"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

COMPRE JÁ

COMPRE JÁ

Confraternização da Amib

Confraternização da Amib

terça-feira, 16 de abril de 2013

27

EXCLUSIVO: EQUIPAMENTO ROUBADO HÁ TRÊS ANOS DO POSTO DE SAÚDE JÁ ESTÁ SOB O PODER DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Compartilhe:

Print Friendly and PDF



Quase três anos depois do primeiro mega-assalto ao Posto de Saúde, ocorrido em 2010, a secretaria municipal de saúde retomou ontem (15) para o município, o analisador de células SDH-20, roubado por ação de criminosos, e que já estava sob a guarda da polícia civil de Buriti desde fevereiro de 2013.
Com a alegação da necessidade de retomar as análises com o equipamento, a atual secretária Francinilce Mourão decidiu reaver o aparelho junto à delegacia e teve que assinar um termo de recebimento. Inexperiente e receosa, a secretária hesitou, mas assinou a documentação que repassa novamente para o município o contador de células.

A ação dos criminosos, nesse caso do Posto, chamou muito a atenção da sociedade buritiense, pois foram dois roubos, sendo que o segundo aconteceu, praticamente, um ano após o primeiro. 
O caso tornou-se o mais tenebroso e horrendo já ocorrido em Buriti, já que incluiu roubo de equipamentos caros e tentativa brutal de assassinato, tudo isso sem que as autoridades viessem a público esclarecer o ocorrido. O único portal de notícias a mostrar o caso foi este Correio, o que gerou a repercussão em âmbito estadual.
A DESCOBERTA DO LOCAL ONDE ESTAVA O APARELHO ROUBADO
Imagem ilustrativa de um SDH-20 novo
O analisador de células SDH-20, avaliado em 30 mil reais, foi localizado, no início de 2013, em Teresina-PI por um agente civil de Buriti que participa da investigação dos dois roubos. De acordo fontes deste Correio e informações que constam no próprio inquérito policial, o equipamento teria sido deixado lá em março do ano passado (portanto, 11 meses após o segundo assalto) por um funcionário da secretaria de saúde, e para mascarar sua origem roubada, o equipamento foi pintado de preto, com frente prateada. Este fato chama atenção, pois como um servidor deixaria um equipamento lá para conserto, sendo que havia sido dado como roubado?
No primeiro roubo, em 2010, os criminosos levaram, além do analisador hematológico SDH-20, equipamentos de ultrassonografia, de Raios X e um analisador bioquímico Bioplus-2000. O que mais chamou atenção nessa primeira investida contra o Posto foi o silêncio que se seguiu por parte das autoridades, tanto do, então, secretário de saúde Edivaldo Pimentel (atual secretário adjunto de saúde) quanto do ex-prefeito Neném Mourão (atualmente secretário adjunto de educação).
Já no segundo arrombamento do Posto, ocorrido na madrugada do dia 10 de setembro de 2011, os bandidos retornaram para completar o roubo de um ano antes, levando microscópios e várias sondas. Devido à facilidade de acesso ao Posto, levantaram-se as suspeitas de que uma quadrilha estaria atuando com beneplácito de pessoas ligadas à própria secretaria.
 Também chocou nessa segunda ação a crueldade com que os bandidos agiram contra o vigilante José Renato Chaves da Cruz, que, possivelmente, teria reconhecido alguns dos ladrões. Renato Cruz, filho de seu Manoelzinho, foi barbaramente espancado, sendo levado ao estado de quase morte. Nenhum dos criminosos foi capturado e o Renato ficou com sequelas graves.
Arquivo: Imagem de Renato brutalmente espancado
É de se destacar a coincidência de Renato ser o mesmo vigia plantonista quando ocorreu o primeiro roubo e o fato de ele ter, na época, que prestar esclarecimentos sobre a primeira ação contra o Posto. Tudo levar a crer que Renato, na verdade, foi vítima de uma tentativa de queima de arquivo. Mas o inquérito ainda está inconcluso.
Pressionado pela repercussão negativa do caso, o secretario Edivaldo Pimentel institui uma sindicância interna para investigar o caso, na qual, Gilberto Souza, conhecido como Gilbert ou o “Homem Bomba” do ex-prefeito, assinou como presidente da comissão constituída de quatro servidores da mesma secretaria. Além disso, Edivaldo também teve que prestar depoimento na Câmara Municipal e deixou transparecer que estava sendo vítima de boatos maldosos na cidade.
A Câmara criou uma Comissão para acompanhar o caso e prometeu uma ajuda mensal para o tratamento de Renato. A secretaria de assistência social, sob o comando de Ivonilce Mourão, também auxiliou, ainda que aquém do necessário, para o tratamento.
O que a sociedade quer agora é o esclarecimento total do caso e que os verdadeiros culpados, incluindo os mandantes, sejam punidos e também que seja recuperado os demais equipamentos.
Ao todo, o prejuízo aos cofres públicos municipais pode ter chegado a mais de 100 mil reais.
← Anterior Proxima → Página inicial

