"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

COMPRE JÁ

COMPRE JÁ

Confraternização da Amib

Confraternização da Amib

quarta-feira, 8 de maio de 2013

1

INSCRIÇÃO PARA ENEM COMEÇA NA PRÓXIMA SEGUNDA (13)

Compartilhe:

Print Friendly and PDF





*Com informações da Agência Brasil e de Estadao.com.br
As inscrições para Enem 2013 (Exame Nacional do Ensino Médio) começam na próxima segunda-feira (13) e se estendem até o dia 27 de maio.  Os candidatos têm até o dia 29 de maio para pagar a inscrição. O ENEM, neste ano, será realizado nos dias 26 e 27 de outubro.
A taxa de inscrição permanece a mesma, de R$ 35. A partir deste ano, contudo, ficarão isentos do pagamento da inscrição os participantes que tiverem uma renda familiar per capita mensal menor ou igual a 1,5 salário mínimo.
O edital do exame será publicado amanhã (9). No dia 26 de outubro, entre 12h e 17h30 (horário de Brasília) serão realizadas as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. No dia seguinte, entre 12h e 18h30, os estudantes terão que fazer, além da redação, as prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Matemática.
SOBRE AS REGRAS DA  REDAÇÃO
Apontada pelo ministro Aloizio Mercadante como o "ponto de atenção mais importante", a correção das redações passará a ter critérios mais rigorosos. Especificamente para coibir deboches foi acrescido um item no edital, determinando a anulação de redações "que apresente parte de texto deliberadamente desconectado com o tema proposto".
Outra mudança será a ampliação dos casos em que um terceiro avaliador terá que examinar os textos, de forma independente. A nota da redação varia entre 0 e 1.000 pontos. Na última edição, se houvesse uma diferença de mais de 200 pontos entre as notas de cada um dos dois avaliadores iniciais, a redação seguia para avaliação de um terceiro avaliador. Agora, essa discrepância não poderá ser maior do que 100 pontos.
Mercadante também anunciou maior rigor no acompanhamento de avaliadores. Em 2012, os avaliadores que tiravam um nota inferior a 5 numa escala de 0 a 10 eram eliminados, e substituídos por outros. Agora, qualquer desempenho abaixo de 7 resultará em troca do avaliador. O desempenho dos avaliadores é monitorado de forma online, durante as correções, com base num conjunto de 33 parâmetros definidos pela organização do Enem.
A expectativa do ministério é de que até 6,1 milhões de estudantes se inscrevam no exame - o que representaria um crescimento de 5% em relação ao ano passado.
Apesar do aperto nas regras, continuará aberta a possibilidade de um estudante tirar nota máxima na redação, ainda que cometa um erro crasso de ortografia, por exemplo. Segundo o ministro, esse tipo de situação deverá ser analisada caso a caso. Pelas novas regras, "desvios gramaticais ou de convenções de escrita serão aceitos como excepcionalidade e quanto não caracterizarem reincidência".
Ou seja, os avaliadores deverão entender como uma exceção um erro específico de um estudante que tenha escrito uma redação excelente.
COMO SE INSCREVER NO ENEM 2013
Para efetuar sua inscrição no Enem 2013 acesse a página oficial do exame, disponível no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br, a partir do dia 13 de maio. No ato da inscrição é necessário disponibilizar diversos dados ao sistema, como histórico escolar e dados socioeconômicos, tanto pessoais quanto do grupo familiar.
Nos últimos passos da inscrição o estudante deve gerar o boleto para pagamento. Como nas últimas edições, o valor da taxa de inscrição do Enem 2013 será de R$ 35,00. Estudantes que concluirão o ensino médio ainda neste ano em escola da rede pública são automaticamente isentos do pagamento. Quem não tiver condições de pagar a taxa deverá declarar carência e solicitar isenção no Enem 2013.
A data de vencimento do boleto será no dia 29 de maio, em uma quarta-feira, dois dias após o término do período de inscrições. Quem não efetuar o pagamento até esta data será excluído do exame.
Mais novidades em breve no site  http://www.enem2013.org/, do Enem 2013! Você também pode curtir a página oficial no Facebook e receber as novidades do Enem diretamente da rede social. Acesse: Página Oficial Enem 2013 no Facebook.
← Anterior Proxima → Página inicial

1 COMENTÁRIOS:

  1. Jovens
    Façam a inscrição para ENEM, NÃO DEIXEM PARA ÚLTIMA HORA, ESTUDEM, NÃO ESPERE AS COISAS CAÍREM EM SUAS MÃOS, BUSQUEM...

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online