"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

9

BRASIL ESTÁ ENTRE OS DEZ PAÍSES DO MUNDO ONDE A LIBERDADE DE IMPRENSA MAIS CORRE PERIGO.

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


LIBERDADE DE OPINIÃO TAMBÉM É AMEAÇADA EM BURITI (MA)O Correio Buritiense novamente, a exemplo da expulsão do redator-chefe do estádio municipal ocorrida em outubro de 2011 (clique aqui para relembrar), foi hostilizado, agora na última noite de carnaval (leia o final da matéria).
* Com informações do portal R7.com
Ao lado do Equador, o Brasil faz parte de uma reduzida lista de dez países do mundo, elaborada pelo Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ, em inglês), onde a liberdade de imprensa corre perigo.
O CPJ divulgou nesta quinta-feira (14) em Nova York seu relatório anual “Ataques à Imprensa” no qual denuncia “um aumento sem precedentes no número de jornalistas assassinados e presos no último ano” e uma “legislação restritiva e censura estatal” que colocam em risco o jornalismo independente.
Quanto à lista de “Países em Risco”, que identifica os dez Estados do mundo onde a liberdade de imprensa enfrentou maiores perigos em 2012, o Comitê incluiu Equador, Brasil, Síria, Somália, Irã, Vietnã, Etiópia, Turquia, Paquistão e Rússia.
Para produzir a lista, o CPJ examinou seis indicadores de liberdade de imprensa: mortes, prisões, legislação restritiva, censura estatal, impunidade nos ataques contra a imprensa e quantidade de jornalistas exilados.
No caso do Brasil, o Comitê denunciou os “altos índices de assassinatos e impunidade” arraigados no país, assim como um “padrão de censura judicial”. O relatório destaca ainda a cadeia de comunicação que funciona no Brasil.
— Os obstáculos no Brasil são, em particular, alarmantes, dada a sua condição de líder regional e sede de uma vasta e diversa rede de meios de comunicação.
Em dezembro passado, o Comitê havia constatado a “preocupante alta” dos casos de jornalistas mortos de maneira violenta no Brasil, que registrou em 2012 quatro casos, seu maior número em mais de uma década.
Sobre o Equador, o outro país latino-americano incluído na lista, o CPJ denunciou o “uso de leis restritivas para silenciar a dissidência” por parte do governo do presidente Rafael Correa.
O relatório lembra o caso dos jornalistas Christian Zurita e Juan Carlos Calderón, autores do livro El gran hermano sobre o suposto enriquecimento da família de Correa e considerados culpados de difamar o presidente, o que lhes custou uma milionária condenação por perdas e danos.
Embora Correa tenha posteriormente os indultados, o CPJ afirmou que o presidente equatoriano cumpriu “com sua meta de intimidar a imprensa nacional”.
O CPJ é uma organização independente baseada em Nova York e que se dedica a defender a liberdade de imprensa em todo o mundo.


LIBERDADE DE OPINIÃO E IMPRENSA TAMBÉM É AMEAÇADA EM BURITI (MA)



Imagine, caro leitor, em Buriti (MA) a dificuldade em expressar opinião, onde, recorrentemente, o Correio Buritiense, única fonte jornalística independente, autêntica e crítica ao poder palaciano, é hostilizado, quando não diretamente pelos donos do poder, por um grupelho de bajuladores sem escrúpulos.
No carnaval, a repulsa ao Correio foi demonstrada mais uma vez: emitiram uma ordem, que, segundo os locutores do palco, supostamente teria partido do atual prefeito, para não mais citar o nome do blog durante o show da última noite de carnaval.
Interessante notar que o evento não era privado, ou seja, não havia contrato de exclusividade para nenhuma empresa de comunicação que inviabilizasse aos vocalistas citar o nome do Correio Buritiense. Pelo contrário, todo o gasto era de dinheiro público, inclusive, as centenas de latinhas de cerveja distribuídas gratuitamente sem nenhum controle quanto a não permitir que menor recebesse.
Um bem maior ao público faria o gestor municipal se ao invés de hostilizar o Correio Buritiense e seu redator-chefe, se desse ao trabalho de revelar o custo total do carnaval, incluindo o valor dos contratos das bandas e o custo das cervejas distribuídas, entre outros.
Claro que se fosse um dos blogs chapa-branca, desses que não é necessário citar o nome aqui (mas facilmente meus leitores saberiam identificar!), que estivessem sendo propagandeado no palco, não haveria a mesma rejeição que tem o Correio.
O que incomoda no Correio é o fato de não mascararmos a realidade, não maquiamos a verdade, e quem acessa meu blog (e para infelicidade deles tenho uma média de quase mil acessos diários, no mundo inteiro!) sabe as informações de Buriti (MA) sem aquele tom bajulatório de blogs de encomenda.
No Correio é assim: a informação é noticiada sem maquiagem, goste-se ou não. É isso!
← Anterior Proxima → Página inicial

9 COMENTÁRIOS:

  1. Concordo plenamente com o redator, o Prefeito se é que foi o Prefeito mesmo que mandou para de divulgar o nome do blog mesmo ele foi muito imfeliz mesmo mais ele sabe as consequencias vai vim por ai.

