"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

Faça sua aposta no Mix Best

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

4

RAFAEL MESQUITA E OUTROS PREFEITOS SÃO RECEBIDOS PELO MINISTRO EDSON LOBÃO EM BRASÍLIA.

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Durante a reunião, o ministro destacou a importância da redução das tarifas de energia.
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, reafirmou, durante encontro com cerca de trinta prefeitos maranhenses, entre eles o prefeito de Buriti (MA), Rafael Mesquita, na tarde de ontem (30), o compromisso de consolidar a infraestrutura de desenvolvimento do Maranhão, com investimentos maciços nas áreas de energia, petróleo e mineração. Acompanhados do deputado federal Sarney Filho, os prefeitos, a maioria do Partido Verde (PV), que se encontram em Brasília desde o início da semana, foram visitar Lobão em seu gabinete, para conhecer os programas e ações do Ministério de Minas e Energia.
Lobão destacou para os prefeitos a importância da redução das tarifas de energia elétrica para os orçamentos domésticos e das empresas e para a economia nacional. Ele disse que, desde que chegou ao Ministério, em 2008, ainda no governo de Lula, vem se debruçando sobre estudos para diminuir as contas de luz dos brasileiros. “Agora, concluídos esses estudos, a presidente Dilma teve a coragem de baixar o custo da energia em 20% em média, o que é uma conquista histórica e definitiva para todos”, disse ele.
O ministro garantiu aos prefeitos apoio na execução do Programa Luz Para Todos e lembrou que o Maranhão foi o Estado que, proporcionalmente, mais se beneficiou da iniciativa, ao permitir o acesso gratuito a energia a 1,5 milhão de maranhenses. “Nosso propósito, agora, é atender a todos aqueles povoados aonde o Luz para Todos ainda não chegou”, garantiu.
“O Luz Para Todos é o maior programa social do mundo. Ele foi inicialmente programado para atender a 10 milhões de pessoas, mas atendemos a quase 15 milhões”, comemorou o ministro.
Em nome dos prefeitos, o deputado Sarney Filho disse: “Todos nós, maranhenses, nos sentimos orgulhosos de sua atuação no Ministério de Minas e Energia”. Os prefeitos, segundo ele, ali estavam para agradecer a atenção que Lobão tem dado ao seu Estado. Afirmou que eles iniciam novos mandatos preocupados com um quadro grave de dificuldades que afetam seus municípios.
“A situação de muitos prefeitos não é fácil”, disse Sarney Filho. Disse que, na maioria, houve queda de receitas e aumento de obrigações e responsabilidades das prefeituras.
O prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia, falou sobre as prospecções de gás que estão sendo feitas em seu município pela empresa OGX e disse que, em função do número de pessoas que chegam ao município em função do empreendimento, está lidando com problemas como a falta de leitos no hospital municipal e a precariedade das estradas vicinais.
15

TRIBUNAL DE JUSTIÇA (TJ/MA) DEVOLVE PROCESSO PARA QUE EX-PREFEITO SEJA JULGADO NA COMARCA DE BURITI (MA)

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Futuro do ex-prefeito Neném Mourão está agora nas mãos da juíza de Buriti – MA
A cobra agora vai fumar para o Macho Maxixe Maduro
Em decisão publicada, no dia 25 de janeiro, no diário eletrônico da Justiça, o desembargador José Luiz Oliveira de Almeida, relator do processo nº 0004652-90.2012.8.10.0000, devolveu os autos de denúncia do Ministério Público do Estado do Maranhão, em desfavor do ex-prefeito Francisco Evandro Freitas Costa Mourão (Neném Mourão) para Comarca de Buriti/MA.
Na denúncia, Subprocurador-Geral de Justiça, Suvamy Vivekanda Meireles, o acusa de supostas ilegalidades em licitações, pelo crime previsto no art. 89, da Lei nº 8.666/93 e art. 1º, do Decreto-lei nº 201/67, c/c art. 69, do Código Penal.
Com a decisão do relator, o futuro do ex-prefeito agora depende da análise da juíza de Buriti, Dra. Vanessa Ferreira Pereira Lopes, que se tornou um desafeto do ex-prefeito, visto que no dia 11 de outubro, contrariado com decisão da magistrada, ele entrou com Mandado de Segurança contra a decisão da juíza, alegando suposta ilegalidade em sua decisão de condená-lo provisoriamente a pagar cinco salários mínimos de pensão alimentícia a Gerlene Vieira, com quem o ex-prefeito teve uma filha, fruto de um relacionamento extraconjugal. (Clique para saber mais).
Aplicando o princípio da atualidade do mandato ou cargo, em que o foro privilegiado de autoridades apenas se mantém quando o agente político estiver em exercício efetivo de função pública, o desembargador-relator encaminhou todo o processo, contendo 177 folhas, do denunciado para que o processamento e julgamento sejam realizados na Justiça de primeiro grau. Sendo assim, a juíza da comarca de Buriti/MA tomará a decisão, como bem “entender de direito”, no sentido de absorver ou condenar o réu Neném Mourão.
CLIQUE NO LINK ABAIXO, LEIA E IMPRIMA, NA ÍNTEGRA, A DECISÃO DO RELATOR.


quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

5

OPERAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR, QUE APREENDEU 75 PEDRAS DE CRACK EM BURITI, REPERCUTE NO MARANHÃO.

