Trending

AMIB PROMOVE CÍRCULOS DE DIÁLOGOS COM JOVENS E IDOSOS

Como parte de sua programação durante o festejo de Buriti-MA, a Associação de Amigos de Buriti (AMIB) realizou no último dia 23 (terça-feira) dois círculos de diálogos: um com idosos pela manhã, e outro com crianças e adolescentes, à tarde.
A roda de diálogos aconteceu no auditório Berenice Faria, na sede da própria AMIB, e contou com a participação de 50 pessoas, entre jovens e idosos.
O Correio Buritiense (CB) acompanhou a dinâmica dos diálogos e conversou com a Assistente Social Elizabeth Faria, ex-presidente da AMIB, sobre os benefícios da prática aplicada. De acordo ela, a metodologia tem dois focos de atuação, um voltado para prevenção no acirramento de conflitos e outro, na resolução de contendas. O papel do mediador consistiria apenas em “facilitar um diálogo, estimulando a reflexão nas pessoas”, afirmou ao CB.
Os dois temas abordados na roda de diálogos da AMIB foram “Higiene na 3ª Idade”, com 32 participantes, e “A importância do jovem na sociedade”, que teve 18 envolvidos.
Os Círculos de Diálogo são encontros locais, onde nas reuniões são realizadas uma espécie de “Investigação Apreciativa”, baseada no diálogo apreciativo. Valoriza as soluções em vez dos problemas e pode reunir anseios de diferentes setores da sociedade.

A dinâmica do círculo de diálogo é simples. Qualquer pessoa pode começar a partir da escolha de um objeto (flor, retrato, boneco, bolinhas, etc.) colocado no centro do círculo, para manter a concentração do participante.
VEJA IMAGENS FEITA PELO CB













1 Comentários

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

  1. Os Círculos realizados são práticas restaurativas. Elas são ferramentas que podem ser utilizadas em ambientes diversos (escolas, organizações comunitárias, CRASS, CREAS, Judiciário, Conselhos Tutelares, empresas, etc.

    Elas contribuem para melhorar o relacionamento entre as pessoas e vai na direção da Cultura de Paz.

    Em Buriti já existem alguns facilitadores que estão capacitados para fazer uso dessa ferramenta.

    Nos dias 12 a 20.08 o Instituto Brasileiro de Práticas Restaurativas (Doqual faço parte) promove, em São Luis, Curso de Práticas
    Restaurativas.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads