"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

Confraternização da Amib

Confraternização da Amib

quarta-feira, 31 de julho de 2013

5

AMIB E ASSOCIAÇÃO DE IDOSOS REALIZARAM CAMINHADA NOS FESTEJOS DE BURITI-MA

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Com o objetivo de chamar a atenção para a importância dos avós na sociedade, a AMIB (Associação de Amigos de Buriti) e a Associação Buritiense de Idosos e portadores de Necessidades Especiais (ABINE) promoveram no dia 25 de julho, nos festejos da cidade, uma caminhada pelas ruas de Buriti-MA.
Os caminhantes levavam a bandeira da ABINE, cartazes com a imagem de Sant’Ana e com o Poema do Idoso (que o CB  reproduz abaixo), além de faixas que faziam alusão a importância do legado dos idosos para a geração mais jovem.
A caminhada partiu do Fórum, pela Avenida Condoca Machado, e seguiu até a sede da Amib, onde foi servido um café da manhã e realizado o sorteio de vários brindes.

VEJA AS IMAGENS DA CAMINHADA E DA PREMIAÇÃO PELO SORTEIO


































7

BURITI ESTÁ ENTRE OS 60 MUNICÍPIOS COM OS PIORES ÍNDICES DE DESENVOLVIMENTO HUMANO DO MARANHÃO

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


ü  A cidade ocupada a 161ª posição no ranking estadual;
ü  Buriti e os vizinhos Coelho Neto, Brejo, Santa Quitéria, Milagres do Maranhão, Mata Roma, Anapurus, Duque Bacelar e Afonso Cunha encontram-se em estado de alerta, com baixo desenvolvimento humano.
ü  Ressalte-se que o Maranhão é o 2º pior Estado da federação em desenvolvimento humano.


O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Brasil cresceu 47,5% entre 1991 e 2010, segundo o "Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013", divulgado nessa segunda-feira (29) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). De acordo com a publicação, a cidade com o IDHM mais elevado é São Caetano (SP), e os municípios que tiveram maior evolução no quesito "renda" são das regiões Norte e Nordeste.
O município de Buriti-MA ,segundo levantamento do PNUD, tem IDHM de 0,548 com classificação de “baixo desenvolvimento humano”. No ranking nacional dos municípios, ocupa a posição 5225º.
O Maranhão ficou em penúltimo lugar na avaliação geral feita pelo Atlas do Desenvolvimento, ficando à frente apenas do estado de Alagoas, que obteve resultado 0,631.
A classificação do IDHM geral do Brasil mudou de "muito baixo" (0,493), em 1991 para "alto desenvolvimento humano" (0,727), em 2010. Em 2000, o IDHM geral do Brasil era 0,612, considerado "médio".
O IDHM é um índice composto por três indicadores de desenvolvimento humano: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda).
O IDHM do país não é a média municipal do índice, mas é um cálculo feito a partir das informações do conjunto da população brasileiras em relação aos três indicadores. O IDH municipal também tem critérios diferentes do IDH global, que o Pnud divulga anualmente e que compara o desenvolvimento humano entre países.
Entre os três indicadores que compõem o IDHM, o que mais contribuiu para a pontuação geral do Brasil em 2013 foi o de longevidade, com 0,816 (classificação "desenvolvimento muito alto", seguido por renda (0,739; "alto") e por educação (0,637; "médio").
Apesar de educação ter o índice mais baixo dos três, foi o indicador que mais cresceu nos últimos 20 anos: de 0,279 para 0,637 (128%). Segundo o Pnud, esse avanço é motivado por uma maior frequência de jovens na escola (2,5 vezes mais que em 1991). No indicador longevidade, o crescimento foi 23% entre 1991 e 2010; no caso de renda, a alta foi de 14%.
Em 20 anos, 85% dos municípios do Brasil saíram da faixa de “muito baixo desenvolvimento humano”, segundo classificação criada pelo Pnud. Atualmente, 0,57% dos municípios, ou 32 cidades das 5.565 do país, são consideradas de “muito baixo desenvolvimento humano”.


As faixas classificatórias do Índice de Desenvolvimento Municipal (IDHM) são "muito baixo" (0 a 0,499); "baixo" (0,500 a 0,599); "médio" (0,600 a 0,699); "alto" (0,700 a 0,799) e "muito alto" (0,800 a 1).



VEJA OS DADOS REFERENTES A OUTROS MUNICÍPIOS BRASILEIROS E COMPARE CLICANDO AQUI.
5

MANTINHA VENCE O 10º TORNEIO DE FÉRIAS ZÉ BORGES

Compartilhe:

Print Friendly and PDF



O Time da Matinha venceu o 10º Torneio de Férias Zé Borges, realizado no dia 24 de julho no campo de futebol Society do Casa Club. Idealizado por Allysson Borges, o torneio é hoje organizado por familiares de um dos maiores desportista de Buriti, José Pereira Borges. Zé Borges, professor e poeta, sempre foi conhecido pela sua intelectualidade e pelo apreço com o futebol de Buriti-MA.
Participaram do torneio as equipes Matinha, Cajueiro, Skina da Fama, Piscina, Rua da Cadeia e Ajax.
A equipe Piscina foi vice-campeã do torneio.
Jogadores da equipe Matinha, campeã do torneio: Júnior, Valtin, Jacaré, Elimar, Lulu, Macin, Moisés, Romário, Neném, Cafu, Edu e Jair.
PATROCINADORES:
Chico da Casa Nova
Lucas Machado & Mercantil Lucas
Prefeito Rafael Mesquita.

ORGANIZAÇÃO:
Aliandro Borges
Allysson Borges
Alex Borges

COBERTURA TOTAL:
Correio Buritiense

CONFIRA AS IMAGENS DAS EQUIPES







































← Anterior Proxima → Página inicial

Usuários on-line


usuários online