"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

17

SERVIDORES DE BURITI REALIZAM PRIMEIRA FESTA APÓS FUSÃO DE SINDICATOS

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Servidores de Buriti realizaram no último domingo 27 a primeira festa em comemoração ao dia do funcionário público após a fusão dos sindicatos.
Numa demonstração de amadurecimento político por parte dos servidores, o Sindicato dos Trabalhadores Do Serviço Público Municipal (SINTASP) - subsede de Buriti, que tinha como lideranças principais Ricardo da Zeneide, Alex Borges e Lúcia Campos, fundiu-se com o Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Buriti (SSPMB), presidida pelo professor Gilson Lima e agora os funcionários passam a ser representados pelo Sindicato dos Trabalhadores Do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB). Com essa nova formatação Alex Borges assumiu a presidência e Gilson Lima, a secretaria de Comunicação.
O clima era de grande alegria entre os participantes, que deixavam clara a satisfação com a união da luta trabalhista.
Animação da festa foi por conta do musical Tira Roupa de Anapurus e Saulo - O fenômeno dos teclados.
 CONFIRA AS IMAGENS DO 1º TORNEIO DO SINTASP/MB


VEJA IMAGENS DA FESTA DOS SERVIDOR ESDE BURITI
























quarta-feira, 30 de outubro de 2013

5

POVOADO RIACHO GRANDE SEDIARÁ UM DAS MAIORES VAQUEJADAS DA REGIÃO

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Nos próximos dias 2 e 3 de novembro acontecerá em Buriti-MA, no povoado Riacho Grande, a 2ª VAQUEJADA DO PARQUE "BOI NO CHÃO".
A vaquejada, organizada por Raimundo Fernandes e Família, sagrou-se uma das melhores da região. Não perca. Participe. Para contatos com organizadores ligar para (98)81211042 (TOINHO) e/ou (98) 81899513(FERNANDO).
A Animação ficará por conta do Forrozão Evolução. Ainda haverá uma premiação de R$ 5.000,00.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

21

ESCÂNDALO DOS POÇOS ARTESIANOS: VEREADORES DENUNCIAM PERFURAÇÃO IRREGULAR DE POÇO NO POVOADO SÍTIO DOS BASTOS.

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


A água que jorra parece mais cambica de buriti.
 Os vereadores de oposição Jorge do Sindicato e Sargento Vagner denunciaram na Câmara Municipal supostas irregularidades na perfuração de um poço artesiano no povoado Sítio dos Bastos.
De acordo com os vereadores o poço teria custado R$ 150.000,00, porém o resultado final que deveria beneficiar a população é esse que você contribuinte vai ver no vídeo abaixo e também nas fotos cedidas pelos vereadores.
Água ou cambica de buriti? Eis a questão.

No local, como é de praxe na maioria das construções feitas pela prefeitura, não havia placa de identificação da obra.
Como se pode ver pelo vídeo, a água é totalmente inapropriada para seres humanos e não serve sequer pra regar plantas e nem mesmo para animal beber, pois aparentemente a água tem uma espécie de ferrugem e um alto teor de sal.
Agora o mais interessante é que a obra foi paga. Isso mesmo 150 mil reais por um poço artesiano, com encanação para as casas e caixa d’água, só que a população continua com a falta de água potável. Pela aparência, ao invés de água parece mesmo é cambica de Buriti. A prefeitura deve uma explicação quanto a esse serviço e ao pagamento.
 Tudo indica que se trata de mais uma obra com características de desviou de verba, a exemplo de muitas estradas vicinais inacabadas e/ou malfeitas nos povoados do município.

Autores da denúncia: ver. Sgt Vagner e Jorge do Sindicato
Por meio do requerimento Nº 120/2013, o dois vereadores da oposição exigem que o prefeito Rafael Mesquita adote medidas para resolver esse problema da comunidade e pedem também o relatório de prestação de contas do poço para saber se realmente a obra foi feita conforme determinava o projeto.