27 COMENTÁRIOS:

  1. JUSTIÇA JUSTIÇA JUSTIÇA JUSTIÇA JUSTIÇA JUSTIÇA JUSTIÇA JUSTIÇA JUSTIÇA JUSTIÇA JUSTIÇA JUSTIÇA JUSTIÇA JUSTIÇA JUSTIÇA JUSTIÇA JUSTIÇA JUSTIÇA JUSTIÇA JUSTIÇA JUSTIÇA JUSTIÇA JUSTIÇA JUSTIÇA

    http://falecomaredeglobo.globo.com/index1.aspx

    Aliandro manda mais informações para esse link, a repercussão nacional pode levar quem sabe a uma pressão maior e encontrar justiça.

    ResponderExcluir
  2. Isso é uma vergonha para nossa cidade. Eles tentaram esconder e agora taí... O renato ficou inutilizado para todo o resto da sua vida. E eles andam em seus carros inportado, tudo com o dinheiro público, como se nunca estiverse acontecido nada... Buriti virou uma cidade sem lei... O ministério público tem que dà um basta nessa quadrinha!!! Justiça já. Se Deus é por nós, quem será comtra? A maldita familia Mourão...

    ResponderExcluir
  3. Essa sindicância foi toda armada pelo edivaldo para mudar o fóco das invedtigações da policia civil na época. Eu sei muito bem o que ele pediu para quatro menbros por ele formado. Isso é uma quadrinha e mais nada...JUSTIÇA JÁ... Chega...

    ResponderExcluir
  4. E a clínica de santa quitéria na saiu porquê edivaldo? A cobra vau fumar viu... Aqui se faz , aqui se paga... Eu quero ver o teu argumento. O vigia ( afonso ) viu um movimento do secretário andando na noite do crime. E agora José?

    ResponderExcluir
  5. Ingraçado é que tem um anonimo que sempre comenta nesse blog que sabe tudo. sabe quando o Rafael joga bola em S. L. sabe o que o Edvaldo fez na sindicância. se sabe de tanta coisa, então sai do armário abestado e denuncia. cachorro que late muito não morde não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tá comedo né? Aguenta que só tá iniciando o ciclo... Roubaram e ainda vão se fazer de santinho??? Fala sério, não existe crime perfeito... E sobre o crime de peculato em? Formação de quadrilha, agiotagem,licitações fraudulentas com empresas fantasma,assassinato,porte ilegal de arma, super faturamento de programas da saude, como : PSF,PSB,BOLSA FAMÍLIA e muitos outros!!! Isso não é um grupo político, isso é uma quadrilha muito bem articulada... Ministério público neles. ( CADEIA ) já...

      Excluir
    2. Ainda tem idiota q acredita em tudo desse povo bonzinho

      Excluir
  6. Tenho certeza que a polícia irá descobrir os verdadeiros autores e mandantes dessa barbaridade... Estão querendo encobrir todas as merdas que fizeram na gestão passada... NÓS NÃO VAMOS DEIXAR. Vai todo mundo ser chamado, é só dar um bom aperto que eles vão falar...

    ResponderExcluir
  7. Justiça ja.......
    O prefeito foi preso armado em sao luis,bonito pra cara de um prefeito essa quadrilha armada tem que acabar.

    ResponderExcluir
  8. Eu já não sei mais nem o que falar??? Todos os dias tem mais podres aparecendo... A população tem que ir as ruas e pedir o afastamento com urgência dessa quadrilha... Deus tenha piedade dessa população... A prefeitura não é herança... Senhor promotor: por favor, veja toda essa situação e sofrimento desta população...

