"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

SEJA UM COLABORADOR DO JORNALISMO INDEPENDENTE

SEJA UM COLABORADOR DO JORNALISMO INDEPENDENTE

TVT: LULA, CIRO E DILMA na inauguração popular da transposição das águas do rio São Francisco

terça-feira, 27 de novembro de 2012

1

ENTERRO DO BURITIENSE BARBOSA, SUBTENENTE DA PM DO PIAUÍ, É REALIZADO NO INÍCIO DA NOITE DE HOJE (27).

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Da esq. para direita: Marcelo (sobrinho),Alex Borges e subtenente Barbosinha.
Ocorreu hoje (27), ao entardecer, no Cemitério Municipal São José, em Buriti (MA), o enterro do subtenente da Polícia Militar do Estado do Piauí, o buritiense Luís Carlos de Sousa Barbosa. Barbosinha, como era conhecido na corporação militar, morreu, em casa, ontem (26), por volta das 13h, após complicações em decorrência de um acidente automobilístico sofrido há 12 dias, na capital Teresina, onde trabalhava.  O acidente o deixou com poucos movimentos nos membros inferiores. O subtenente se recuperava bem, mas como era hipertenso e diabético houve complicações que acarretaram sua morte.
Filho do senhor Francisco das Chagas Barbosa (Chagas Sapateiro), casado com dona Laura, Barbosinha deixa órfãos seus dois filhos: Welyne e Walyson.

domingo, 25 de novembro de 2012

1

EM ATO CONTRA VIOLÊNCIA À MULHER, ESCOLAS DA CAPITAL MARANHENSE REALIZAM CAMINHADA

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Estudantes de quarenta e cinco escolas do Ensino Médio da rede estadual em São Luís, em projeto de parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com a Promotoria de Defesa da Mulher, participaram na manhã deste domingo (25), em caminhada pela Lei Maria da Penha, na Avenida Litorânea. A caminhada, que comemora o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, teve início de concentração, às 8h, no Corpo de Bombeiros, na área do Calhau, e seguiu até o parquinho da avenida.
O tema da Lei já vinha sendo trabalhado nas escolas de Ensino Médio desde agosto, por meio da realização de palestras para os alunos, capacitação de professores e concurso de redação e desenho, que terá cerimônia de premiação marcada para dia 4 de dezembro, às 9h, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça. Serão premiados os melhores alunos, professores e escolas.
A promotora de justiça de Defesa da Mulher, Selma Martins, comemorou o resultado da parceria com a Seduc. "Fiquei encantada com a motivação dos professores e alunos, houve até uma escola que fez uma semana de atividades sobre a lei e os estudantes fizeram músicas sobre a Lei Maria da Penha e os direitos das mulheres", declarou. "A parceria com a Secretaria de Educação foi que fez deslanchar o projeto, com ações que vão além da sala de aula", reforçou.
Selma Martins ressaltou que o projeto já despertou o interesse do Ministério Público em outros estados. "Apresentamos o projeto em uma reunião de promotores no Rio Grande do Sul e representantes de vários estados quiseram também adotar a ideia", informou a promotora, que anunciou para dezembro o lançamento de um vídeo com a cantora Alcione sobre a Lei Maria da Penha, que terá veiculação nacional.
Outras instituições também participaram da parceria, em atividades como palestras e no apoio à caminhada de domingo (25), como a Promotoria da Educação, Delegacia Especial da Mulher, a Rede Amiga da Mulher, Secretaria de Segurança Pública, Procuradoria Geral de Justiça, Tribunal de Justiça, Caixa Econômica, entre outros. "É uma rede de organizações que colabora para a realização das atividades e que vai continuar atuando no projeto", garantiu a promotora. Segundo ela, mesmo após a premiação dos vencedores do concurso de redação e desenho, outras ações do projeto, como as palestras, vão continuar.
No centro,ao fundo,Redator-chefe do Correio.
Foi disponibilizado o transporte para 10 alunos e dois professores de cada escola, mas o convite foi feito a toda a comunidade escolar.