É, buritienses, enquanto a Petrobras vai investir pesado para extrair petróleo do fundo mar, o chamado pré-sal, aqui em Buriti a empresa contratada pela prefeitura (ainda na gestão do ex-prefeito Neném Mourão) para perfuração de poços artesianos conseguiu um feito inédito: extrair cambica de buriti do fundo dos lençóis freáticos. Dar uma bela aula de hidrologia e, claro, também de falcatrua.
VEJA MAIS IMAGENS DO POÇO ARTESIANO DO POVOADO SÍTIO DOS BASTOS




quarta-feira, 23 de outubro de 2013

8

OS SEIS CAPTURADOS QUE PLANEJAVAM ASSALTO AO CORREIO DE BURITI JÁ ESTÃO EM SÃO LUÍS

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Segundo a SSP, três homens foram presos em Buriti e os outros três em Anapurus.
Foto: Heider Matos.
  A Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Maranhão apresentou na tarde desta quarta-feira (23), os seis homens envolvidos em tentativa frustrada de assalto a agência dos correios de Buriti-MA.
 A polícia de Buriti, contando com o apoio do serviço de inteligência da capital, surpreendeu os criminosos quando eles se preparavam para assaltar os Correios.
Tão logo foram informados pela inteligência da intenção da quadrilha, os policiais de Buriti foram mobilizados pelo Sgt Florismar e ficaram em pontos estratégicos aguardando a movimentação dos bandidos.
A operação da Polícia Militar conseguiu prender três homens no município de Buriti e os outros três em Anapurus.
Participaram da Operação Postal os policiais militares de Buriti – MA, sob chefia do Sargento Florismar, acompanhados de militares do GOE (Grupo de Operações Especiais) de Caxias, da Força Tática de Chapadinha, comandada pelo Major Edivaldo Mesquita, da PM de Coelho Neto, sob comando do capitão Flávio e de policiais de Anapurus, sob a chefia do Sgt Adilson.
Foram presos, Cleiton dos Santos, 30 anos, Samuel Campos Marques, conhecido por “Gabi”, 26 anos, José Raimundo Alves de Lima, 36 anos, Gustavo Santana, 31, José de Ribamar Campos Neto, conhecido por ‘Campinho, 30 anos, e José de Nazaré Garreto Vasconcelos.
Segundo a Polícia Militar, os presos são suspeitos de praticar assaltos a instituições bancárias no interior do estado, com eles foram apreendidos uma pistola Pt 40, um revólver calibre trinta e oito, quarenta e uma munições, trinta e cinco de ponto 40 e seis de calibre 38. Além de um veículo Corsa Classic preto de placa OEG 9337 e uma motocicleta Yamaha branca de placa OJD 9655.
CLIQUE NOS LINKS ABAIXO E LEIA MAIS SOBRE A OPERAÇÃO DA PM:

