"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

Buritiense na disputa de MMA Nacional

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

3

COMO O CIDADÃO PODE INTERAGIR COM ÓRGÃOS PÚBLICOS?

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Lei de Acesso à Informação ampliou o acesso de cidadãos aos dados públicos e fomentou a criação e o aperfeiçoamento de canais de comunicação entre governo e sociedade. Atualmente, as pessoas podem interagir com órgãos públicos mais facilmente, graças à busca simplificada de informações em sites institucionais, em materiais de divulgação e até mesmo no balcão de informação de cada entidade.
O estreitamento da relação entre os órgãos públicos e o cidadão desmistifica a imagem burocrática dos serviços públicos e favorece a transparência e o controle social em todas as esferas governamentais. Os governos vêm melhorando as formas com as quais a sociedade pode interagir com órgãos públicos e acompanhar mais diretamente suas ações. Há múltiplos canais para fazer sugestões, denúncias e reclamações sobre a administração pública e seus agentes.

COMO O CIDADÃO PODE INTERAGIR COM ÓRGÃOS PÚBLICOS?

Portal de Atendimento ao Cidadão
No portal, é permitida, por exemplo, a solicitação de serviços, bem como o acompanhamento dos trâmites processuais em tempo real, totalmente online. É possível solicitar processos eletrônicos, consultar débitos e solicitar certidões.

Portal da transparência
O portal é uma das exigências da Lei de Acesso à Informação e torna mais simples ao público a obtenção de dados administrativos e financeiros relacionados ao órgão público. No portal estão disponíveis informações sobre a receita municipal, estadual ou federal recebida por cada entidade pública além de execuções orçamentárias, despesas, consulta sobre diárias, editais de licitação, quadro funcional, entre outros.

Ouvidoria
Pelo sistema da Ouvidoria, comum em muitas organizações, é possível registrar dúvidas, reclamações, denúncias ou qualquer manifestação referente à administração pública, de forma rápida e simples, por telefone ou no portal.

Mídias sociais
Utilizar as redes sociais para interagir com órgãos públicos é cada dia mais frequente. Presentes nas redes sociais, as entidades oferecem um diálogo rápido, simplificando a comunicação e resolvendo pequenas questões de forma ágil. A interação é em tempo real e o cidadão encontra links e conteúdo criado especialmente para acelerar a disseminação da informação.

Meios tradicionais
Os Serviços de Atendimento ao Cidadão utilizam meios bastante variados. Além do telefone, e-mail, carta, fax e até mesmo pessoalmente, é possível tirar dúvidas e saber mais sobre o poder público e sobre centenas de assuntos relacionados aos serviços oferecidos. Esse conjunto de mecanismos de informações faz parte do processo de transparência, indispensável ao progresso da gestão.
A sociedade está cada vez mais exigente e atuante, apontando falhas e oportunidades de melhoria. Facilitar o contato com os órgãos públicos traz mais agilidade, segurança e transparência aos processos de trabalho envolvidos na gestão administrativa e maior confiança para a população. Na sua cidade, como o cidadão pode interagir com órgãos públicos municipais?
← Anterior Proxima → Página inicial

3 COMENTÁRIOS:

  1. Bela iniciativa !!! Espero nossos gestores de Buriti tome essa inciativa.

    ResponderExcluir
  2. A prefeitura e câmara em Buriti estam devendo para população o PORTAL DE TRANSPARÊNCIA.

    ResponderExcluir
  3. Cade o resultado este prefeito vai continuar na prefeitura? Não e possível vamos fazer manifesto todos na rua e chamar atenção da mídia, só assim ele sai. Vejam o resultado do prefeito de Anajatuba foi a mídia do jornal fantástico ir a cidade que aconteceu da federal busca-lo. Chega gente quem sofre e população vamos ter coragem e agir passivamente, sem violência mas, protestando. Faço aqui convite para quarta feira que vem, postem aqui mensagens e nos reunimos a frente prefeitura e pedimos a presença das autoridades, sem violência mais protestando com faixa. Chega!

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online