Lei Maria da Penha
A Lei 11.340/06, conhecida com Lei Maria da Penha, ganhou este nome em homenagem à biofarmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes, que ficou paraplégica devido às agressões do marido e que por 20 anos lutou para ver seu agressor preso.
Mesmo condenado a 10 anos de reclusão por duas tentativas de homicídio, ele só cumpriu dois anos e apenas depois que Maria da Penha denunciou o caso à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), que pela primeira vez acatou uma denúncia de violência doméstica, em um processo que também condenou o Brasil por negligência e omissão.
De acordo com o Observatório para Implementação da Lei Maria da Penha, uma das punições para o país foi a recomendação para que fosse criada uma legislação adequada a esse tipo de violência. A partir daí, várias entidades reuniram-se para criar o projeto de lei que define as formas de violência doméstica e familiar contra as mulheres e estabelece mecanismos para prevenir e reduzir este tipo de violência, como também formas de prestar assistência às vítimas.
Com a entrada da lei em vigor, em setembro de 2006, a violência contra a mulher deixou de ser tratada como um crime de menor potencial ofensivo, com o fim das penas pagas em cestas básicas ou multas, incluindo, além da violência física e sexual, também a violência psicológica, a violência patrimonial e o assédio moral.
25 DE NOVEMBRO - Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher
A data de 25 de novembro de 1960 ficou conhecida mundialmente por conta do ato de violência cometido contra as irmãs Dominicanas, Pátria, Minerva e Maria Teresa, “Las Mariposas” que lutavam por soluções de problemas sociais de seu país e foram perseguidas, presas e brutalmente assassinadas.
A partir daí, a data passa a ser de muita importância para as mulheres vítimas de violências cotidianas. A violência ocorre nos espaços públicos, privados e domésticos. 
Agressões verbais reduzem a autoestima, causam danos à saúde, estresse e enfermidades crônicas. O 25 de Novembro como “Dia da Não Violência Contra a Mulher”, foi decidido por organizações de mulheres de todo o mundo, reunidas em Bogotá, Colômbia, em 1981 em homenagem às irmãs.
Em 1999, em Assembleia Geral, a ONU proclama essa data como “Dia Internacional para Eliminação da Violência contra Mulher”. A violência contra a mulher é questão social e de saúde pública; revela formas cruéis e perversas de discriminação de gênero; desrespeita a cidadania e os direitos humanos; destrói sonhos e dignidade. 
É a expressão mais clara de desigualdade social, racial, e de poder entre homens e mulheres. Como fundadoras e ex-conselheiras do Conselho Municipal da Condição Feminina de Bauru, nos manifestamos nesta data e com orgulho declaramos que Bauru é uma cidade pioneira no combate a esta nefasta violência, tendo por sugestão deste grupo de feminista, pela criação do Conselho da Mulher em 1993, pela assinatura da Convenção Estadual Contra todas as formas de Violência pelo Governo Municipal em 1994, pela instalação de um Centro de Referência da Mulher (CIAM), em 1995 que foi desativado em 2005 por decisão do executivo da época. 
Hoje, Bauru conta novamente com outro Centro de Referência da Mulher, com a Casa Abrigo para Mulher em situação de risco. Bauru tem, ainda, a Delegacia de Defesa da Mulher desde 1986.
Em 25 de novembro inicia-se ainda o movimento “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” que termina em 10 de Dezembro que é o Dia dos Direitos Humanos. Esses 16 dias de ativismo têm algumas marcas históricas:
 * 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, data se refere ao assassinato de Zumbi dos Palmares em 20/11/1695.
* 28 de novembro, Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres.
* 01 de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids. 
* 06 de dezembro, o Massacre de Mulheres de Montreal-Canadá, onde 14 estudantes da Escola Politécnica de Montreal foram assassinadas. O massacre inspirou a criação da Campanha pelo Laço Branco, mobilização mundial de homens pelo fim da violência contra as mulheres. No Brasil o Dia Nacional foi contemplado pela criação da Lei 11 489 de 20/06/2007.
* 10 de dezembro, o Dia Internacional de Direitos Humanos, declarado pela ONU em 1948. A Data lembra que a violência contra as mulheres é uma violação dos direitos humanos.