46

POLÍCIA MILITAR PRENDE MAIS TRÊS MEMBROS DE QUADRILHA QUE PLANEJAVA ASSALTAR CORREIOS DE BURITI – MA

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Durante monitoramento foi constatado que eles visavam roubar a agência dos Correios de Buriti de Inácia Vaz.
Um dos criminosos era fugitivo do presidio de Pedrinhas – MA e outro já tinha que cumprir pena de prisão até 2030.
No início da noite dessa terça (22), a polícia militar conseguiu capturar os outros três membros da quadrilha que planejava assalto a correios de buriti. Eles foram agarrados em perseguição na entrada de Anapurus (44,8Km de Buriti), numa moto modelo XTZ de cor branca, placa OJD 9655 de Chapadinha. JOSÉ RIBAMAR CAMPOS NETO (27 anos), GUSTAVO SANTANA (29 anos) e JOSÉ de NAZARÉ GARRETO de VASCONCELOS (30 anos) não conseguiram escapar da intensa caçada articulada pelos policiais militares dos municípios da região. Com a aproximação iminente dos policiais, os bandidos jogaram as armas no mata, antes de serem capturados. No entanto, a polícia fez uma busca e encontrou uma arma ponto 40, exclusiva da polícia, um revolver 38 e munição.
Segundo investigações do comando da PM, José Ribamar Campos Neto morava em Viana e era fugitivo do presidio Pedrinhas; Gustavo Santana residia em Itapecuru-Mirim e José de Nazaré Garreto de Vasconcelos, em Chapadinha. Os outros três que foram presos ainda em Buriti confirmaram residência em Teresina, capital do Estado do Piauí: Gabriel Silva de Oliveira, no bairro jardim São Cristóvão; Cleiton dos Santos, bairro Morro do Urubu e José Raimundo Alves de Lima, em Santa Maria da Codipe.
Todos os acusados foram apresentados na Delegacia de Buriti, local onde foram autuados em flagrante pelos crimes de formação de quadrilha e porte irregular de arma de fogo. E, em seguida foram encaminhados para Chapadinha-MA.
As prisões são resultado de deflagrada operação de inteligência da PM com o objetivo de surpreender e capturar uma quadrilha que planejava assaltar os Correios do município, que também funciona como agência do Banco Postal (ligado ao Banco do Brasil). Toda a operação foi comanda pelo Major Edivaldo Mesquita da 4ª CI da PM de Chapadinha.
COMO OCORREU A OPERAÇÃO
Sgt Florismar, comandante da PM em Buriti, mostra munição encontrada com o bando
Em mais uma ação rápida e eficiente, policiais militares de Buriti – MA, sob chefia do Sargento Florismar, acompanhados de militares do GOE (Grupo de Operações Especiais) de Caxias, da Força Tática de Chapadinha, da PM de Coelho Neto, sob comando do capitão Flávio e de policiais de Anapurus, sob a chefia do Sgt Adilson, efetuaram, no início da noite de ontem (22), a prisão em flagrante de José Ribamar Campos Neto, Gustavo Santana, José de Nazaré Garreto de Vasconcelos, Gabriel Silva de Oliveira, Cleiton dos Santos e José Raimundo Alves de Lima, que planejavam assaltar a agência dos Correios no município.
 A polícia de Buriti, contando com o apoio do serviço de inteligência da capital, surpreendeu os criminosos quando eles se preparavam para assaltar os Correios.
Tão logo foram informados pelo serviço de inteligência da intenção da quadrilha, os policiais de Buriti foram mobilizados pelo Sgt Florismar e ficaram em pontos estratégicos aguardando a movimentação dos bandidos.
Os suspeitos almoçaram no Restaurante APB e compraram duas quentinhas que foram levadas por eles para outros membros da quadrilha que estavam na Chapada. Nessa ida para a Chapada a polícia fez uma abordagem, mas nada encontrou no veículo corsa classic preto de uso dos suspeitos. Quando retornaram já haviam alertado os comparsas e, então, começou a perseguição da PM. Eles foram detidos próximo ao Banco do Brasil.
 No corsa, com os três bandidos presos pela polícia, foi encontrado muita munição. Pressionados, eles revelaram o esquema para assaltar os correios da cidade e que havia outros três comparsas que teriam conseguido escapar.
Entretanto, a PM já havia captado as ligações e alertara os comandos policiais dos municípios de Caxias, Anapurus, Coelho Neto, Duque Bacelar e Chapadinha para intensificarem a caçada. Foi quando, já à noite, os demais membros do bando foram capturados no município de Anapurus e levados para Buriti, onde foi feita a lavratura do auto de prisão em flagrante.
Entusiasmo com o êxito da operação da PM, o Sgt Florismar afirmou ao CB que contou com o efetivo de Buriti e também teve o apoio da Força Tática da 4ª Companhia Independente (CI) da PM em Chapadinha, sob o comando do Major Edvaldo Mesquita; da PM de Coelho Neto, sob comando do capitão Flávio; do GOE (Grupo de Operações Especiais) de Caxias e da PM de Anapurus, sob a chefia do Sgt Adilson.  
As suspeitas são de que o grupo seja responsável por vários assaltos ocorridos em Buriti, especialmente aos Correios, que já foi assaltado nove vezes. Por esse motivo, o serviço de inteligência da PM intensificou o monitoramento e, por meio de interceptações e informações sigilosas, descobriu que o bando planejava realizar, ontem (22), assaltos na cidade.
Munição apreendida com os assaltantes.
Em poder dos três últimos assaltantes presos na entrada de Anapurus, foram apreendidos, uma arma ponto 40, de uso exclusivo das policias, com numeração raspada, um revolver calibre 38 e muita munição, além de aparelhos celulares.

