc está com mente voltada só pra partidarismo eu hein!!.

      Excluir
    4. Anônimo idiota apenas admirei o trabalho dessa juiza comentei porque vi uma postagem com ela por acaso estais vendo ai o nome de outros juizes? Não elogio o que não estou vendo ok!

      Excluir
    5. Concordo! Dr. Jorge foi o cara. Esse sim sacudiu a poeria da justiça de Buriti e colocou para funcionar.

      Excluir
    6. Aqui tem uma postagem sobre Dra Vanessa a quem tenho muito respeito e admiração por ser uma Juiza competente nada contra outros juizes por favor não confunda as coisas vc viu alguma postagem sobre Dr Jorge? seu psicopata vai te tratar seu doente mental,afff tudo aqui nessa cidade invertem as coisas,elogiei ela pois tem uma postagem sobre ela ,eu tenho livre arbítrio para fazer meu comentário não estou atacando ninguém apenas fiz um elogio,porque te incomodas tanto tens algo contra ela agora eu que te pergunto?

      Excluir
    7. Eu sei porque essa defesa e a repúdio. Tudo passa.

      Excluir
    8. Sabe? Eu não estou repudiando nínguém,agora se já é adivinho pode falar não tenho nada na justiça que eu venha a temer um comentário de um desequilibrado da mente pois você está muito é confundindo as coisas.

      Excluir
    9. Sabe? pois em momento algum estou repudiando ninguém estou apenas elogiando,mas se tem algo lhe incomodando pode falar pois eu não tenho nada na justiça que me faça temer os outros margistrados procure não confundir as coisas.

      Excluir
  4. Brasil precisa de profissional e pessoas honestas assim modelo: Juíza Vanessa Lopes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma Magistrada que merece todo respeito! Parabéns Dra Vanessa Lopes.

      Excluir
  5. Precisamos urgente de um juiz,alguem manda um pra ka por favor,,mas tem ser um q preste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Urgente! Acho que vc precisa estudar para saber que um juiz não vai resolver os problema em Buriti. Ele cumprir a lei, agora se vc conseguir mudar a lei, Parabéns.

      Excluir
    2. Quem é bom de vim para Buriti é Dra Conceição essa sim faz a diferença doa a quem doer.

      Excluir
    3. Dra Vanessa trabalhou em Buriti mas sempre manteve sua postura.Parabéns!

      Excluir
  6. Nenhum momento falei q era p reslover os problemas d buriti,eu particulamente tenho um e p q se resolva precisa d um juiz.Acho q vc pode ate ser estudado mas,talvez so saiba mesmo ler e escrever(educaçao)passou longe de ti!!! P resolver os problemas d buriti e d brasil vai muito alem de leis,leis estao ai e nem sao t ruim se fosse seguida,o grande problema é s falta de CARATER DO HOMEM e isso lei nenhuma resolve!!

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online