"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

Conferência de Mulheres da Assembleia de Deus em Buriti-MA

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

Charles Crispim na Balada Fight - Edição Tatto

sexta-feira, 1 de março de 2013

0

Editorial: GOVERNOS E GOVERNOS

Compartilhe:

Print Friendly and PDF



*Por Nogueira Jr., extraído do Blog do Controle Social
A quem interessa um Bom Governo? Se formos pensar pelo lado do cidadão, interessa àqueles que pagam seus impostos, acordam cedo para o trabalho, pensam no futuro dos filhos, escolas de qualidade e com muita luta adquirem sua casa e com mais esforço ainda um carro. O governo trabalha para o cidadão, essa é a lógica de um país sério e democrático. O reflexo do bom governo é justamente quando o cidadão consegue alcançar o Bem Estar Social. Mas, para que isso aconteça é necessário que o governo crie políticas públicas.
Um povo educado é consciente de seus Direitos e Deveres, não se deixa levar por mentiras e ser enganado por políticos corruptos. Uma boa educação também leva a uma boa saúde, isto pode estar relacionado aos hábitos alimentares (mas no mundo de hoje é difícil manter essa lógica). A Educação proporciona menos violência, criança na escola é sinal de um futuro melhor, porém, na rua é presa fácil para traficantes e a qualquer outro tipo de violência social.
Agora, a quem interessa um Mau Governo? Se formos pensar pelo lado do corrupto, interessa àqueles que se elegem a cargos públicos, por exemplo: Prefeitos, Governadores, Presidentes, Deputados, Vereadores, Senadores. Gozam de vida fácil, digo: acordam tarde, sonegam impostos, criam empresas fantasma, convênios com escritórios de contabilidade, compram carros importados e belas mansões e claro preocupam-se com o seu próprio Bem Estar. Com certeza as cidades administradas por esses líderes políticos (se assim podemos chamá-los), na maioria das vezes aplicam habilidades que resultam em: Saúde precária, em um Sistema Educacional sem estrutura, desconsiderando os parâmetros básicos para a formação crítica de uma sociedade massacrada pelo oportunismo de alguns e a sapiência daqueles que ditam e consagram suas malícias como regras para uma boa convivência.
Desta forma, acumulamos em nossa memória fórmulas insólitas de políticos e políticas que desagregam as faces reais da moralidade social tais como: Ética e Cidadania. Não obstante, devemos reconhecer que mesmo com tantos em traves na construção de uma sociedade mais igualitária a quem faça disso tudo um escudo para superar grandes desafios.
È ai que os órgãos do governo têm sua participação, em especial a Controladoria Geral da União, Receita Federal, Policia Federal, Tribunal de Contas da União e Tribunais de Contas dos Estados. Cada um deles tem uma função bem específica; uns fiscalizam, outros prendem e outros vencem.
Quando essas instituições exercem seu trabalho em parceria com a sociedade Civil é um Deus nos acuda!! Lembram o que ocorreu no mês passado, a quantidade de Políticos, Empresários e Funcionários Públicos que foram presos na chamada “Operação Rapina”. É bem verdade que já estão soltos, mas valeu ver a cara deles sendo mostrada pelos veículos de comunicação, no mais se questiona: E a vergonha como que fica? Se é que “tem”.
É assim que um “Bom” Governo deve agir, não deixando pessoas dessa natureza agir livremente sem impunidade. Agora, cabe a nós Eleitores fazer a nossa parte, vamos fiscalizar, denunciar e também saber Votar. Afinal é ano de eleições e os mesmo que foram presos, com certeza vão querer sentir-se livres para exercer e usufruir mais uma vez da cara de pau que é muito bem empregada no “carnaval” do Ano Político, objetivando o voto e como resultado positivo a posse.
Vamos assumir nossa responsabilidade, votando certo, com compromisso, conscientes dos danos morais dos quais somos expostos, por conta da nossa franca mania de querer ser FELIZ! Vamos torcer para que Algo Mais seja feito em virtude dos que brincam de ser políticos. 
 *Professor de História e Especialista em História do Maranhão.

← Anterior Proxima → Página inicial

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online