    ResponderExcluir
  2. É TRISTE A SITUAÇÃO DE BURITI A CADA DIA QUE PASSA SINTO MAIS VERGONHA DE MORAR NESSA CIDADE NOJENTE!!!! ONDE O PODER PUBLICO SAO OS PRIMEIROS A LEVAR ÀS CRIANÇAS AO MUNDO DO VICIO INCENTIVANDO-OS A BEBIDA ALCOLICA!!!
    GENTE ONDE ESTAVA OS CONSELHEIROS ???NAO VEEM AS CRIANÇAS FAZENDO INDO...ELES SI FAZEM DE CEGO SÃO TODOS UNS PAUS MANDADO DO GOVERNANTE

    ResponderExcluir
  3. é minha cara anonima o CONSELHO TUTELAR NAO ESTEVE ´PRESENTE ... MAS TI GARANTO QUE ESTIVESSE TIDO PRESENTE NAO FARIA DIFERENÇA NENHUMA...ELES NÃO ESTAO INTERESSADOS NAS CRIANÇAS NOS JOVEM...O QUE INTERESSA P ELES É O SALARIO DELES NO FIM MÊS...SAO UNS BANDO DE ZE NINGUEM!!!!!!!!
    E A PROMOTORIA O QUE FAZ PRA MUDAR ESSA RELIDADE???
    NADA NAO FAZ NADA!!!! APENAS FICAO ASSISTINDO A ESSES GRANDES ESPETACULOS QUE BURIRTI VOS OFERECE... DESMANDOS IMPOCRESIA!!!!!! BURITI COMO DIZ O PROPRIO PRTEFEITO É BOM VIVER AQUI
    TU ACONTECE E A JUSTIÇA SE FAZ DE CEGA SURDA E MUDA

    ResponderExcluir
  4. Cara fico muito triste por esses fatos em nossa cidade...nossa cidade tá paracendo a cidade do zé ninguem, onde tudo pode. poxa já chega disso meu povo e ainda tem babão que não ver isso.....esses babões que se doi é porque o nenem sustenta.....kkkk mais aguardem tá chegando o dia....tudo tem um começo e também um fim rsrsrsrsrsrrsrs.

    ResponderExcluir
  5. Caro Aliandro, em que parte do "AQUI QUEM MANDA É EU ! " você não entendeu quando o narcisista Neném Mourão disse quando espulsou você do estádio ?
    Está istalado, em Buriti, uma ditadura representada pelo Neném Mourão . Se o povo não fosse tão egoista e ignorante, pessoas como essa não estaria praticando tantos crimes na cidade, passando por cima de tudo e de todos . Se não temos o que escolhemos, temos o que aceitamos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O correto é, EXPULSO, e não, "espulso", como foi escrito . Desculpem pelos erros .
      Att: Ateu .

      Excluir
  6. Senhor Aliandro Borges, "eu tenho uma admiração pela a sua pessoa (inteligente), mas tem hora que você não usa a sua inteligência". Você como uma pessoa que tem um conhecimento diferenciado de muitos Buritienses, acho que o senhor tem que entender a realidade amigo. Você é um opositor forte do grupo Mourão, como que você quer ser privilégiado de seu site ser divulgado no palco do carnaval, mesmo a gente sabendo que ali está sendo usado o dinheiro público... Senhor Aliandro, eu não lhe conheço pessoalmente, mas pelo o pouco que já li suas matérias, sei que você é uma pessoa que se preocupa muito com o desenvolviento de um país melhor. "Amigo esse problema não acontece só em Buriti, e sim em todo o Brasil, isso nós nunca vamos ver mudanças radicais em nesse país que é uma vergonha dizer que somos Brasileiros"! Em Buriti não exitem nenhum politico competente e capacitado para fazer uma gestão pública como merecemos. Pois os eleitores Buritienses são os culpados de toda sujeira que tem acontecido por aí. O povo vota em qualquer um desprepado, analfaberto, leigo de tudo que possamos imagianar, mas com um dom na maior naturalidade e simplicidade de roubar com cara limpa. Sei que os três candidatos que teve em Buriti, cada um era pior que o outro, mas as pessoas foram pelo o lado certo (DINHEIRO).
    Moro em Miguel Alves-PI, mas sou natural de Buriti e não sou puxa saco da família Mourão, muito pelo o contrário, quero ver esses povo fora do poder, pois se eu votasse em Buriti, eu teria votado em Branco. Mas se você tiver a certeza que exitia uma opção nas últimas eleições para Buriti, pudesse ter saido causo administrativo, peço por gentileza que escreva interaga comigo, pois só assim irei transferir o meu título para ver isso acontecer o mais rápido.
    Obrigado pela a sua atenção e pela atenção de quem leu o meu comentário e o meu mode pensar!

    ResponderExcluir
  7. Senhor Redator

    Espero quepa você tenha caido na real porque tinha visto algumas reportagens em relação ao prefeito tendeciciosas como aquela em que foi no gabinete de um ministro. O Correio Buritiense não pode virar chapa branca logo em Buriti que não existe oposição ela sáo se manisfesta no periodo eleitoral

    ResponderExcluir
  8. TE LIGA ALEANDRO ENSTE O CORREIO BURITIENSE E O GENRO ELE VAI FICAR COM QUEM?

    JÁ ESTÁ NA HORA DO CORREIO SE POSICONAR SE DE FALTO MUDOU DE FATO ALGUMA COISAS COM O NOVO PREFEITO

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online