"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

COMPRE JÁ

COMPRE JÁ

Confraternização da Amib

Confraternização da Amib

domingo, 9 de agosto de 2015

3

COLUNA DOMINICAL - UM OLHAR LITERÁRIO DE BURITI

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


De Eva para Ana
*Por IgoR AguiaR 

Olá Ana,
Você está lendo isso em 2050, nem posso imaginar em tanta coisa que mudou. Nossa, seu mundo deve ser bastante diferente do meu. Você nem sabe o quanto a minha época era conturbada e cheia de blasfêmia. Se bem que eu acho que isso nunca vai ter fim, um mundo perfeito é bem difícil de existir.
Seu tempo é tão legal, vocês não sabem o quanto os negros sofriam por aqui. Não podiam nem entrar numa loja de classe mais alta que nem eram atendidos e se fossem, não davam muita atenção, pesavam que iriam assaltar ou coisa do tipo. Acho que vocês não têm mais esse problema.
Sabe, você tem sorte de ser tratada de igual como todo mundo, não importa se você tem pouco ou muito dinheiro no seu bolso, vocês tem um livre acesso e oportunidades iguais. Na minha época, pobre era tão desvalorizado que ELES eram capazes de cuspir na nossa cara. Passei muito por isso, melhor nem comentar os tipos de palavras que me lançavam, guardei isso numa gaveta e não vou mais abrir.
Você acredita que os gays, lésbicas e afins eram um público que mais tinha rejeição pela sociedade? Quando lembro que atiravam lâmpadas na cara deles ou mesmo agrediam terrivelmente e até matavam, me dá um desconforto e uma injúria de me tirar do sério. Um amigo meu morreu com essas atrocidades, triste momento!
Não posso deixar de te falar o quanto a gente sofria com a falta de compaixão, sim, compaixão, que nossos governantes tinham conosco. Os hospitais eram altamente lotados, sem muitos recursos e falta de médicos. Meu pai uma vez quando quebrou o braço ficou horas para ser atendido, ficamos no corredor esperando, ele gritava de dor e a gente não podia fazer nada. Ainda bem que você nem imagina o que seja isso, e fico feliz por isso.
Tenho certeza que sua escola deve ser uma maravilha. Deve ter ar-condicionado, ótimas carteiras, as paredes da sala sem rabiscos, banheiros limpos, uma excelente merenda na hora do intervalo. Muito, mais muito diferente da escola que eu estudei a minha vida toda. Éramos quase 50 alunos numa sala num calor de fritar. Tinha gente que passava mal, nem dava às vezes pra prestar atenção na aula.
É sério, eu tinha pena das crianças da Ásia que perdiam seus pais na guerra, tudo por causa de rivalidades idiotas entre países de condutas diferentes e em busca de petróleo. Nunca entendi isto Ana, destruir vidas por causa de poder, é abominável!
Outra coisa horrível eram as pessoas individualistas. Eram tão sombrias, capazes de passar por cima de quem fosse só para ter status e dinheiro. Sei que você também conhece gente assim, mas garanto que vi muito mais. Falando em gente perversa, eu lembro de vários casos de pessoas que maltratavam animais. Eu tinha ódio de quem fazia mal pros bichos. Eles batiam, vendiam, deixavam os pássaros em gaiolas e matavam até as pobres preguiças. Os que fizeram isso devem estar presos, você deve saber disso.
Não que eu odiasse minha época, isso tudo já era de costume acontecer. A gente vivia muitos momentos bons e alegres com família e amigos. Mas eu acho que você sim sabe o que é viver em um lugar sem desordem e falta de amor. Afinal, foi isso que eu sempre sonhei em ver no mundo: Paz e Amor.
 Abraços e Beijos,
Eva
*IgoR AguiaR nasceu e mora e Buriti, escreve desde criança, mas embarcou no mundo literário de vez os 12 anos de idade quando escreveu sua primeira peça teatral. Daí em diante não parou mais de escrever, desde textos simples a poemas de intensos sentimentos. Escreve em seu blog que leva seu nome desde 2011. Ama entretenimento, arte, teatro, leitura, mundo pop e internet.
**Crédito da imagem: Francisco Aguiar, irmão de IgoR AguiaR.
← Anterior Proxima → Página inicial

3 COMENTÁRIOS:

  1. Igo aguiar atualizado na evolução da sociedade em um mundo globalizado sem esperança igualitária em termos de igualidade em direito e deveres.Sua mente incamsavel lebrando quando seu pai quebrou o braco ficando horas sem atendimento médico.Hoje e diferente se alguma pessoa tiver a infelicidade de quebrar um braço não vai ter o mesmo atendimento de seu pai.Embora demorado foi atendido,se fosse hoje ou se acontecer com qualquer outra pessoa tem que se deslocar para CoelhoNeto,Caixias,Teresina-PI ou Chapadinha,para obter um atendimento sobre o braço quebrado.Se eu for me alongar sobre a falta de compromissos dos administradores desta cidade para com a socioedade você vai chorar e lembrar do passado em que voce era feliz e não sabia.

    ResponderExcluir
  2. DEUSELINA SOARES10/8/15 15:33

    PARABENS IGOR, MUITO INTELIGENTE ESSE GAROTO, CONTINUE ASSIM E IRÁ CHEGAR MUITO LONGE, PARABENS PELO TEXTO.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem! Gostei muito do texto, perfeito.

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online