"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

Conferência de Mulheres da Assembleia de Deus em Buriti-MA

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

quinta-feira, 7 de março de 2013

9

Editorial: UM CARNAVAL MELHOR

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


*Por Aliandro Borges, redator-chefe.


Novo secretário de Cultura, Teodorinho, da Theo Produções.
Depois de algum tempo sem falar no carnaval 2013, principalmente em decorrência dos fatos graves já noticiados recentemente aqui, o blog volta seu olhar para análise do carnaval de Buriti (MA).
Analisar um evento cultural nem sempre é um tarefa fácil, pois envolve aspectos objetivos e subjetivos. Estes últimos mais ligados às preferencias individuais. Entretanto, independentemente das preferências, pôde-se verificar uma melhora, ainda que tímida, do carnaval buritiense. A começar pela organização do Carnaval Pulou, Dançou. O nome, claro, segue o estilo sarcástico dos anteriores, com alfinetadas nos adversários políticos, numa alusão ao jingle de campanha do grupo do 31.
A escolha feita pelo prefeito Rafael Mesquita para que Teodorinho (Teo) comandasse a secretaria municipal de cultural, decerto, foi a mais acertada. Não poderia ter sido melhor. Além disso, foi muito justo, considerando que sempre era o Teo quem mais se dedicava aos eventos culturais da administração do ex-prefeito, apesar de ocupar, na época, apenas um cargo inferior na própria secretaria de cultura.
O atual prefeito reuniu-se com lideranças dos principais blocos e garantiu o apoio financeiro para que todos participassem da festa carnavalesca. Em reunião, deixou claro as dificuldades financeiras do município para arcar com mais recursos o primeiro carnaval de sua gestão.
Na segurança, de maneira geral, houve bom apoio da PM e dos seguranças adicionais para os foliões. O perigo mais evidente que teve foi em relação ao palco que dava sinais de ser mal estruturado, com algumas goteiras na lona, que colocavam em risco os equipamentos eletrônicos. Houve, inclusive, um momento tenso quando o vocalista Wesley, da banda Skema 7 deslizou e por pouco não teve ferimentos mais graves, sendo amparado pelos foliões.

Na questão da higiene também houve substancial avanço. Pela primeira vez a prefeitura disponibilizou banheiros químicos, 8 no total, para evitar que os mijões fizessem suas necessidades em áreas próximas do corredor da folia, como sempre ocorria quando foliões improvisavam mictórios em árvores, muros, bueiros, rodas de carros e até mesmo aos derredores da Igreja Matriz.
Ainda não houve avanço na questão da escolha das bandas. É possível que outros grupos musicais de renome regional pudessem ser contratados, mas cabe destacar que, goste-se ou não, houve valorização das bandas locais como Skema 7, Forrozão Evolução, Sabor de Maça, Pintando o Sete e a neófita Só Zueira.
É certo que muitos ainda tenham detestado o carnaval, até porque um uma “herança maldita” de péssimos carnavais, deixada pelo ex-prefeito Neném Mourão, não vai se superar tão fácil. Esse passivo de quase 8 anos ( exceção se faz ao ano de 2012, onde foi um bom carnaval, mas, evidentemente, tinha o interesse eleitoral)  vai demorar para ser quitado com a população e, caso seja do interesse do atual prefeito melhorar a imagem do carnaval de Buriti, deverá dar cartas brancas para que o novo secretário possa por em prática suas ideias. E, claro, além do aval, deve-se garantir recursos para tal.
Quanto a cobertura livre do carnaval por parte do Correio, houve total apoio governamental, inclusive do próprio prefeito Rafael, o que mostra seu compromisso com a liberdade de comunicação em Buriti. Fato lamentável (e não poderia deixar de relatar) foi o ocorrido na ultima noite de festa, quando os vocalistas das bandas receberam ordem para não mais divulgar o nome do Correio Buritiense. A ordem, supunham eles, teria sido dada pelo prefeito, fato negado veementemente por Rafael ao Blog. Constatou-se depois que, na verdade, o desejo de censura partira daquele que se sente o príncipe herdeiro do palácio municipal, que fazendo uso de um decrépito prestígio ordenara a um sabujo-mor plantonista para interromper a chamada da cobertura do carnaval pelo Correio.
Foi uma tentativa infeliz de impedir que fosse citado o nome do meu blog e demonstra o “ódio e o desapreço” que militantes e membros de uma republiqueta em ruínas têm pela opinião livre, imparcial e verdadeira. 
← Anterior Proxima → Página inicial

9 COMENTÁRIOS:

  1. Anônimo7/3/13 22:08

    Caro blogueiro Aliandro, tú é um mané. O nome do teu blog jamais poderia mesmo ter cido divulgado no carnaval. Tú ofende todos que votaram em Nenen e no Rafael, agora fica querendo ser elogiado por nós... Procura o teu grupo 31 e faz um carnaval particular, pois em Buriti nunca existiu carnais com os prefeitos anteriores, o Zé Vilar, nunca fez um carnaval de rua, agora tu fica falando que o Nenen durante 8 anos não fez um carnaval que prestasse. Cara compra um oculos, pois o teu está vencido...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Autêntico8/3/13 16:07


      È inútil tentar conscientizar esse tipo de gente. Anônimo, não é Zé Vilar, nem Naldo Batista, não é Zuca e muito menos Neném Mourão ou Rafael Mesquita que proporcionará o mínimo de qualidade de vida em seus vários aspectos para o povo buritiense. È você e todos os buritienses através do exercício da cidadania. Mas gostaria de lembrá-lo que isso é possível quando conseguimos observar o que está a nossa volta: a educação que precisa de mais investimentos, saneamento básico, acesso a saúde pública de qualidade, combate ao tráfico de drogas, projetos sociais que visem combater a violência, o uso de drogas, a gravidez na adolescência etc. E a falta de tudo isso, deve naturalmente causar revolta na população. Na sua visão Buriti tem que ganhar o prêmio de melhor IDH do Brasil. O carnaval de Buriti não foi ruim, mas tá longe do ideal, não por falta de recurso, e sim por falta de vontade de nossos administradores. Porque recurso tem, sempre teve e sempre terá, falta honestidade na aplicação do mesmo.