    ResponderExcluir
  9. Cidadão Buritiense17/4/13 14:56

    A atual secretária de saúde, que é formada em enfermagem, mas que não sabe fazer um curativo, que é namorada do prefeito, que eram noivos, que não são mais, que o ex-sogro lançou o agora namorado como candidato a prefeito, que foi eleito prometendo continuar o que o sogro fazia, que está cumprindo á risca , fielmente, que anda com um segurança que trabalha para o estado como cabo da PM, que o mesmo esqueceu a sua pistola no carro do prefeito que dice quando foi pgo com a arma que foi engano, que era pobre e agora está rico, que o seu sogro que agora não é mais, bateu na sua amante e quase matou a sua mulher, que esse mesmo ex-sogro que se auto-intitula macho maxixe maduro ganha um mil e quinhentos reais, mas tem um carro importado no valor de cento e cinquenta mil reais, mas que não tem condições de pagar a penção alimentícia de sua filha, que está sendo acusado também de receptação de máquna roubada, que é semi-analfabeto mas é secretário adjunto da educação, que tem um filho que não consegue passar na prova da OAB mas que é muito rico tanbém, que todos eles estão roubando os cofres da prefeitura e que às altoridades não fazem nada, que nessa mesma cidade tem uns vereadores que são todos uns covardes, que foram comprados junto com o Zuca Marques que é um traira, que não se elege ném para síndico de condomínio, mas que ganha muito bem para ficar calado para não dedurar o ex-sogro do prefeito, que o povo dessa cidade prefere acreditar que, ter um grupo ladrão e acusado de tentativa de assassinato faz parte de um propósito divino, ao aceitarem tudo sem fazer nada, esperando intercessão de um deus que nem na segunda guerra mundial antercedeu pelo seu povo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Todo povo, tem o governante que merece"! O povo "burro" de Buriti tem exatamente o governante (quadrilha) que merece, pq é neles que votam!!
      Quanto a DEUS, ele é maravilhoso e tremendo!! Foram pessoas incrédulas, como vc, que desencadearam os acontecimentos que culminaram na segunda grande guerra!!

      Excluir
  10. é triste... Como pode um cara que éra um mecânico, hoje tem varios patrimônios tudo com o dinheiro público? Só em buriti...terra sem lei. Ridículo,ridículo,ridículo,ridículo...

    ResponderExcluir
  11. somos fortes mesmo bando de invejosos...chupa. Andar de carro novo e caro não é para qualquer um...temos uma história política que não é para um qualquer...ninguém tira essa prefeitura da nossa mão!!! Pode se lascar... Seus fu"""dos... Vão lavar essa boca imunda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aposto com qualquer um ki vc é um daqueles...que não dorme e nem come direito só pensando nesse dia...lembre-se tudo tem um fim seu idiota...aguarde ki vc vai ver seu retardado essa historia politica de vc não é mesmo pra qualquer um pois ninguem tem a capacidade de ter um genero ruim assim como seu grupo politico....vc tem é ki babar mesmo pois vc faz parte da quadrilha...agora só te falo uma coisa reze e peça a Adeus ki ninguem de sua familia precise de um hospital com urgencia...pois se precisar já sabe né.......ai vc tá fu'''''''''''dinho

      Excluir
    2. isso é um infeliz... Tá roubando os necessitados . A tua queda ta bem próximo... Justiça já!!!

      Excluir
  12. O gestor passado, o tal de macho maxixe maduro, vai ter que devolver tudo...as 5 fazendas...os carros...as joias da rapariga...tudo....

    ResponderExcluir
  13. gsgshdrhgs\bd\h\sgb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tua mãe,tua mãe,tua mãe,tua mãe...

      Excluir
  14. A Francinilce é incompetente.... Não sabe fazer nada sem o edivaldo, ela não tem poder p decidir nada. D a vaga pra quem sabe trabalhar menina e volta pra são luis......

    ResponderExcluir
  15. Um bando de ladrão.....todos mortos de liso, e agora desfilando de carrões...... todos, ate esse tal de secrtária q nao sabe fazer nada, bota ela p fazer procedimentos que vocês vão ver....não sabe PN.... e agora quer dar uma de sabe tudo....vai cuidar da tua vida menina e cuidado p nao ser presa junto com teu pai.