CORREIO BURITIENSE COMENTA: A iniciativa, bem-sucedida dessa parceria, deve inspirar não apenas outros Estados, mas, sobretudo, ganhar a adesão dos municípios maranhenses, onde se sabe que a agressão a mulheres persiste e figuram em formas cada vez mais cruéis. De todo, cabe lembrar que, em Buriti, o atual prefeito, Neném Mourão, responde a processo criminal, no Tribunal de Justiça, sob acusação de agressão a uma ex-amante, com quem teve uma filha e se recusa, sistematicamente, a fazer acordos para pagamento de pensão alimentícia. É importante que, se a Lei, de fato, é para todos, Justiça se faça soberana nesse caso, sendo exemplar para os buritienses e que iniba outros agressores de praticar tais agressões, independentemente do cargo que ocupam ou da condição social que usufruem. Esse caso da agressão foi revelado, com exclusividade, pelo Correio e ganhou repercussão estadual, nos principais jornais e sites do Estado. Para relembrar os fatos clique aqui.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

5

CASA CLUBE: NOVO ESPAÇO DE LAZER E EVENTOS SERÁ INAUGURADO NO DOMINGO (25)

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


A cidade de Buriti (MA) contará, a partir de domingo (25), com um novo espaço para entretenimento, shows e eventos em geral. Será inaugurado o “CASA CLUBE”, um espaço completo para a diversão de toda a família. Tem restaurante, extensa área de lazer, com playground, pista de dança, palco para shows, piscinas adulto e infantil com tobogã para maior diversão. O Clube dispõe ainda de um amplo estacionamento com comodidade e segurança.
O CASA CLUBE, localizado na entrada da cidade, próximo à ladeira do Tubi, com área de 400m2, é um empreendimento ousado do empresário Chico da Loja, que, numa visão empreendedora, rara, constrói um ambiente espaçoso e agradável que atende a toda família buritiense e também aos visitantes da cidade, tornando-se um bom atrativo turístico em época carnavalesca e nos festejos de julho, além de outras datas comemorativas.
E para grande festa de estreia, o empresário traz para os palcos do clube, um dos mais tradicionais grupos de forró do Brasil, a Banda Noda de Caju. A festa de inauguração terá início já às 17h com o grupo de Buriti (MA) Forrozão Evolução e Saulo - O Fenômeno dos Teclados e a banda Originais do Forró, da cidade de Brejo (MA).
Além dos shows de estreia da nova casa de eventos, confira, abaixo, também, toda a programação das festas de fim de ano no Casa Clube e divirta-se com toda família e seus amigos:
DIA 29/12 - GRANDE SHOW COM AS BANDAS CHICLETANA DA BAHIA, CAVIAR COM RAPADURA E ABERTURA COM SAULO - O FENÔMENO DOS TECLADOS.
DIA 30/12 - TRADICIONAL SHOW-BINGO DA “CASA NOVA”, A PARTIR DE 8H DA MANHÃ, COM O SORTEIO DE VÁRIOS PRÊMIOS, DENTRE ELES UMA MOTOCICLETA.
DIA 31-12-12 - O SHOW DA VIRADA (INÉDITO EM BURITI) COM WASHINGTON BRASILEIRO, O ARRASTA MULTIDÕES. 