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Operação da PM foi destaque no jornal Bom Dia Mirante.
A ação, também, foi noticiada, primeiro, no Correio Buritiense
Operação da Polícia Militar, que apreendeu 75 pedras de crack no bairro Bacuri, em Buriti (MA), destacada aqui no Correio Buritiense, repercutiu no Maranhão e foi mostrada, em reportagem, no jornal matinal Bom Dia Mirante, da TV Mirante, ontem (30). (Releia aqui a matéria)
Na entrevista concedida à Mirante, o sargento Florismar, que coordenou toda operação exitosa, afirmou que está  aguardando novos reforços para o carnaval e também adiantou que Buriti receberá uma nova viatura para PM.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

0

TRAGÉDIA DE SANTA MARIA: 75 PACIENTES AINDA CORREM RISCO DE MORTE

Compartilhe:

Print Friendly and PDF



*Da agenciabrasil.com.br
As autoridades de saúde do Rio Grande do Sul e do governo federal estão especialmente preocupadas com os 75 pacientes vítimas do incêndio em Santa Maria que permanecem em estado crítico de saúde, com risco de morte. Somente na cidade onde ocorreu a tragédia com 231 mortos, existe 83 pacientes internados, sendo 33 em estado grave.
Os pacientes em estado mais crítico são, em geral, os que estão intoxicados gravemente com a fumaça do incêndio ou sofreram queimaduras intensas. Para este último caso, o Ministério da Saúde pediu ajuda a profissionais de hospitais de referência no Rio de Janeiro e do Paraná, além do Hospital Albert Einstein, de São Paulo.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, os 75 casos gravíssimos incluem pacientes que precisam de diálise permanente, medicação para manter a pressão sanguínea e ventilação mecânica, por exemplo. Em dois casos, a situação é tão crítica que as pessoas não puderam ser transferidas de Santa Maria para Porto Alegre, porque não suportariam a viagem.
O número de pacientes graves, no entanto, vem sendo reduzido e alguns já deixaram a UTI. Apesar disso, novos casos críticos ainda podem surgir. Segundo o ministro, 30 pacientes procuraram ontem (28) a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas de Santa Maria porque apresentaram sintomas como tosse e falta de ar. 
“Depois da data do incêndio, mesmo pessoas que inicialmente não tiveram nenhum sintoma, começaram a aparecer com sinais de tosse, falta de ar e começaram a evoluir para o que nós chamamos de uma pneumonite química”, explicou.
Hoje, no entanto, apenas duas pessoas apresentaram os sintomas da intoxicação pela fumaça do incêndio. Entretanto, o ministro alerta que os casos de pneumonite podem se agravar rapidamente e levar o paciente à morte se não forem tratados. Por isso, pede que qualquer pessoa que esteve na boate no momento do acidente e inalou a fumaça procure uma unidade de atendimento, se vier a se sentir mal.
De acordo com Padilha, exames de raio X não são suficientes para atestar a intoxicação e o paciente deve ser examinado clinicamente por um médico.
Apesar de Santa Maria ter 30 leitos de UTI, os casos graves estão sendo levados aos poucos para Porto Alegre (RS). A intenção do comitê de gerenciamento de crise formado pelo ministro e pelos secretários de Saúde do estado e do município é deixar esses leitos vagos para casos de pneumonite que vierem a exigir respiração artificial.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

0

INCÊNDIO EM BOATE DEIXA CENTENAS DE MORTOS E FERIDOS EM SANTA MARIA (RS)

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Um incêndio na boate Kiss, no Centro de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, deixou ao 231 mortos e dezenas de feridos na madrugada de domingo (27), segundo dados da Polícia Civil. O fogo foi controlado por volta das 5h30m, mas às 7h ainda havia equipes no local, fazendo o trabalho de rescaldo.
A polícia e o Corpo de Bombeiros apuram as circunstâncias que provocaram fogo. Segundo as primeiras informações divulgadas pelo site G1, as chamas teriam começado por volta das 2h30m quando o vocalista da banda que se apresentava fez uma espécie de show pirotécnico. As faíscas atingiram a espuma do isolamento acústico e as chamas se espalharam.
O prédio ficou destruído e corre risco de desabamento. O incêndio provocou pânico e muitas pessoas não conseguiram acessar a saída de emergência. Os feridos foram levados para os hospitais Universitário, do Exército, da Caridade e para a Casa de Saúde Santa Maria. Os bombeiros pedem que as famílias busquem informações sobre as vítimas nas unidades de saúde.
A lista com nome das vítimas mortos já foi divulgada. Clique no link abaixo e veja.

