"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

Conferência de Mulheres da Assembleia de Deus em Buriti-MA

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

Charles Crispim na Balada Fight - Edição Tatto

terça-feira, 10 de março de 2015

9

CIENTISTAS VÃO TENTAR RECRIAR BIG BANG E 'NINGUÉM SABE ONDE ISSO VAI DAR'

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


* As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
A busca pelos segredos do universo ganhará o que muitos acreditam que seja seu maior capítulo a partir das próximas semanas. Em Genebra, o Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern) irá religar o maior acelerador de partículas do mundo e, desta vez, com uma potência duas vezes superior àquela que foi utilizada para descobrir o Bóson de Higgs - a partícula elementar que dá massa a todas as outras -, um dos maiores feitos da história da física.
Para os especialistas, ao apertar o botão para voltar a dar energia ao acelerador, o que estará sendo feito é abrir uma nova fronteira para a ciência. O acelerador, conhecido como LHC, custou US$ 8 bilhões e levou mais de 20 anos para ser projetado e construído. Hoje, o túnel de 27 km que fica situado cerca de 30 andares por baixo da cidade de Genebra e parte do território da França é considerado como um dos exemplos da cooperação internacional.
Ao fazer prótons circular pelo túnel a uma velocidade recorde, os cientistas promoveram choques para simular o que teria sido os instantes que se seguiram ao Big Bang. Quatro aparelhos foram estabelecidos para detectar as imagens desses choques, com até 40 milhões de fotos. A meta era a de tentar identificar a origem do universo, uma das campanhas mais ambiciosas da ciência.
Apesar de confirmar a teoria de Higgs e de revelar dezenas de outras novas informações sobre a origem da matéria, o projeto frustrou alguns cientistas por não trazer outras novidades para o mundo da ciência.
A opção em 2012, portanto, foi a de usar uma pausa já planejada, suspender os trabalhos e desligar o acelerador. A pausa seria usada para manutenção e para incrementar ainda mais a potência do que já era o maior experimento da física.
Agora, as colisões de prótons vão ocorrer em uma energia de 13 trilhões de eletrovolts, algo jamais visto na ciência. A data ainda não está fixada, mas seria entre o fim deste mês e abril.
O Estado visitou a sede do Cern, em Genebra, apenas para constatar a impaciência dos cientistas para voltar a trabalhar na análise dos choques. Para muitos, uma nova física pode surgir a partir dessas próximas semanas e durante os três anos em que o acelerador vai funcionar na velocidade projetada.
"No fundo, ninguém sabe o que esperar. Apenas sabemos que será um momento histórico", declarou o diretor do Cern, Rolf Heuer. "O mais incrível é que estamos abrindo uma nova fronteira e que ninguém sabe dizer onde vai dar."
Uma das esperanças é de que as descobertas ajudem a montar um quebra-cabeça que muitos consideram sem uma solução: a revelação da natureza da matéria negra.
Cálculos baseados em interações gravitacionais entre galáxias sugerem que há cinco vezes mais matéria negra no universo que matéria comum, o que forma parte das coisas que podem ser vistas. O problema é que essa matéria negra até hoje não foi detectada diretamente nem ninguém conseguiu identificar suas características.
Ao repetir o momento posterior ao Big Bang, a meta é justamente a de criar condições para que se possa identificar essa matéria negra. Para conseguir isso, as partículas vão percorrer os túneis do acelerador a uma velocidade superior à da luz. Ao colidirem, elas vão criar uma energia recorde.
Cautela
Frédérick Bordry, responsável no Cern pelo acelerador, deixou claro que o mundo não deve esperar resultados no curto prazo. "Não vamos nos arriscar", disse. "Este ano será usado para preparar a máquina e a meta é de que ela esteja em plena produção de resultados em 2016 e 2017."
← Anterior Proxima → Página inicial

9 COMENTÁRIOS:

  1. E esses cientistas foram alertado das péssimas consequências que pode nos trazer com esse fenômeno, além da possibilidade de abre um portal....

    ResponderExcluir
  2. Vivemos numa sociedade hipócrita, que trata a profissão professor com uma grande desvalorização.Passamos 4 anos em uma faculdade e quando apto para exercer a profissão e pegar um contrato e nos oferecido um salário minimo ,enquanto um profissional da saúde ganha 8 vezes mais .Isso é um absurdo tal desvalorização de uma classe tao importante para a sociedade.Formadores de opiniões e de sonhos,que tem consigo o sonho de ser valorizado e ter o direito mesmo em um contrato dos demais profissionais...

    ResponderExcluir
  3. Vivemos numa sociedade hipócrita, que trata a profissão professor com uma grande desvalorização.Passamos 4 anos em uma faculdade e quando apto para exercer a profissão e pegar um contrato e nos oferecido um salário minimo ,enquanto um profissional da saúde ganha 8 vezes mais .Isso é um absurdo tal desvalorização de uma classe tao importante para a sociedade.Formadores de opiniões e de sonhos,que tem consigo o sonho de ser valorizado e ter o direito mesmo em um contrato dos demais profissionais...

    ResponderExcluir
  4. Quem criou o mundo foi Deus não uma explosão esses cientistas querem ser saber tudo mas não sabem nada

    ResponderExcluir
  5. NÓS PODEMOS APROVEITAR A ABERTURA DESSE PORTAL E MANDAR ESSE GORDO LADRÃO DE VOLTA PRA MINAS.

    ResponderExcluir
  6. Esse "portal" deveria ser cativo pros políticos brasileiros, entre eles: Dilma e sua cambada. E alguém aí tem mais alguma sugestão? Kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É melhor anônimo que se expor como uma vagabunda sem noção do sul.falou que o maranhão é um lixo,o Brasil todo é um lixo,por ter muitos brasileiros hipócritas,os lixos humanos malditos. arrogantes que querem mudança com ato de preconceito,cuspindo ódio contra a população,depois querem um Brasil melhor.

      Excluir
  7. ESTA É A SEGUNDA PUBLICAÇÃO QUE FAÇO NEST6 BLOG.BURITI É O LUGAR QUE TEM MAIS LADRÕES QUE A JUSTIÇA FOR APLICAR A JUSTIÇA NO PÉ DA LEI.NÃO TEM CADEIA,NÃO TEM PRESIZDIO PARA CABER TANTO LADRÕES,SÓ RESTA UMA SOLUÇÃO FAZER UM MURO CERCADO TODA CIDADE PARA PRENDER ESTES BANDOS DE LADRÕES.

    ResponderExcluir
  8. Gastar oito bilhões em uma coisa que no final só vai aumentar as duvidas dos cientistas é um absurdo. Enquanto
    isso muitas pessoas vivem abaixo da linha da pobreza. DEUS CRIOU O UNIVERSO E TUDO QUE NELE EXISTE.
    O HOMEM NADA ,NADA, NADA E MORRE NA PRAIA . O homem tenta provar que somos obra do acaso. e que somos a evolução de um tipo de macaco . CONVERSA FIADA! SOMOS FEITOS DO PÓ E FOMOS FEITO A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS.
    CRER NA TEORIA DA EVOLUÇÃO É O MESMO QUE NÃO CRER EM DEUS.

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online