"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

Conferência de Mulheres da Assembleia de Deus em Buriti-MA

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

Charles Crispim na Balada Fight - Edição Tatto

domingo, 3 de maio de 2015

7

COLUNA DOMINICAL - UM OLHAR LITERÁRIO DE BURITI

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


A PISCINA

*Por Prof.º Francisco Luís (Lulu)

A Piscina era muito bacana,
Era o point de todo final de semana,
Na hora de mergular,
Todos corriam para lá

E o homem com seu instinto animal,
Voraz e nada racional,
Degrada, destrói, extermina,
Pobre riacho do morro, pobre piscina.

As suas nascentes,
De águas cristalinas e reluzentes,
Tendem brevemente a secar,
E o povo? Aonde irá se refrescar?

Senhor me dá inspiração,
Porque não é fácil não,
Ver o lixo escorrendo,
As margens do riacho desaparecendo.

Causa dor no coração
Essa profecia, essa apocaliptica visão,
O povo cegou, não consegue enxergar,
Uma realidade, que não tardará a chegar.

Se não se puder impedir,
O avanço desvairado da devastação,
Triste fim terá a população,
Pule, grite, mas grite não deixe destruir.

A ganância e a estupidez,
Não pode acabar com tudo de uma vez
Com a natureza, a piscina e o Buriti
Não, não se pode permitir.

Seja um homem aguerrido,
Nunca se dé por vencido,
Abatido ou satisfeito,
Lute, por aquilo que é seu por direito.
·*Francisco Luís das C. Rocha: mais conhecido por prof.º Lulu, é buritiense, graduado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas e também em Física pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA. Já morou em vários Estados do Brasil, como PI, AM, RO, PA, AP, DF, MT e RJ e por essas andanças acumulou ampla cultura e assimilou os mais diversos costumes regionais sem nunca esquecer as raízes buritienses. Reside atualmente em Buriti-MA e se define como um apaixonado por poesias, em especial os sonetos das variadas escola literárias, e destaca, entre eles, os parnasianos.


← Anterior Proxima → Página inicial

7 COMENTÁRIOS:

  1. Anônimo3/5/15 13:21

    lindo, gostei mt, retrata o quão ignorante somos e o quanto podemos mudar se tivermos força de vontade e amor por nossa cidade por nossas geração
    parabéns Lulu

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3/5/15 19:11

    Não adianta Prof. Lulu, o homem cada vez mais está distante dos princípios da racionalidade, do amor ao próximo, a prova está aí, com a degradação da Natureza em todos os sentidos; Fauna, flora, os mananciais que tínhamos em abundância em Buriti acabou, tanto o quanto está se acabando a nossa velha e querida cidade de Buriti....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo4/5/15 21:37

      VC SABE AMIGO LULU QUEM È UM DOS GRANDES CULPADO POR ESSA DEGRADAÇÃO DA NATUREZA EM NOSSO MUNICÍPIO, È O SENHOR JOSE VILAR, QUANDO PREFEITO PERMITIU QUE TAL GAÚCHOS SE INSTALASSE AQUI, QUE ACABARAM COM A NOSSA NATUREZA, CONSTRUINDO CAMPOS E CAMPOS DE SOJA E DEPOIS VÃO EMBORA DEIXANDO O ESTRAGO PARA TRAZ, E NÃO ESTÃO NEM AI, NÃO MORAM MESMO AQUI..................

      Excluir
  3. Anônimo3/5/15 19:51

    Adorei o autor em discorrer a "COLUNA DOMINICAL- UM OLHAR LITERÁRIO DE BURITI ( PISCINA).Discordo do autor em não ter mencionado o autor que fez esta brilhante obra,que foi o Senhor BENEDITO GONÇALVES MACHADO FILHO,prefeito na época, falo em memória do mesmo.Na escolha do local estive com elé,Dr.Elza Malgadi,Dr.Serra e o Senhor 'RAIMUNDO LAPADA",sendo concluida,posteriormente a Piscina e até hoje estar servindo para todos nós e lembrada pelo o Professor FRANCISCO LUIS( LULU).

    ResponderExcluir
  4. Anônimo4/5/15 18:44

    O povo depois vai se refresca na lingua dos fofoqueiros haja saliva kkkkk piscina secando tudo se acabando mais são bom pra cuidar da vida alheia ou povim.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo6/5/15 21:35

    Realmente é um grande sucesso a área de lazer para a população de buriti, que desfruta com o balneário sabiamente construído por Benedito MAchado/ELZA e reformado por Ze Vilar e a unica área que os MOURÓES METRALHAS ainda não destruiram, talvez porque o chefe da quadrilha goste de cachaça.

    E só para relembrar aos buritienses quem vendeu as terras da Chapada para os gaúchos foi lo velho MOURAÃO, MESMO SEM POSSUIR UM PALMO DE TERRA , TUDO GRILADA E ROUBADA DOS POSSEIROS

    ResponderExcluir
  6. Claudio Ramos de Sousa Eu morro, tu morres, ele morre, nós morremos, vós moreis, eles morrem. Mas o Morro não morreu e nem vai morrer. Um movimento pró respeito e preservação do morro há também de não morrer. Mas antes tem que nascer... - Em suas mãos Correio Buritiense.

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online