VEJA ABAIXO TAMBÉM INFOGRÁFICO DO JORNAL ZERO HORA QUE DETALHA A SITUAÇÃO DRAMÁTICA DAS VÍTIMAS


sábado, 26 de janeiro de 2013

0

DILMA MANTÉM DETERMINAÇÃO DE AUMENTAR INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO

Compartilhe:

Print Friendly and PDF



*Do Blog Controle Social, com informações do Correio Brasiliense.
Presidenta apresentará, na semana que vem, uma proposta de revisão das dívidas municipais em troca do apoio para manutenção dos royalties do petróleo destinados à educação. 
Para diminuir a pressão dos aliados e garantir que os recursos do pré-sal sejam destinados integralmente para a educação, o governo apresentará aos prefeitos reunidos em Brasília na semana que vem uma proposta de revisão das dívidas municipais. O Planalto aceita trocar o indexador da dívida de IGPDI mais 6% por IPC ou taxa Selic, a depender de qual estiver com o percentual mais baixo. Em contrapartida, não quer que se repitam as cenas do fim do ano passado, quando uma caravana de administradores municipais desembarcou em Brasília querendo o dinheiro que virá dos novos campos de petróleo, levando a presidente Dilma Rousseff a vetar o projeto e comprar uma briga com o Congresso. 
Além disso, a presidente, de olho no destravamento da economia para assegurar um PIB mais consistente nos dois anos decisivos para a sua reeleição, cobrará que os prefeitos utilizem as verbas desta folga orçamentária em investimentos, como obras de infraestrutura, saneamento e saúde, e não no aumento do custeio ou no inchaço da máquina pública. 
Segundo apurou o Correio, essa será uma das discussões centrais no encontro da presidente Dilma Rousseff com os administradores municipais empossados em 1º de janeiro, marcado para a segunda-feira (28) da semana que vem, em Brasília. Os ministros cujas pastas tenham forte atuação nos municípios farão painéis mostrando todos os programas federais e os recursos disponíveis para as cidades brasileiras. A percepção do Planalto é de que muitos prefeitos desconhecem os repasses a que têm direitos ou não sabem elaborar projetos eficientes para que as verbas sejam efetivamente liberadas.
Essa seria uma das maneiras para mostrar que, muitas vezes, as cidades estão afogadas em problemas ou engessadas mais por desconhecimento do que por questões fiscais e econômicas. Mesmo assim, o governo federal está disposto a dar uma mãozinha. No programa de creches, por exemplo — uma das principais promessas de Dilma durante a campanha presidencial de 2010 —, a tendência é que sejam liberados recursos não apenas para a construção dos estabelecimentos, mas também para a compra dos terrenos.
Alternativas
Outras parcerias serão prolongadas, como a que garante a venda de retroescavadeiras para serem utilizadas na construção de estradas vicinais, por exemplo. O Ministério das Cidades deve apresentar exemplos para incrementar o programa Minha Casa, Minha Vida e as obras de mobilidade urbana. Já o Ministério das Mulheres apresentará seu novo programa de atuação no setor. O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, debaterá com os novos prefeitos alternativas para que eles não paguem por desvios praticados em gestões anteriores.
Mas o grande tema estará centrado, de fato, nas dívidas municipais. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, será um dos painelistas do encontro, mas, provavelmente, essas conversas se darão de maneira reservada. Dados da Confederação Nacional dos Municípios mostram que o montante total do endividamento que pode ser parcelado chega aos R$ 100 bilhões. Tão logo foi eleito, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, conversou com a presidente e com Mantega, mostrando que o nível de insolvência era gigantesco e que algo precisava ser feito.
O governo aproveitou, então, a discussão em torno da “maquiagem” no superávit primário para retomar esse debate. A equipe econômica assegura que o resultado final é mais difícil de ser obtido porque os estados e municípios têm dificuldades de fechar as contas e, assim, economizar os recursos necessários para o pagamento dos juros da dívida. Com mais dinheiro em caixa, os prefeitos terão condições de investir e, ao mesmo tempo, pagar o que devem ao governo federal, que poderá fechar as contas sem a necessidade de manobras contábeis, batizadas pela revista The Economist como o velho “jeitinho brasileiro”. 
Além disso, os prefeitos terão de aceitar que os recursos do pré-sal sejam destinados à educação. A presidente Dilma Rousseff já afirmou essa intenção diversas vezes. Tramita no Congresso um projeto que eleva para 10% do Produto Interno Bruto (PIB) os investimentos previstos para a pasta comandada por Aloizio Mercadante. O governo aceita a mudança, mas disse que a única maneira de a conta fechar é pegar os recursos da exploração dos novos campos de petróleo.
A presidente Dilma Rousseff destinará essa semana praticamente toda para uma nova rodada de conversas com os aliados eleitos em outubro. Ontem, a audiência foi concedida ao prefeito reeleito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho. Ao longo da semana, ela vai conversar com os prefeitos eleitos de Fortaleza, Roberto Cláudio (PSB); de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT); e de Recife, Geraldo Júlio (PSB). Na sexta-feira, dia do aniversário de São Paulo, Dilma estará na capital paulista para uma conversa com Haddad e com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
0

