"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

terça-feira, 3 de junho de 2014

2

APÓS 3 ANOS, CONGRESSO APROVA PLANO QUE PREVÊ 10% DO PIB PARA EDUCAÇÃO

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


*Extraído da Folha de São Paulo
Na noite desta terça-feira (2), o Plano Nacional de Educação foi aprovado pelo plenário da Câmara dos Deputados e foi decidido que despesas como repasse para creches conveniadas e gastos em programas como Prouni (concessão de bolsas para alunos de baixa renda) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) serão incluídos no cálculo dos 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para o setor, a ser alcançado até 2024.
Com três anos de atraso, a educação no Brasil terá 20 novas metas a serem alcançadas, como universalizar, até 2016, a educação infantil para crianças de 4 a 5 anos e alfabetizar todas as crianças até, no máximo, o 3º ano do ensino fundamental.
Agora, o plano segue para sanção da presidente Dilma Rousseff.
Os congressistas decidiram ainda manter a previsão de que a União complemente o orçamento de Estados e municípios que não atingirem o valor mínimo exigido para uma educação básica de qualidade. A retirada desse trecho foi sugerida pelo PMDB, com aval do PT - o governo temia que o texto pudesse sobrecarregar o orçamento da União.
No entanto, segundo a Folha apurou, o governo mudou de posição temendo impacto negativo em ano de eleição e decidiu manter o texto, que não deverá ser vetado pela presidente.
PIB
O texto original sugeriu um índice de 7% do PIB para educação - em 2012, o investimento total foi de 6,4%, segundo o Ministério da Educação.
Entidades educacionais e UNE (União Nacional dos Estudantes) insistiram para que o percentual considerasse apenas recursos para educação pública, mas prevaleceu a posição contrária. Sete partidos orientaram as bancadas a retirar esses gastos da conta, mas foram derrotados em votação no plenário. O placar da votação foi de 269 votos favoráveis à manutenção do texto e 118 contrários, além de uma abstenção.
O governo defendeu a manutenção desses programas na conta. "É preciso que tenhamos um financiamento audacioso", argumentou a deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN).
O Plano Nacional de Educação anterior teve vigência entre 2001 e 2010, e desde então o novo plano tramita no Congresso. O projeto traz objetivos que devem ser cumpridos no prazo de dez anos, desde a educação infantil até a pós-graduação. 
← Anterior Proxima → Página inicial

2 COMENTÁRIOS:

  1. Anônimo7/6/14 10:53

    Caro Aliandro Borges, se vc não quiser postar no mural do seu blog, não precisa pque o recado é pra vc, não estou aqui pra me aparecer. Acho realmente que política é algo pessoal, cada um acredita em partido politico, ou em figuras politicas a seu criterio, a sua escolha. O fato é que vejo suas publicações em blog ou facebook, e não acredito que ainda hj há pessoas da imprensa, que não ganham nada com isso(não sei isso de fato), de longe de colegios eleitorais importantes, consegue divulgar coisas boas do governo e de nossa presidente Dilma. Não sei se vc percebe, ou se alguem já te falou isso(creio que não), mas vc tá se queimando, queimando sua imagem enquanto "jornalista" que quer se firmar. Ngm nem curte suas publicaçoes acerca do assunto PT, que vc insiste em enfiar a seus leitores, isso já seria um termometro; Chama as pessoas de coxinhas, como se todo mundo fosse tucano, PMDB ou qualquer outro partido, só pque enxergam o que vc sozinho não enxerga. NÓS SOMOS BRASILEIROS E NÃO ESTAMOS NEM AÍ PARA PARTIDO POLÍTICO, nós queremos país de verdade, um governo de pulso firme, que honre suas promessas, que acabe com a impunidade e que não seja conivente com a corrupção. ENTENDEU? VC VÊ ISSO EM BURITI? VC VÊ ISSO NO BRASIL? Vc pede reeleição de sua candidata em um canal publico, mostrando que seu "jornalismo" não é imparcial, o que mancha qualquer credibilidade que vc tenta passar. 80 bilhões de reais desviados dos cofres publicos, maior carga tributaria do mundo, mais de 200 pessoas assassinadas por dia, obras inacabadas, alianças com países comunistas, maior compra de voto legalizada do mundo, escravidão de médicos cubanos, pessoas morrendo por falta de atendimento nos hospitais, menores matando pais de familia como nunca, escandalos e mais escandalos de seus aliados(petrobras)...enriquecimento ilicito de Lula e seu filho e muito mais. VC MORA EM QUE PAÍS? VC ESTA SATISFEITO COM O QUE VÊ? Só quero que vc entenda, não sou partidario, e mto menos tucano, sou brasileiro, leio todo tipo de jornal, livros, e conheço e já viajei o Brasil e o uma boa parte do mundo, mas nunca vi um cenário como este. Sei que vc não mudará sua opinião, cada um só acredita no que quer, mas cara, a sorte que vc faz parte das poucas pessoas esclarecidas que defendem uma comunista, guerrilheira, monoglota, e corrupta. PARABENS PRA VC, eu não leio mais uma palavra que vc escreve, e é só por isso. Um cara que se diz mostrar a verdade, combate corrupção em seu municipio, devia ter vergonha de defender um partido como esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo7/6/14 20:40

      vai toma no cú. faiz agente ler essa monte de asneiras

      Excluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online