"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

0

BLOG FOLHA DO GARAPA DENUNCIA ONDA DE DESTRUIÇÃO DE ECOSSITEMAS DOS MORROS GARAPENSES EM DUQUE BACELAR

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


O Blog Folha do Garapa publicou em sua página na internet, na última quarta-feira (08/10), que está ocorrendo uma onda de destruição aos Morros Garapenses urbanos em Duque Bacelar-MA causada por moradores que se impõe a preservação destes ecossistemas e suas vegetações. Para o blog, este fato é bastante triste e preocupante, porque os morros e sua vegetação contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população diminuindo o calor, evitando as erosões no centro da cidade, sendo belezas naturais e cênicas e fonte de lazer em suas trilhas e de turismo contemplativo.
De acordo com o blog, essa onda de destruição é estimulada pela gestão municipal local que, irresponsavelmente, está liberando a patrol do PAC para os moradores destruidores as encostas dos morros para fazerem casas. A gestão também encoraja os moradores derrubarem as árvores, queimarem e fazerem roças ilegais, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que é inoperante e fica calada diante dos crimes.
A ABAMA já denunciou alguns criminosos na delegacia local, esperando que esses sejam punidos pelos crimes ambientais cometidos.

SAIBA MAIS SOBRE A ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA) DOS MORROS GARAPENSES - Criada pelo Governo do Estado do Maranhão, na gestão de Jackson Lago, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, pela Lei Nº 25.087 de 31 de Dezembro de 2008, abrangem uma área de 234. 767.9097 ha, nos municípios de Buriti, Duque Bacelar, Coelho Neto e Afonso Cunha. Com cinco anos de criação, sendo a mais nova do Estado, essa Unidade de Conservação maranhense localizada no Baixo Parnaíba e Alto Munim, é a única de jurisdição estadual que possui um Conselho em funcionamento. O CONAMG é um Conselho atuante e participativo junto ao Governo e a sociedade, caminhando nestes dias para o seu terceiro mandato. O CONAMG possui 16 representantes que se reúnem ordinariamente quatros vezes ao ano, buscando soluções para os problemas ambientais e da sustentabilidade da Unidade.
A vegetação da APA dos Morros Garapenses, possui grande extensão ainda preservada dos ecossistemas transitórios de caatinga, mata de cocais e cerrado (este um dos biomas brasileiros mais ameaçados), da região leste do Maranhão. Sua Hidrografia é banhada por dois importantes rios: Parnaíba e Munim, tendo em seu território as nascentes do rio Preto e Estrela, e dezenas de nascentes formadora de uma rica rede hidrográfica de riachos e lagoas naturais; onde a fauna, apesar de várias espécies de mamíferos e aves já extintas, como o gato-maracajá, onça-parda, jacu-de-porco, etc., pela caça predatória e destruição de áreas verdes, ainda se beneficia destes recursos, sendo ainda grande.
Assim, com essa diversidade de aves e peixes dentro e no entorno da APA dos Morros Garapenses, os ambientalistas, os estudiosos e a população em geral podem ainda observar e preservar essa viva e pulsante diversidade de seres. Outra grande atração de beleza ímpar é a floresta petrificada de árvores pré-históricas do período do dilúvio, encontrada em diversos sítios fosselíferos da APA, constituindo esses sítios um dos principais patrimônios ambientais e culturais do Maranhão
VEJAM IMAGENS DA DESTRUIÇÃO AMBIENTAL






← Anterior Proxima → Página inicial

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online