    ResponderExcluir
  16. Cidadão Buritiense18/4/13 18:57

    Uma curiosidade :
    Porque a secretária de saúde, que era noiva do atual prefeito, mas que "regrediram" na relação para melhor, (se é que dá para entender ) e hoje são só namorados, ficou reciosa em assinar o documento na delegacia para reaver o equipamento, se eles não tem nenhuma relação com o reubo do mesmo ?
    Por exemplo : se eu reclamo para às altoridades o roubo de um bem, eu terei o maior interesse em reaver esse bem, já que é meu, e não seria a assinatura de um documento que me causaria dúvidas, pois uma assinatura não me colocaria como suspeito do crime . Há alguma coisa de estranho aí . Em se tratando desse pessoal, tudo pode acontecer .
    Se o Rafael ganhou a prefeitura de presente do Neném Mourão quando passou de noivo para namorado de sua filha, o que será que ele ganharia se separasse dela ? O estado do maranhão ?
    Antes, era apenas uma família que gastava o dinheiro da prefeitura com muito luxo . Com a vitória do Rafael, são duas . Pois além dos que já estavam empregado na gestão do seu sogro, agora estão colocando no quadro de servidores os parentes e amigos do prefeito . Se antes o então prefeito Neném Mourão tinha "dificudades para gerir a cidade com "poucos recursos", o que dizer da situação atual ? Dizem que são tantos funcionáris que há escolas com mais funcionários do que alunos . Essa é uma situação humilhante para os Buritienses que além de terem gasto o seu tempo e dinheiro para fazerem o concurso público, agora estão vendo os seus cargos sendo ocupados por Mineiros . A coisa é tão esdrúxula que na prefeitura há secretário, subsecretário secretário adjunto, vice secretário e secrtário em espera . É pra rir ou chorar ?
    Toma, Buriti da Peste !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. A MAQUINA VOLTOU E NADA FOI FEITO COM OS BANDIDOS...
    BURITI É TERRA BOA PARA OS LADROES COMO SE BASTASSE OS LADROES DA TERRA AINDA ACOLHI LADROES D FORA
    BURITI É BOM VIVER AQUI

    ResponderExcluir
  18. Na secretaria de saúde, até assistente de secrtário existe.....é um abuso, esse pessoal só ta querendo trazer recurso pra aumentar o roubo. Eles não conseguem tocar os programas que tem....os PSF são tudo esquema, os médicos não vão para os povoados e a responsável pela produção fica maquiando para o recurso não parar de cai..... é tudo esquema, estão ricos e vão ficar cada vez mais ricos, caso a população não acorde. Tão querendo reabrir o hospital do zé villar....dizem que é pra a saúde ser "plena"...rumm, isso é pra vir mais dinheiro e eles roubarem...pq se nem o centro de saúde eles conseguem organizar, imagina um hospital....é uma corja de incompetentes, a cidade ta um lixo, o asfalto ta saindo todo..... kd o MP que não faz nada??? Já chega de sacanagem....

    ResponderExcluir
  19. JUNIOR JR
    A POPULAÇÃO DE BURITI DEVE ESTAR SATISFEITA, POIS, COMO PODEMOS OBSERVAR O RAFAEL PATROL ESTA FAZENDO AQUILO QUE DISSE EM PALANQUE NA CAPANHA, QUE FARIA SE ELEITO: "CONTINUARIA O MESMO GOVERNO DE NENEM MOURÃO"
    E TEM CUMPRIDO A RISCA SUA PROMESSA, COMPROU CARRO NOVO (HILUX PRETA), CONTRATOU INUMEROS FUNCIONÁRIOS POR R$ 200,00 E R$ 300,00, MANTEMA A CIDADE SUJA, A SAUDE EM PESSIMAS CONDIÕES, ANADANDO COM SEGURANÇA, SO VIVE EM BOITE E CABARÉ EM SÃO LUIS, ANDA ARMADO, SO FALTA AGORA BATER NA GENGA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkk essa foi boa.....queima buriti dá peste......

      Excluir
  20. Anônimo4/6/13 13:11

    Seu anônimo vc sonha em ser um Mourão só que pra isso vc vai ter q suar muito os está posição de prefeito q Neném recebeu dos buritienses foi fruto de muito trabalho ao lado do povo e eu quero te dser babao do esquecido Zé Vilar o BENEDITO MACHADO só chegou a prefeitura graças ao MOURÃO que apoiou aquele bandido para ser prefeito e o troco foi matar o sobrinho do Mourão te encosta nos Mourão anônimo com sua enveja vc vai sofrer mais uns 20 anos, te manca envejoso o

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online