Alguns dos autuados ostentam extensa fixa criminal, constando em seus registros, fuga do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, na capital,  pena de prisão decretada em Guarulhos, Estado de São Paulo, com cumprimento até 2030, tráfico de drogas e participação em sequestros.

VEJA MAIS IMAGENS ABAIXO


terça-feira, 22 de outubro de 2013

18

CAÇADA A CRIMINOSOS: PM DE BURITI SURPREENDE ELEMENTOS SUSPEITOS QUE PLANEJAVAM ASSALTAR OS CORREIOS, ALÉM DE OUTROS ESTABELECIMENTOS.

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Entre os presos já tinha um com prisão para ser cumprida até 2030 na cidade de Guarulhos-SP.

             Polícia de Buriti, contando com o apoio do serviço de inteligência da capital, surpreendeu criminosos que planejavam assaltar a agência dos Correios da cidade.
O Correio Buritiense (CB) ouviu o Comandante da PM em Buriti, Sargento Florismar, que relatou com detalhes a operação bem sucedida da PM.
Tão logo foram informados pelo serviço de inteligência de que uma quadrilha pretendia fazer assaltos em Buriti, os policiais foram mobilizados pelo Sgt Florismar e ficaram em pontos estratégicos aguardando a movimentação dos bandidos.
Os suspeitos almoçaram no Restaurante APB e compraram duas quentinhas que foram levadas por eles para outros membros da quadrilha que estavam na Chapada. Nessa ida para a Chapada a polícia fez uma abordagem, mas nada encontrou no veículo corsa classic preto de uso dos suspeitos. Quando retornaram já haviam alertado os comparsas e, então, começou a perseguição da pm. Eles foram detidos próximo ao Banco do Brasil.
 No corsa com os três bandidos presos pela polícia foi encontrado muita munição. Pressionados, eles revelaram o esquema para assaltar os correios da cidade e que havia outros três comparsas que teriam conseguido escapar.
Entretanto, a PM já havia captado as ligações e alertara os comandos policiais dos municípios de Caxias, Coelho Neto, Duque Bacelar e Chapadinha para intensificarem a caçada. No inicio da noite, os demais membros do bando foram capturados no município de Anapurus e já estão em Buriti para a lavratura do auto de prisão em flagrante.
Entusiasmo com o êxito da operação da PM, o Sgt Florismar afirmou ao CB que contou com o efetivo de Buriti e também teve o apoio da Força Tática da 4ª  Companhia Independente (CI) da PM em Chapadinha, sob o comando do Major Edvaldo Mesquita, que acompanhou toda a operação de captura; da PM de Coelho Neto, sob comando do capitão Flávio; do GOE (Grupo de Operações Especiais) de Caxias e da PM de Anapurus, sob a chefia do Sgt Adilson.  
Os três suspeitos presos ainda em Buriti confirmaram que moram em Teresina-PI. Entre eles, um já tinha prisão para ser cumprida até 2030 na cidade de Guarulhos-SP.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

35

COMERCIANTE VILMAR BORGES É ASSALTADO PELA SEGUNDA VEZ ESSE ANO

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


A vítima foi agredida com uma coronhada na cabeça e foi levada para Teresina-PI

A loja de tecidos do ex-vereador Vilmar Borges foi assaltada novamente na manhã de ontem (20). Esse é o segundo assalto à loja e na primeira, ocorrida no dia 8 de abril deste ano, o proprietário reagiu e chegou a lutar com o bandido. (CLIQUE AQUI E RELEMBRE)
Dois bandidos entraram, pela manhã, na casa de seu Vilmar, que fica contígua à sua loja que se encontrava fechada por se tratar de um domingo. O comerciante, que estava acompanhado pelo sua esposa Jacimar Borges, foi atingido por uma coronhada de revólver em sua cabeça e levado rapidamente para Teresina-PI. Além de escoriações em um de seus braços, ficaram 5 pontos no cabeça.
No momento da ação, os criminosos bradavam pelo dinheiro e teriam levado cerca de 1500 reais. Insatisfeitos, eles teriam exigido ainda colares e pulseiras de ouro; a vítima e sua esposa, porém, negaram possuir ouro o que os enfureceu e, então, começaram as coronhadas. Dona Jacimar passou a gritar por socorro e assustados eles fugiram para um veículo, onde um terceiro criminoso aguardava para fuga.