EX-PREFEITOS TERÃO QUE DEVOLVER DINHEIRO PÚBLICO

Compartilhe:

Print Friendly and PDF



*Da Assessoria de Comunicação do TJMA
A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) condenou os ex-prefeitos Deusdedith Sampaio (Açailândia) e Ademar Alves de Oliveira (Olho D´água das Cunhãs) a ressarcir o erário público verbas recebidas e não aplicadas, com pagamento de juros e correção monetária.
O ex-prefeito de Açailândia, Deusdedith Sampaio, terá que ressarcir R$ 11.115,00 recebidos por meio de convênio com programa nacional que objetiva identificar e corrigir dificuldades visuais e auditivas de alunos da rede pública.
Como o ex-prefeito não prestou conta dos recursos, o município foi incluído no cadastro de inadimplentes, segundo o Ministério Público Estadual.
Ademar Alves de Oliveira foi acionado pelo MP, em razão da não prestação de contas de convênio firmado com o Estado do Maranhão, em 1999, com a finalidade de apoiar ações de imunização no município, no valor de R$ 2.640,00.
O ex-gestor também foi condenado ao pagamento de multa civil de dez vezes a remuneração do cargo de prefeito; suspensão dos direitos políticos; e proibição de contratar com o Poder Público ou receber incentivos fiscais, ambos pelo prazo de três anos.
A relatora dos dois processos foi a desembargadora Raimunda Bezerra, cujo entendimento foi de que os ex-prefeitos incorreram em atos de improbidade administrativa, ao deixarem de comprovar a regular aplicação dos recursos com a respectiva prestação das contas.
META – Os magistrados do TJMA cumprem a meta estabelecida pelo Judiciário brasileiro para 2013, que busca imprimir celeridade nos julgamentos de improbidade administrativa e ações penais relacionadas a crimes contra a Administração Pública. O Judiciário terá de julgar os processos de 2011 até o final de 2013.
1

MAIS DE 20 PREFEITOS E EX-PREFEITOS FORAM CONDENADOS PELO TJMA EM 2012

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


*Da Assessoria de Comunicação (Ascom) do Tribunal de Justiça(TJ/MA)
O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) condenou 21 prefeitos e ex-prefeitos, em 2012, envolvidos em algum tipo de crime no exercício do cargo. As penas aplicadas variam de cassação à prestação de serviços à comunidade. Além das condenações, a Corte recebeu 29 denúncias contra gestores públicos municipais, apresentadas pelo Ministério Público Estadual.
Entre os crimes que levaram os prefeitos e ex-prefeitos à condenação incluem-se improbidade administrativa, atraso ou fraude na prestação de contas, lesão ao erário público, desvio de verbas, falsidade ideológica, contratação de servidores sem concurso, fraude em licitações, falta de comprovação de aplicação de recursos do Fundo Municipal de Saúde (FMS), má aplicação dos recursos do FUNDEB, fragmentação de despesas e dispensa irregular de licitações.
De acordo com levantamento do Tribunal, foram condenados os prefeitos Raimundo Galdino Leite (São João do Paraíso), Mercial Lima de Arruda (Grajaú), João Batista Freitas (São Vicente Férrer), Agamenon Lima Milhomem (Peritoró), Lenoílson Passos da Silva (Pedreiras), Antonio Marcos de Oliveira (Buriticupu), Francisco Xavier Silva Neto (Cajapió), Glorismar Rosa Venâncio, a Bia Venâncio (Paço do Lumiar), Lourêncio de Moraes (Governador Edison Lobão), Rivalmar Luís Gonçalves Moraes (Viana), Cleomaltina Moreira (Anapurus), Socorro Waquim (Timon), José Ribamar Rodrigues (Vitorino Freire), Manoel Mariano de Sousa, o Nenzin (Barra do Corda), João Alberto Martins Silva (Carolina), José Francisco dos Santos (Capinzal do Norte) e Ilzemar Oliveira Dutra (Santa Luzia).
No relatório constam ainda os ex-prefeitos Raimundo Nonato Jansen Veloso (Pio XII), José Reinaldo Calvet (Bacabeira), Francisco Rodrigues de Sousa (Timon) e Jomar Fernandes (Imperatriz).
CASSAÇÃO – Foram punidos com a cassação do mandato os prefeitos Francisco Xavier Silva Neto (Cajapió) e Glorismar Rosa Venâncio, a Bia Venâncio (Paço do Lumiar), ambos por improbidade administrativa.
Além da pena de cassação, os desembargadores aplicaram penas de bloqueio de repasses estaduais e federais, detenção em regime aberto, convertida em prestação de serviços à comunidade, afastamento, pagamento de multa de cinco vezes o valor da remuneração e a inabilitação ao exercício de cargo ou função pública pelo prazo de cinco anos. 