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

0

MINISTRO DA EDUCAÇÃO INICIA ENTREGA DE TABLETS PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


*Por Agência Brasil
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, entregou 200 tablets aos coordenadores estaduais do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado) e representantes de 18 universidades federais participantes do programa. Os equipamentos são destinados à capacitação de professores. “Há uma demanda explosiva por educação no Brasil. A desigualdade social está na escola”, disse o ministro em solenidade realizada na última terça-feira (20), em Brasília.
Para Mercadante, começar a capacitação dos professores do ensino médio para uso dos tablets é uma medida estratégica. “Estamos discutindo como melhorar o ensino médio e temos que fortalecer o professor dentro de sala de aula e o melhor caminho é o tablet”, avaliou Mercadante.
Foram licitados pela pasta dois modelos de tablets, um com 7 polegadas (17,78 centímetros) e outro com 9,7 polegadas (24,638 centímetros). As vencedoras foram as empresas brasileiras Positivo e Digibras. Os estados e municípios podem aderir diretamente ao registro de preços, cuja ata terá vigência até junho de 2013.
Para dar início à capacitação pedagógica de professores do ensino médio da rede pública de todo país, o ministério adquiriu 5 mil unidades de tablets para serem utilizados no projeto piloto do Proinfo Integrado. A entrega dos aparelhos nas escolas será realizada em 2013. Os coordenadores do programa farão curso de formação para, em seguida, treinar os multiplicadores, que formarão os professores em cada estado participante.
O modelo de 7 polegadas para distribuição nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste tem um custo aos cofres públicos de R$ 278,90 e, para o Nordeste e Sul, de R$ 276,99. Já o modelo de 9,7 polegadas será adquirido pelos estados pelo valor de R$ 461,99 para o Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste e de R$ 462,49 para Nordeste e Sul. De acordo com o ministro, um tablet de 7 polegadas com as mesmas especificações é vendido no mercado brasileiro por R$ 799, em média.
Segundo Mercadante, com a entrega de novas tecnologias da informação, os professores e as escolas públicas vão poder combinar os equipamentos com as demais mídias. Ele citou o Portal do Professor, onde estão disponíveis cerca de 15 mil aulas criadas por educadores e aprovadas por um comitê editorial do MEC. Além disso, o ministro destacou que todas as obras literárias e livros didáticos adquiridos pela pasta também estão disponíveis no equipamento.
O  Ministério da Educação (MEC) transferiu este ano R$ 117 milhões a 24 estados e Distrito Federal para compra de 382.317 tablets, que serão destinados inicialmente a professores de escolas de ensino médio do país.
Mercadante anunciou também que na próxima sexta-feira (23), ministros da Educação dos países do Mercosul vão se reunir em Brasília e lançarão um programa de intercâmbio digital.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

1

PREFEITO ELEITO DE BURITI, RAFAEL MESQUITA (PRB), PARTICIPA DE SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO COM OS MUNICÍPIOS.

Compartilhe:

Print Friendly and PDF



Da esquerda para direita: prefeitos Leane( Afonso Cunha),
                 Soliney Silva (Coelho Neto) e Rafael Mesquita (Buriti)
O novo prefeito, eleito, de Buriti (MA), Rafael Mesquita, participou no Seminário de Integração com os Municípios, promovido pelo Governo do Maranhão, nos dias 19 e 20, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana (Multicenter SEBRAE), em São Luís. 
O Seminário aberto, oficialmente, pela Governadora Roseana Sarney-PMDB, na manhã da última segunda-feira (19), contou com a presença do senador João Alberto-PMDB, dos presidentes do TCE, Edmar Cutrim, da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo e da FAMEM, Júnior Marreca, além de deputados estaduais, deputados federais, secretários de estado, prefeitos, vices e vereadores eleitos e reeleitos. 
Seminário de Integração com os Municípios tem o objetivo de aperfeiçoar o processo de governança municipal a partir de transformações sustentáveis nas economias locais, e para promover a integração entre os governos estadual e municipal.
A governadora Roseana (PMDB) saudou os eleitos e reeleitos e propôs a parceria institucional com o Governo do Estado, independente, da cor partidária. Ela destacou ainda os vários investimentos feitos no Maranhão pela iniciativa privada e frisou as parcerias entre o Estado e os Municípios que tem proporcionado grandes obras e a melhoria da qualidade de vida da população.
A palestra foi conduzida pelo secretário Chefe da Casa Civil do Estado, Luís Fernando Silva, que falou sobre nova proposta de governança municipal. “Por orientação da governadora Roseana Sarney, estamos realizando esse importante seminário. Serão dois dias de muito trabalho, com o objetivo de orientar os prefeitos eleitos e reeleitos sobre os melhores caminhos para uma gestão pública eficiente e eficaz, de forma a fortalecer os municípios”, afirmou o secretário.
Luís Fernando Silva enfatiza ainda que as cidades não podem se desenvolver sem a efetiva participação dos municípios na elaboração das políticas públicas. “Temos uma preocupação diária de fortalecer os municípios, pois é nele onde todas as demandas e anseios do cidadão se originam. E o papel do Estado é apoiá-los no atendimento inicial dessas aspirações, criando mecanismos eficientes para que isso aconteça”, ressaltou.
A programação do evento foi encerrada ontem (20), com oficinas e várias exposições, entre elas uma apresentação, realizada Ministra do Desenvolvimento Social, Teresa Campelo, do Plano Nacional Brasil sem Miséria.
Na avaliação do prefeito Rafael Mesquita, o Seminário representou um primeiro momento de trabalho. “A partir de janeiro, poderemos colocar em prática as ações aprendidas no encontro. E o que se percebe é que há um grande número de gestores eleitos pela primeira vez, o que demonstra uma juventude preocupada em representar os anseios da sociedade”, afirmou.
O seminário promovido pelo governo do Estado, contou com a parceria, do Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal de Contas do Estado (TCE), do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Receita Federal e Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae).