A polícia de Buriti ainda não tem pistas dos assaltantes. 

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

0

MARANHÃO PODE TER MAIS 32 MUNICÍPIOS; CONFIRA AS NOVAS REGRAS DE EMANCIPAÇÃO.

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


*Com informações de www.jornalpequeno.com.br 
Foi aprovado no Senado o projeto de lei complementar que regulamenta novas regras para a criação e emancipação de municípios. O poder a criação de novos municípios volta a esfera estadual, com as assembleias legislativas dos estados decidindo ou não, sobre a criação de novos municípios.
Os critérios determinados, pelo texto aprovado no senado federal, estipulam que um pedido assinado por 20% dos eleitores residentes na área geográfica diretamente afetada, seja apresentado na assembleia legislativa, seja no caso da criação ou desmembramento como nas situações em que houver fusão ou incorporação de cidades.
Já a Assembleia Legislativa deverá realizar e coordenar um “estudo de viabilidade” do novo município. Caso o município obedeça aos critérios, será realizado o plebiscito que definirá a criação ou não do novo município.
CRITÉRIOS
Para o município ser criado deverá ter:
Eleitorado (pessoas com título de eleitor) igual ou superior a 50% da população do distrito;
Possuir “núcleo urbano já constituído” e contando com infraestrutura, edificações e equipamentos “compatíveis com a condição de município”;
Ter arrecadação superior à média de 10% dos atuais municípios do estado;
A área urbana não pode estar situada em reserva indígena, área de preservação ambiental ou área pertencente à União, a autarquia ou fundação do governo federal.
Confira a lista dos 32 municípios maranhenses que aguardam ser emancipados:
Nazaré do Bruno (Caxias)
Brejinho dos Cocais (Caxias)
Moisés Reis (Codó)
Cajazeiras do Maranhão (Codó)
Novo Bacabal (Açailândia)
Brejinho (Bacabal)
Santa Vitória do Maranhão (Barra do Corda)
Ipiranga (Barra do Corda)
Santo Onofre (Santa Luzi)
Faisa da Chapada do Seringal (Santa Luzia)
II Núcleo (Buriticupu)
Palmares do Maranhão (Itapecuru-Mirim)
Alto Brasil (Grajaú)
São José das Varas (Barreirinhas)
Barro Duro (Tutóia)
Deputado João Evangelista (Zé Doca)
Carnaubeiras (Araioses),

Novo Jardim (Bom Jardim)
Paiol do Centro (Parnarama)
Porto Santo do Maranhão (Turiaçu)
Baixão Grande do Maranhão (São Domingos do Maranhão)
Coque (Vitória do Mearim)
Morada Nova (Pindaré-Mirim)
Auzilândia (Alto Alegre do Pindaré)
Belém do Maranhão (Tuntum)
Vitória da Parnaíba (Santa Quitéria)
Jacaré (Penalva)
Castelo (Monção)
Queimadas (Santa Quitéria)
Maracanã do Maranhão (São Luís)
Maiobão (Paço do Lumiar)
São Simão do Maranhão (Rosário)