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

21

POLÍCIA MILITAR DE BURITI (MA) REALIZA GRANDE APREENSÃO DE CRACK NO BAIRRO BACURI

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Sob o comando do Sargento Florismar, a Polícia Militar (PM) realizou, na tarde de ontem (24),  apreensão de 75 pedras de crack no bairro Bacuri.
O comandante da PM em Buriti, que retornou ontem de suas férias, foi informado de que, no bairro bacuri, havia um frequente tráfico de drogas e iniciou, então, uma operação de cerco ao comércio de entorpecentes.
O sargento se deslocou, juntamente com o soldado Portela (Maranhão) e o cabo Fontinele, para o local indicado para realizar a abordagem dos suspeitos envolvidos na denúncia. Esteve presente também na operação da PM o investigador da policia civil Müller. Na operação foi preso um suspeito, Leonardo Vieira Silva, 18 anos, e um menor de 15 anos, F.L.S. M, foi apreendido por, suspostamente, estar envolvido no tráfico.
 Leonardo vieira silva (18 anos), sem ocupação, residente na rua do roçado, foi pego com 45 pedras de crack, 03 “dólar” de maconha, 189 reais em espécie, 02 celulares e 02 pen drives. Com o menor, morador do próprio bairro, foram encontrados 30 pedras de crack e 03 trocha de maconha.  Os dois foram conduzidos até a Depol (delegacia) de Buriti, onde foi registrado o Boletim (B.O.) de nº 008113, com autuação em flagrante delito dos envolvidos. O caso, agora, foi encaminhado à justiça onde serão tomadas as medidas legais posteriores.
AÇÃO DA PM
Contando agora com uma equipe de inteligência própria, a Polícia Militar visa eliminar a onda de roubos de motos, assaltos a comércio e tráfico de drogas que têm assustado a cidade.
Após o retorno de férias do comandante da PM em Buriti, o sargento Florismar Batista Costa, houve intensificação em rondas no perímetro urbano, inclusive com blitz diurnas frequentes e em diversos pontos da cidade. De acordo com o próprio comandante, “as operações serão frequentes e intensas, pois terá o apoio total, quando necessário, do subcomandante da polícia da 4ª Cia Independente de Chapadinha, o capitão Jovan V. Sampaio”.
“A PM vai fechar o cerco contra esses marginais e assaltantes suspeitos”, afirmou o comandante Florismar ao Blog Correio Buritiense.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

1

DILMA ANUNCIA REDUÇÃO NA CONTA DE LUZ DOS BRASILEIROS

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


*Da Agência Brasil.

Presidenta Dilma.
A presidenta Dilma Rousseff falou ontem (23), em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, que o Brasil tem energia suficiente para o presente e para o futuro, “sem nenhum risco de racionamento ou qualquer tipo de estrangulamento, no curto, médio ou no longo prazo”. Dilma anunciou que, a partir de hoje (24), a conta de luz dos brasileiros terá uma redução de 18% para as residências e de até 32% para as indústrias, agricultura, comércio e serviços.
O corte é maior do que o anunciado em setembro do ano passado. “Com a redução de tarifas, o Brasil passa a viver uma situação especial no setor elétrico, ao mesmo tempo baixando o custo da energia e aumentando sua produção elétrica”, disse Dilma. Ela assinou ontem um decreto e uma medida provisória com os novos índices de redução das tarifas.
Segundo ela, os consumidores que são atendidos pelas concessionárias que não aderiram à prorrogação dos contratos (Companhia Energética de São Paulo - Cesp, Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig e Companhia Paranaense de Energia - Copel) também terão a conta de luz reduzida.
A presidenta criticou duramente as previsões sobre a possibilidade de racionamento de energia por causa do baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas. Ela explicou que praticamente todos os anos as usinas térmicas, movidas a gás natural, óleo diesel, carvão ou biomassa, são acionadas com menor ou maior exigência para garantir o suprimento de energia do país. Segundo Dilma, isso é “usual, normal, seguro e correto”.
“Surpreende que algumas pessoas, por precipitação, desinformação ou outro motivo, tenham feito previsões sem fundamento quando os níveis dos reservatórios baixaram e as térmicas foram normalmente acionadas. Como era de se esperar, essas previsões fracassaram, o Brasil não deixou de produzir um único quilowatt que precisava. E agora, com a volta das chuvas, as térmicas voltarão a ser menos exigidas”, explicou.
A presidenta disse que o país irá dobrar em 15 anos a capacidade instalada de energia elétrica, que hoje é 121 mil megawatts. Segundo ela, no ano passado, o país colocou em operação 4 mil megawatts e 2,7 mil quilômetros de linhas de transmissão e, este ano, deve colocar mais 8,5 mil megawatts de energia e 7,5 mil quilômetros de novas linhas. “Temos contratada toda a energia que o Brasil precisa para crescer e, bem, neste e nos próximos anos”. Dilma também disse que o sistema elétrico brasileiro é um dos mais seguros do mundo porque trabalha com fontes diversas de produção de energia, o que não ocorre na maioria dos países.
Durante o pronunciamento, a presidenta também criticou os que, segundo ela, “são sempre do contra”, e não acreditavam que o governo conseguiria baixar os juros, aumentar o nível de emprego e reduzir a pobreza.
“Nesse novo Brasil, aqueles que são sempre do contra estão ficando para trás. Pois nosso país avança sem retrocesso em meio a um mundo cheio de dificuldades. Hoje podemos ver como erraram feio no passado os que não acreditavam que era possível crescer  e distribuir renda, que pensavam ser impossível que dezenas de milhões de pessoas saíssem da miséria e não acreditavam que o Brasil virasse um país de classe média”.
Dilma disse que os que tentaram “amedrontar” os brasileiros com a queda do emprego ou a perda do poder de compra do salário também erraram e que “não faltou comida na mesa nem emprego”. Também citou a saída de 19,5 milhões de brasileiros da linha da extrema pobreza nos últimos dois anos.
“O Brasil está cada vez maior e imune a ser atingido por previsões alarmistas. Nos últimos anos, o time vencedor tem sido os do que tem fé e apostam no Brasil. Por termos vencido o pessimismo e os pessimistas, estamos vivendo um dos melhores momentos da nossa história”.
Além de baixar o custo da energia, o Brasil tem baixado juros, reduzido impostos e também ampliou investimentos em infraestrutura, saúde e educação, segundo a presidenta. Na avaliação de Dilma, o país vai alcançar uma situação ainda melhor quando todos os brasileiros trabalharem para “unir e construir” e não para “desunir ou destruir”. “Somente construiremos um Brasil com a grandeza dos nossos sonhos quando colocarmos a nossa fé no Brasil acima dos nossos interesses políticos e pessoais”, concluiu. 
ASSISTA ABAIXO O PRONUNCIAMENTO COMPLETO DA PRESIDENTA DILMA


quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

1

ESCOLINHA LENNON DE BURITI (MA) ENVIARÁ ATLETAS PARA TORNEIO INTERNACIONAL DE FUTEBOL EM PLANALTINA - DF.

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Jogadores partem nessa quinta (24), às 08h, para Brasília, onde participarão da Copa SulAmericana de Futebol Cesar Medeiros, categoria 97 e 95.
Com o apoio do prefeito Rafael Mesquita, que tem o esporte como uma das prioridades de seu governo, mais uma vez garotos que jogam na Escolinha Lennon de Futebol, de Buriti-MA, que tem como lema "Educação Através do Esporte", irão reforçar a equipe Associação Despertar Talentos (ADP) de Chapadinha-MA em competição sulamericana de categorias de base, entre 26 de janeiro e 02 de fevereiro, em Planaltina, Brasília.
Os atletas juvenis viajam nessa quinta–feira (24), às 8h, para Brasília, onde participarão da Copa Sul Americana de Futebol Cesar Medeiros, categoria 97 e 95.
A Escolinha Lennon há mais de 20 anos, em parte deles, sob comando do cadete Alan Kárter, vem fazendo esse trabalho de base e educando seus atletas contando com parceria do Ministério Público e Poder Judiciário de Buriti.
Essa é a segunda vez que atletas buritienses defendem a equipe chapadinhense Despertar Talentos numa competição internacional. Em 2012, a equipe participou, na categoria sub 13, da 28ª Copa Sulamericana de Futebol de Base, em Valparaíso, São Paulo. Na ocasião, foram seis atletas da Escolinha Lennon. (Clique aqui para saber mais).
Dessa vez só participarão da Sulamericana 03 (três) atletas, sendo eles: Adão (Bacuri), Petel (baixa Capim), Lourinho (Centro).
5

SKINA DA FAMA APRESENTA SEU ABADÁ 2013

Compartilhe:

Print Friendly and PDF



Veja abaixo o abadá da Esquina mais famosa e badalada atualmente de Buriti, a SKINA DA FAMA.

5

POLÍCIA MILITAR INICIOU, ONTEM (22), BLITZ EDUCATIVA EM BURITI (MA).

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


A ação da PM visa intensificar a fiscalização para coibir a entrada de bandidos na cidade.
Trata-se de uma resposta a onda de assaltos de motocicletas em Buriti (MA).
População em geral (zona urbana e rural) já vive apavorada com medo de perder seus bens.
Após uma série de roubos de motocicletas na cidade, a Polícia Militar (PM) iniciou ontem (22), durante todo o dia, blitz educativa sobre direitos e deveres do motociclista. A ação da PM tem o objetivo de fiscalizar origem de motos suspeitas para tentar evitar entrada de pessoas de má conduta e de possíveis motos roubadas. Além disso, também se trata de uma resposta da PM à onda de assaltos que vem ocorrendo em Buriti, sobretudo a que aconteceu no último dia 15 de janeiro e que teve repercussão na TV Mirante. (Veja detalhes abaixo desse caso).
Relato do assalto do dia 15 de janeiro

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

9

AGÊNCIA DOS CORREIOS DE BURITI SOFREU SEU 5º ASSALTO NA MANHÃ DE HOJE (21).