terça-feira, 20 de novembro de 2012

27

POLICIAL ALAN KÁRTER RECEBEU, NA ÚLTIMA QUARTA-FEIRA (14), DA POLÍCIA MILITAR (PM), O ESPADIM TIRADENTES, ENTREGUE A ALUNOS DO 1º ANO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS (CFO).

Compartilhe:

Print Friendly and PDF



A Polícia Militar do Maranhão realizou, na última quarta-feira (14), às 19 horas, a solenidade de entrega do Espadim Tiradentes aos alunos do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO). O evento ocorreu, no Quartel do Comando Geral da PM, situado no bairro Calhau da capital maranhense.
Na ocasião, o policial buritiense Alan Kárter, que tem um grande serviço social prestado em nossa cidade, através de sua escolinha de Futebol Lennon, que muito contribuiu para resgate de crianças e jovens do caminho das drogas e da criminalidade, também recebeu seu Espadim Tiradentes por, juntamente com os demais alunos, ter concluído seu 1º ano de curso, na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
O “Espadim Tiradentes” é entregue aos alunos oficiais da Polícia Militar que ingressaram neste ano no Curso de Formação de Oficiais (CFO) da PMMA. O recebimento do Espadim simboliza a preparação para a tarefa de comando exercida pelos oficiais na Polícia Militar do Maranhão.
A solenidade contou com a presença de autoridades civis, militares, familiares e convidados.
Origem da tradição e da simbologia - O espadim teve sua origem na Rússia dos Czares, quando Alexandre III, para comemorar uma vitória, determinou ao seu armeiro que fabricasse pequenas espadas de aço decoradas em marfim e bronze e as entregasse aos príncipes do Império Russo. Os espadins seriam usados por eles até que estivessem aptos a exercerem a função de Comando, quando, então, passavam a usar a tão sonhada e idealizada Espada.
No Brasil, como forma de homenagear o mártir da Inconfidência Mineira, o Espadim recebeu a denominação de "Tiradentes", patrono das Polícias Militares do Brasil. O Alferes da Tropa de Cavalaria de Minas, Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes”, lançou os embriões do que são hoje as instituições policiais militares.
No Maranhão, o espadim é conferido aos cadetes do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO), como símbolo da autoridade, da honra e da dignidade, em reverência e culto à memória do Mártir da Inconfidência Mineira.
Tradicional Baile do espadim - Após a solenidade de entrega, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), ocorreu o tradicional baile do espadim, com os novos cadetes confraternizando ao lado de suas madrinhas, padrinhos e convidados.
Estiveram presentes à mesa do cadete Alan Kárter, além dos familiares, o novo prefeito eleito de Buriti, Rafael Mesquita, e Evandro Mourão Filho, convidados de honra para cerimônia. 


IMAGENS DA CERIMÔNIA
Cadete Alan ao lado do seu irmão,Aliandro Borges,redator-chefe do CORREIO.










IMAGENS DO BAILE DOS CADETES










Veja também mais imagens da Cerimônia de entrega do Espadim Tiradentes e do Baile dos cadetes no facebook do Correio Buritiense, cburitiense@gmail.com, e compartilhe com seus amigos.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

0

FILHO DO DEPUTADO MAGNO BACELAR É AUTUADO POR PORTE ILEGAL DE ARMA

Compartilhe:

Print Friendly and PDF



Magno Bacelar Júnior sendo preso em flagrante.
Foto: Marcial Lima
Magno Bacelar Junior teria ameaçado várias pessoas e disparado a arma em via pública.
  *Por Imirante.com, com informações da Mirante AM.