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

4

SENADO APROVA CRIAÇÃO DE MAIS DE 180 NOVOS MUNICÍPIOS

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


FONTE: WWW.FOLHA.COM.BR
O Senado aprovou nesta quarta-feira (16) projeto que abre caminho para a criação de mais de 180 novos municípios e cerca de 30 mil cargos públicos no país. O texto segue para sanção da presidente Dilma Rousseff.
O projeto altera regras para a criação, fusão e desmembramento de municípios - que hoje somam 5.570 no país. Segundo dados da Frente Parlamentar de Apoio à Criação de Novos Municípios, a proposta deve permitir em curto prazo a formação de até 188 novos municípios que cumprem as novas regras impostas pelo Congresso, entre os que serão emancipados, desmembrados ou mesmo criados.
Governistas estimam que os novos municípios vão trazer impactos da ordem de R$ 9 bilhões mensais aos cofres públicos -tendo como base o número de prefeitos, vice-prefeitos, servidores das prefeituras, vereadores e funcionários das Câmaras Municipais com o cálculo de salário médio de R$ 3.000.
A proposta enfrenta resistências no governo por provocar aumento de gastos para bancar as estruturas de Executivo e Legislativo da nova cidade. Apesar do impacto, nenhum senador falou contra o mérito do projeto. Apenas o PSDB liberou a bancada, para cada parlamentar votar individualmente, sem orientação da sigla.
No total, 53 senadores votaram a favor do projeto, 05 foram contrários à sua aprovação e outros três se abstiveram.
Pela proposta, a formação de novas cidades só será permitida após a realização de Estudo de Viabilidade Municipal e de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações envolvidas. O projeto determina que, para a criação do município, o estudo de viabilidade municipal precisa ter apoio de 20% dos eleitores da área a ser emancipada. O texto também exige uma população mínima, que varia de acordo com a região. Para a emancipação, a população do novo município deve ser igual ou superior a 6.000 habitantes nas regiões Norte e Centro-Oeste; 8.500 mil habitantes no Nordeste; e 12.000 no Sul e Sudeste.
As assembleias legislativas terão ainda que aprovar as condições econômicas de subsistência do município. Serão proibidos, por exemplo, o chamado distrito dormitório, sem atividade comercial ou industrial.
Numa vitória do governo, o projeto manteve a proibição para a criação de municípios em áreas da União, terras indígenas e de preservação ambiental. Os deputados haviam liberado a criação nessas áreas.
Apesar de o projeto abrir caminho para a criação de novas cidades e aumento de gastos, senadores afirmam que as novas regras vão "moralizar" o atual modelo.
"Vai ter custos para quem? Para ninguém. A arrecadação do município-mãe será a mesma, ele só vai reparti-la com a nova cidade. Aumentar despesa, não aumenta", disse o senador Valdir Raupp.
Autor do projeto, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) disse que o projeto é "moralizador" e não aumenta os gastos municipais. "É tão moralizador que, se estivesse em vigor há alguns anos atrás, mais de 2.000 municípios não teriam sido criados. É um marco regulatório, moralizando a criação, fusão e incorporação dos municípios", disse.
Senadores contrários ao projeto criticaram o momento de sua aprovação - em meio às reclamações de prefeitos endividados e a pouco mais de um ano das eleições. "Em outras circunstâncias de temperatura e pressão atmosférica, poderiam ser perfeitamente aceitos esses critérios. Temos inúmeros municípios que estão com o seu limite de gastos ultrapassados. Muitos não poderão pagar os décimos terceiros salários. Não é o melhor momento para providências desta ordem", disse o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).
Defensores do projeto afirmam que ele vai "frear" a criação de novos municípios no futuro porque, desde a Constituição de 1988, não havia regras específicas para o surgimento das novas cidades. Em 1996, o Congresso aprovou uma Emenda Constitucional exigindo uma lei complementar federal regulamentando a criação dos novos municípios - o que ocorreu somente hoje.
A lacuna legislativa, segundo congressistas, permitiu a criação de mais de 2.000 municípios nos últimos anos. "Quem quiser fazer leitura equivocada, que faça. Nós estamos cumprindo o nosso dever de maneira correta", disse o senador Inácio Arruda (PC do B-CE).
A emenda foi uma resposta às denúncias de farra na criação de novas cidades já que a Constituição de 1988 facilitou o processo de concepção de uma nova cidade - ao transferir para as assembleias legislativas estaduais essa atribuição.
Com a prática de não fazer discursos em plenário e participar de poucas sessões do Senado, o senador Jader Barbalho (PMDB-PA) fez a defesa do projeto em rápido discurso.
Jader disse que aqueles que conhecem o Brasil, especialmente a Amazônia, são favoráveis à criação de novos municípios. "Me recordo de municípios criados na Amazônia, em que a sede do município era no Arquipélago do Marajó. Para que alguém conseguisse chegar a um cartório de registro, fosse de nascimento ou imobiliário, teria que dar a volta ao mundo para chegar na sede do município. Quem conhece esse país, principalmente a região Norte, tem a exata dimensão da necessidade da criação de novos municípios", afirmou.
Jader disse que decidiu discursar para dar o seu "testemunho" de que, nos locais onde municípios foram criados, as populações locais passaram a ter melhores condições de vida. "Eu não gostaria que esse assunto fosse encerrado o debate sem dar o meu testemunho da necessidade do atendimento dessas populações que precisam do poder público."
Pelo projeto aprovado hoje, para conquista a viabilidade econômica, a nova cidade terá que comprovar arrecadação própria, especialmente para financiar educação e saúde. A nova cidade não pode ser considerada o chamado distrito dormitório.