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Imagens da nova sede da agencia de Buriti
Nessa nova sede já são três assaltos.
Os criminosos levaram a CPU com imagens das câmeras de segurança.
 Agência dos Correios de Buriti (MA) sofreu, na manhã de hoje (21), por volta das 8h40min, seu 5º assalto, sendo o primeiro de 2013. Só nessa nova sede já é o terceiro incidente.
Havia poucas pessoas na agencia, quando dois elementos, um entrou e o outro ficou na porta, fizeram o roubo. No caixa, o meliante anunciou o assalto sem que, inicialmente os clientes percebessem a ação. Somente na saída que os presentes desconfiaram, quando os criminosos exigiram que não olhassem para trás.
Os bandidos ainda levaram a CPU que continha as imagens das câmeras de segurança para evitar que sejam reconhecidos em eventual investigação da polícia.
Segundo testemunhas, o assaltante que ficou no caixa tinha pele clara, aparentava 50 anos de idade e estava uniformizado como técnico em assistência de manutenção de computadores; o outro era de pele morena. 
Os dois bandidos fugiram de carro e estão sendo procurados pela polícia.
0

MARANHÃO SERÁ DESTAQUE NACIONAL E INTERNACIONAL

Compartilhe:

Print Friendly and PDF



*Do imparcial.com.br
A equipe da Rede Record de Televisão, começou uma expedição nesta quinta-feira (17), com o programa Câmera Record, mostrando pela terceira vez, o Maranhão que será destaque Nacional e Internacional.
O programa, que é exibido para todo o Brasil e mais de 135 países, captará nesta edição imagens de personagens inéditos da região do sul do Maranhão, além das belezas naturais e o turismo de aventura da cidade de Carolina.
Já captaram imagens da estrutura turística do local, além dos atrativos voltados ao turismo de aventura e ecoturismo.

sábado, 19 de janeiro de 2013

0

TARDE ALEGRE ENCERRA OS FESTEJOS DO MOCAMBINHO

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Bruno Produções e J.B Clube apresentam, amanhã (20), a tradicional TARDE ALEGRE, no povoado Mocambinho, com animação dos musicais Tira Roupa e Forró Bandido de Teresina - PI.
A programação faz parte do encerramento dos Festejos de São Sebastião, padroeiro de Mocambinho, que vai do dia 11 a 20 de janeiro.
A TARDE ALEGRE terá início às 14h30, e durante a manhã terá torneio de veteranos, com o amistoso entre as seleções de Buriti e de Duque Bacelar.
Hoje (19) também tem, no J.B. Clube, a atração Rodrigo Alves, ex-cantor da banda Bonde do forró, que agora segue carreira solo.

 PATROCINADORES:

PREFEITO FLÁVIO FURTADO
NALDO BATISTA
LOURIVAL BATISTA
MERCANTIL ECONÔMICO
RADICAL MOTOS
CASA NOVA
DROGA LOPES
AUTO PEÇAS CANUTO
PEDRO JÚNIOR
VALDO DO MOCAMBINHO
ALTERNATIVA MOTOS
HAROLDO CAMPOS

COBERTURA TOTAL:
CORREIO BURITIENSE
ORGANIZAÇÃO:
BRUNO PRODUÇÕES E J.B CLUBE (DIDI)

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

18

PARA NÃO PAGAR PENSÃO ALIMENTÍCIA, EX-PREFEITO NENÉM MOURÃO TENTOU ANULAR, NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA, DECISÃO DA JUÍZA DE BURITI-MA.

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Tentativa de anular decisão da juíza de Direito da Comarca de Buriti-MA, Dra Vanessa Ferreira Pereira Lopes, que, em 11 de outubro de 2012, fixou pensão de alimentos provisórios em 05(cinco) salários mínimos, numa ação impetrada pelo Ministério Público de Buriti, que pede reconhecimento de paternidade para uma filha, fruto de um caso extraconjugal com anapurusense Gerlene Vieira de Sousa, do ex-prefeito Francisco Evandro Freitas Costa Mourão (Neném Mourão), é frustrada e ele terá mesmo de pagar o devido.
O caso foi revelado com exclusividade pelo Correio Buritiense (CLIQUE PARA REVER) e ganhou repercussão estadual, principalmente pela agressão sofrida por Gerlene no dia em que foi pedir para o, até então, prefeito Neném Mourão pagar o plano de saúde da menor que estava atrasado em três meses. Furioso com a cobrança, o ex-prefeito teria agredido a ex-amante.
A partir daí, Gerlene entrou com duas ações contra o ex-prefeito: uma baseada na Lei Maria da Penha, pela agressão sofrida, e a outra para reconhecimento de paternidade e pagamento de pensão. Revoltado, o ex-prefeito investiu contra o blog Correio Buritiense por ter revelado o caso, entretanto, sob a defesa do advogado Dr. Willamy, teve seu pedido de censura ao blog negado pela juíza de Buriti e quando recorreu ao Tribunal de Justiça (TJ/MA), sofreu mais uma derrota para o redator-chefe do Correio, com seu pedido novamente negado pela desembargadora Dra Anildes Cruz. (CLIQUE PARA SABER MAIS).
Na ação impetrada contra a Dra Vanessa Lopes, o ex-prefeito, por meio do seu advogado, Dr. Willamy Alves dos Santos, interpõe um Mandado de Segurança, alegando suposta ilegalidade na decisão da juíza de Buriti. A defesa diz, nos autos, que contra a decisão da magistrada não caberia recurso (no caso, o Agravo de Instrumento), e também que a decisão foi tomada antes mesmo da citação do réu. A defesa de Neném Mourão, afirma, ainda, que não caberia ao Ministério Público ser o defensor dos direitos da menor.
A relatora do Mandado de Segurança, a desembargadora Dra Nelma Celeste Souza Silva Sarney Costa, em sua decisão, negou o pedido, lembrando que o Supremo Tribunal Federal (STF), por várias situações, tem decidido que só se faz uso do Mandado de Segurança quando se está diante de atos manifestamente ilegais ou quando não há possibilidade de defesa por parte da pessoa prejudicada. Situações que claramente não se encaixam na decisão da juíza de Buriti (MA).
Com o pedido rejeitado, não resta alternativa ao ex-prefeito Neném Mourão a não ser pagar o que é de direito de sua filha caçula.
LEIA ABAIXO, NA ÍNTEGRA, A DECISÃO DA DESEMBARGADORA NELMA SARNEY