      Excluir
  2. Rsrsrs!! Deve ser uma piada esse "agora fica querendo ser elogiado por nós". Pergunto: o que um puxa-sacos vai acrescentar a minha vida e carreira profissional? Vocês vivem de migalhas jogadas pelo palácio municipal e não sabem fazer outra coisa na vida que não seja bajular a corte. "Fazer um carnaval particular", nessa frase está a razão dos nossos desentendimentos,pois vc´s babões, em maioria, são analfabetos funcionais, desconhecem as diferenças do que é público e do que é privado, não entenderão (claro se estudarem podem compreender, o problema é estudar!) o que é um comportamento republicano.O carnaval Pulou, dançou, não é apenas desse grupelho de sabujos não, É DE TODOS OS BURITIENSES. Sabe por quê? Não foi o seu dinheiro particular, babão anônimo, nem do prefeito, nem do secretário, que foi usado para o carnaval, mas sim de todos os cidadãos buritienses. Certamente se vc pagasse a quantia, em dinheiro, de imposto de renda que eu pago,e mtos outros buritienses,além dos impostos comuns, teria um pensamento um pouco diferente, se não for demais pedir para vc pensar,claro! ALIANDRO BORGES-Redator-chefe do Correio Buritiense

    ResponderExcluir
  3. Cidadão Buritiense8/3/13 08:58


    Se acham os donos da Prefeitura . Tem razão . quem tem um chefe igual o neném Mourão, não poderia pensar diferente .
    Um dos problemas dos Buritienses é justamente achar que não podem reclamar, pois quem ganha a eleição para um cargo "público" tem o direito de fazer o que bem entender com os recursos da mesma, até o fim do seus mandato . É por isso que canalhas como o que está no poder, faz o que faz, pois todos pensam que eles são os donos da prefeitura, erroneamente é claro .
    Toma, filho da puta babão !!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. TONY RAPOSA8/3/13 09:19

    Caro amigo Redator, concordo com sua abordagem no que diz respeito ao acerto do gestor municipal em incumbir o Teo do comando da secretaria de cultura e do carnaval buritiense, visto que realmente é notório o esforço dele para realizá-lo. Também gostaria de homenagear todas as lideranças dos blocos de Buriti, em especial meu AMIGO LUCAS MACHADO, pelo empenho de cada um, para fazer, sempre, um bom carnaval para TODOS OS BURITIENSES.
    Nas administrações anteriores, mais precisamente na administração Nenem Mourão, fui para alguns carnavais em Buriti. Lembro bem que, certa vez, comentei com alguns amigos que não sentia mais vontade de brincar a folia de Momo em nossa terra natal enquanto fosse administrada pelo grupo do citado gestor. Este desestímulo é motivado justamente por este viés político-partidário adotado por eles para “batizar” os carnavais, sempre recheados de provocação, uma baixaria sem fim!!
    A atitude de mandar parar de divulgar o nome do blog (que a muito deixou de ser só SEU rsrsrs) reflete o pensamento megalomaníaco e, ao mesmo tempo, provinciano que ocupa a mente deste grupo que governa nossa cidade. Mas com todos os percalços que temos passado, ainda acredito no nosso POVO e que possamos dar outros rumos ao FUTURO (que NÃO é hoje) de nossa terra querida!! TE AMO BURITI!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo6/5/13 12:37

      nem zé vilar, nem nenem mourao, prestam!

      Excluir
  5. Anônimo8/3/13 14:40


    Sr.PREF OLHE PELO NOSSO ESPORTE QUE MORREU, COM ENTRADA DO SEU SOGRO, VAMOS FAZER RENASCER O NOSSO ESPORTE, DANDO OPORTUNIDADE A PESSOAS QUE SEMPRE LUTOU PELO ESPORTE, PATRIARCA, ANTONIO CAMPOS, ZÉ ERNANDES, ZÉ MOLE, E OS PRESIDENTE DE CLUBES, RAFAEL EM PRIMEIRO TIRA ESTE SEC DE ESPOT ELITAN, E FAÇA UM TRAB, JUNTAMENTE COM LIGA ESPORTIVA, AI SIM O ESPORTISTA E DESPORTISTA VATARAM TER UM ESPORTE DE QUALIDADE.

    ResponderExcluir
  6. ATENÇÃO8/3/13 19:57

    LEIO E RELEIO ALGUMAS MENSAGENS FEITAS PELOS PERSONAGENS PRINCIPAIS DO NOSSO MUNICÍPIO, (O POVO BURITIENSE), QUE SE ESCONDE NO ANONIMATO, PARA COBRAR DOS NOSSOS GOVERNANTES MELHORIA NA SAÚDE, NA EDUCAÇÃO, NA SEGURANÇA, ESPORTE E LAZER, LIMPEZA PÚBLICA, DENTRE OUTROS. MAS ATÉ AGORA O QUE TIVEMOS DESTAQUE NAS PÁGINAS POLICIAIS. ISSO É LAMENTÁVEL, DEPRIMENTE. O QUE FIZEMOS COM NOSSO BURITI?

    ResponderExcluir
  7. Anônimo8/3/13 21:21


    Senhor Redator.

    O carnaval tem suia importância passageira o que Correio deveria da prioridade e a questão da saúde , educação e segurança.

    O que mudou de fato? Com a palavra senhor Redator.

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online