terça-feira, 15 de outubro de 2013

14

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO LANÇA O PROJETO FOTOGRÁFICO "CONHECENDO O LUGAR ONDE MORO"

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Secretário Romildo Júnior em cerimônia de lançamento do concurso.
Diante de autoridades e da comunidade buritiense, o secretário municipal de educação, Romildo Júnior, lançou ontem (14) o concurso fotográfico “CONHECENDO O LUGAR ONDE MORO".  A ideia central do projeto é criar um banco de dados de imagens que retratem o município de Buriti-MA em seus aspectos histórico, ambiental, econômico e cultural.
O projeto, de autoria do próprio secretário de educação, e que tem total apoio do prefeito Rafael, envolve as escolas do município e constitui um grande passo no sentido de estimular a construção, por meio da fotografia, de uma identidade no âmbito do espaço geográfico de Buriti, incluindo todos os povoados. Ele fortalece o sentido de identidade dos buritienses na medida em que envolve os eixos ambiental, cultural, histórico e social.
Os alunos participantes do concurso se inscreverão com fotografias e uma produção escrita descritiva para cada uma delas. Trata-se de uma possibilidade de demonstração e socialização com os outros alunos e para comunidade geral da realidade presente na rua, avenida, no bairro ou no povoado em que ele vive.
O projeto contempla premiação para os melhores trabalhos que serão apresentados no aniversário de Buriti em 06 de dezembro. As produções também ficarão em exposição para visitação pública no Centro de Apoio Pedagógico Bernadete Cunha (CAP).
Participaram do lançamento os vereadores Rosim, Laudelino e Andreia Costa, o Comandante da PM em Buriti, sargento Florismar, o senhor Guido (artesão buritiense), o secretário de cultura Théo, o prof. Alex Borges, presidente do SINTASP/MB (Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público do Município de Buriti) e o prof. Gilson Lima, Secretário de Comunicação Sindical do SINTASP/MB.
O prefeito Rafael Mesquita justificou sua ausência porque teria uma reunião com a governadora Roseana Sarney. 



MAIS DETALHES DO PROJETO

EIXOS TEMÁTICOS

Eixo Ambiental – Serão considerados os aspectos relacionados às belezas naturais, tais como riachos, córregos, balneários, paisagens naturais, etc.
Eixo Histórico – Serão considerados os aspectos históricos da cidade/povoado, tais como fundação, primeiras casas, antigos moradores, instrumentos de trabalho, etc.
Eixo Econômico - Serão considerados os aspectos relacionados às atividades econômicas do município, antigas e atuais.
Eixo Cultural - Serão considerados os aspectos relacionados às expressões artísticas e culturais do povoado ou sede.
 PARTICIPAÇÃO DAS ESCOLAS

Cada escola poderá inscrever, no mínimo, 4 fotografias e o máximo 8, sendo duas para cada eixo. As imagens deverão ter um tamanho padrão de 20x30 cm e devem incluir a produção escrita descritiva referente à foto.
PREMIAÇÃO
Para premiação serão considerados os critérios: criatividade, originalidade, beleza e estética.  
Os três melhores de cada eixo temático serão premiados da seguinte forma:
1ºlugar → 01 tablet para o aluno e um notebook para escola.
2ºlugar →01 câmera digital para o aluno e uma caixa amplificadora para escola.
3º lugar→ 01 telefone celular para o aluno e um Microsystem para escola.

ORGANIZAÇÃO E AUTORIA

Secretário Municipal de Educação
José Romildo de Queiroz Ataíde Júnior

APOIO
 Prefeito Rafael Mesquita
← Anterior Proxima → Página inicial

Usuários on-line


usuários online