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

125

EXCLUSIVO: EX-RADIOLOGISTA, DEMITIDO DO POSTO DE SAÚDE DE BURITI, SOFRE TENTATIVA DE ASSASSINATO COM QUATRO TIROS.

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Pálio do radiologista,alvejado de tiros.
A tentativa de homicídio tem características de queima de arquivo.
A vítima era testemunha em processo Eleitoral em Buriti-MA
O radiologista prestou depoimento por três horas à Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI), em São Luís – MA.
O ex-radiologista e maestro da banda fanfarra de Buriti (MA), Gilbert Sousa, 23 anos, foi vítima de tentativa de assassinato, na manhã de ontem (15), na estrada que liga o município de Vargem Grande a Chapadinha.
Segundo relatou ao Correio Buritiense, Gilbert saiu de São Luís, por volta de 8h30min, com destino a Buriti, para fazer acertos sobre o pagamento de seus serviços prestados à prefeitura, onde já havia sido demitido. Ele estava sozinho em seu carro, quando passando por Vargem Grande, cerca de 11h30min, percebeu que estava sendo seguido por uma picape prata, sem a tampa da caçamba traseira. Desconfiado, ele reduz a velocidade do seu carro pálio para 60 km/h, para certificar-se que o veículo que o seguia faria a ultrapassagem. Entretanto, a picape fez uma ultrapassagem, proibida, pela direita, e, então, uma pessoa que estava no banco traseiro da picape efetuou dois disparos consecutivos, que perfuraram o para-brisa do lado do motorista da vítima.
O radiologista só escapou porque se deitou no banco do passageiro de seu pálio e fingiu-se de morto, deixando o seu veículo desgovernado, somente com sua mão na buzina, parando no acostamento de sentido contrário ao seu. Houve, em seguida, mais dois disparos alternados.
Após os quatro disparos, a picape parou 30m à frente e o possível atirador põe a cabeça para fora do veículo para confirmar a morte da vítima e, em seguida, o carro sai em arrancada.
Ao perceber que não estava mais em perigo, Gilbert retorna em seu trajeto e vai direto para delegacia de Vargem Grande, onde o delegado de polícia o envia, escoltado por dois policiais civis, até a cidade de Itapecuru-Mirim.
Em Itapecuru, a vítima prestou esclarecimentos e revelou ao delegado de lá que era testemunha em um processo eleitoral. Diante dessa informação, o delegado encaminhou Gilbert até a Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI), sempre escoltado por agentes civis.
Hoje (16) pela manhã, Gilbert prestou depoimento, por três horas, na Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI), em São Luís – MA, onde fez revelações bombásticas mantidas sob sigilo pela Polícia.
Os projéteis foram recolhidos e, após depoimento na SPCI, o veículo foi levado para perícia no Instituto de Criminalística (ICRIM).
A reportagem do Correio Buritiense, que o aguardava na SPC (Superintendência de Polícia Civil), conversou com Gilbert que nos relatou os detalhes da tentativa de homicídio.

QUEM É O RADIOLOGISTA-Funcionário contratado e maestro da banda municipal, demitido de forma arbitrária, Gilbert Sousa sempre foi visto com desconfiança pelo grupo do ex-prefeito Francisco Evandro Freitas Costa Mourão, vulgo Neném Mourão, sendo tido pelos seus correligionários como “homem bomba”, por conhecer supostos esquemas de irregularidades graves na administração do ex-prefeito. Tornou-se, agora, um arquivo vivo, em que supostas informações que mantém consigo, se reveladas e confirmadas, seriam capazes de derrubar a república familiar instalada no palácio municipal.
Veja Mais Imagens do Carro Alvejado de Tiros








← Anterior Proxima → Página inicial

Usuários on-line


usuários online