O filho do deputado estadual Magno Bacelar, e candidato derrotado nas eleições municipais deste ano, no município de Aldeias Altas, Magno Bacelar Junior, de 24 anos, foi preso no início da madrugada desta segunda-feira (19), em frente à Choppana, no Parque Shallon, na capital maranhense.
Segundo informações das polícias Militar e Civil, ele ameaçou três pessoas. As vítimas foram ao plantão do Cohatrac e confirmaram que o filho do deputado estava armado com uma pistola calibre 380.
Os primeiros ameaçados foram os comerciários Raimundo Neto e Leandro Marcelo. A terceira vítima do filho do parlamentar, que não teve o nome revelado, foi um flanelinha que trabalha na área.
Magno Bacelar Junior, que estava completamente embriagado, foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma, ameaça e disparo em via pública. As pessoas que estavam no local reivindicaram a autuação também por tentativa de homicídio, já que o autor disparou várias vezes em via pública e apontava a arma para as pessoas.

domingo, 18 de novembro de 2012

0

PREFEITURA DE BURITI DEVERÁ FAZER LICITAÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO DA ACADEMIA DA SAÚDE

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Alô, Ministério Público, muita atenção para essa licitação.
Prefeitura Municipal de Buriti-MA publicou, no dia 31 de outubro (veja na imagem abaixo), no Diário Oficial (D.O.) Publicações de Terceiros, página 9, Aviso de Retificação de Edital de licitação na modalidade pregão presencial nº 04/2012, da Tomada de Preços nº 28/2012, que tem como objeto a implantação de uma Academia de Saúde.

No aviso de retificação não fica claro a data em que ocorrerá o pregão, portanto, é importante que o Ministério Público acompanhe esse processo licitatório, tendo em vista que algumas licitações não estão ocorrendo nas datas estabelecidas, ficando sendo adiadas, a exemplo da licitação, divulgada aqui neste Correio, para aquisição de material de expediente e limpeza que deveria ter acontecido no dia 6 de novembro, mas que não houve. (Clique aqui para saber mais)
Com o intuito de obter mais detalhes dessa licitação, o Redator-Chefe do Correio Buritiense, entrou com requerimento de informações, tanto à pregoeira Erinalda Sousa, presidente da CPL, quanto ao secretário municipal de saúde, Edivaldo Pimentel, baseado na Lei de Acesso à Informação, que entrou em vigor  em maio deste ano. Ambos têm, no máximo, 20 dias, a contar da data de recebimento (07/11) para fornecer os dados solicitados.
O Programa Academia da Saúde, criado pela Portaria nº 719, de 07 de abril de 2011, tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis.
Os polos do Programa Academia da Saúde são espaços públicos construídos para o desenvolvimento de atividades como orientação para a prática de atividade física; promoção de atividades de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar; práticas artísticas (teatro, música, pintura e artesanato) e organização do planejamento das ações do Programa em conjunto com a equipe de APS e usuários.
As atividades serão desenvolvidas por profissionais de saúde da atenção primária em saúde, especialmente dos Núcleos de Saúde da Família (NASF), podendo ser agregados profissionais de outras áreas do setor público. Além de repasses do MS, os recursos financeiros das academias também são provenientes de emendas parlamentares.

Objetivos do Projeto Academia da Saúde:

I - ampliar o acesso da população às políticas públicas de promoção da saúde;
II - fortalecer a promoção da saúde como estratégia de produção de saúde;
III - potencializar as ações nos âmbitos da Atenção Primária em Saúde (APS), da Vigilância em Saúde (VS) e da Promoção da Saúde (PS);
IV - promover a integração multiprofissional na construção e execução das ações;
V - promover a convergência de projetos ou programas nos âmbitos da saúde, educação, cultura, assistência social, esporte e lazer;
VI - ampliar a autonomia dos indivíduos sobre as escolhas de modos de vida mais saudáveis;
VII- aumentar o nível de atividade física da população;
VIII - estimular hábitos alimentares saudáveis;
IX - promover mobilização comunitária com a constituição de redes sociais de apoio e ambientes de convivência e solidariedade;
X - potencializar as manifestações culturais locais e o conhecimento popular na construção de alternativas individuais e coletivas que favoreçam a promoção da saúde; e
XI - contribuir para ampliação e valorização da utilização dos espaços públicos de lazer, como proposta de inclusão social,
enfrentamento das violências e melhoria das condições de saúde e qualidade de vida da população.

Pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde, mostram que, há algum tempo, o público que mais pratica atividade física no Brasil, em geral, é homem, jovem e de elevada escolaridade. Para reverter essa situação e incluir a prática cotidiana da atividade física em outros públicos, é que foi anunciado, em abril de 2011, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, os municípios contemplados pelo Programa Academia da Saúde, que estimulam a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer.
Em todo o Brasil, foram selecionados dois mil polos que serão instalados em 1.828 municípios. Para o Maranhão, foram destinadas 76 unidades, em 66 municípios, sendo uma delas em Buriti-MA.
Veja lista completa das cidades maranhenses comtempladas:
O objetivo é aumentar o nível de exercícios físicos da população, promovendo a saúde, a prevenção e a redução de mortes prematuras por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como doenças cardiovasculares, infarto, derrame, câncer e diabetes. A ideia é criar espaços adequados, oferecer orientação nutricional, oficinas de artes cênicas, dança e palestras.
Segundo a diretora do Departamento de Análise de Situação em Saúde do Ministério da Saúde, Deborah Malta, quatro mil unidades da Academia da Saúde estarão instaladas em todo o país até 2014. Em 2013, 2.600 polos já estarão prontos. “Teremos profissionais de saúde que irão estimular a população a praticar atividade física e desenvolver também hábitos e práticas saudáveis. Com isso, buscaremos com que as pessoas se tornem mais ativas e insiram o tema e a prática da atividade física no seu dia a dia”, explica. Os polos da Academia da Saúde contarão com educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais da saúde.
Para contar com os polos das Academias da Saúde, os municípios devem aderir ao programa, Deborah afirma que o Ministério da Saúde já recebeu mais de seis mil propostas de municípios para participar. “Todos os municípios com população acima de 100 mil habitantes foram atendidos, e os municípios com população menor, nós definimos critérios alinhados com o programa Brasil Sem Miséria. Então, municípios com maior proporção de população com pobreza tiveram prioridade nessa escolha”, ressalta a diretora. Os espaços da Academia da Saúde serão disponibilizados para toda a população. “Eles terão duas vias de entrada: tanto os profissionais de saúde poderão indicar populações de maior risco, como hipertensos, diabéticos, com excesso de peso e obesidade. E também a população sadia que deseja praticar atividade física. Basta a pessoa procurar diretamente o polo, fazer sua inscrição e participar das atividades com regularidade”, detalha Deborah.
Clique nos link abaixo e veja a experiência de cidades que já têm a Academia:

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

15

INSEGURANÇA TOTAL: AGÊNCIA DOS CORREIOS, EM BURITI, É ASSALTADA DE NOVO.

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Imagem da agência dos Correios de Buriti(MA).

A agência de Correios de Buriti foi assaltada ontem (13), de novo, por volta das 15h45min. Esse já é o quarto assalto sofrido, em anos recentes, em Buriti, pelos Correios. Só em 2012, já é segundo confirmado. 
De acordo com o funcionário Aroldo, dois homens chegaram para comprar uma Tele Sena e, após a compra do título de capitalização, anunciaram o assalto.
Segundo relatos do funcionário, com ele na agência, já são dois assaltos sofridos nos Correios, mas já houve outros dois assaltos com outros funcionários. Sobre os valores roubados pelos dois assaltantes, ele não quis comentar.
MOMENTO DE INSEGURANÇA SEM IGUAL
A onda de assaltos em Buriti já passou dos limites da razoabilidade e está na hora da sociedade civil exigir ações rápidas e firmes contra a criminalidade que assola a cidade.
Somente este ano, além desses três assaltos aos Correios, houve também assaltos ao Comercial Borges, à Casa lotérica, à residência do empreendedor Nena, assalto ao comerciante Chico da Loja, proprietário do comercial Casa Nova e até mesmo a casa do prefeito de Buriti foi alvo de criminosos.
Enquanto esse tsunami de roubos e assaltos ocorre, não se ver, por parte dos governos estadual e municipal, nenhum plano, tática ou ação concreta que vise proporcionar tranquilidade aos buritienses. Na verdade, o que se observa é um jogo político infame, onde de um lado está um governo que simplesmente não reage à altura dessa criminalidade; e de outro, uma oposição inócua, incapaz de reagir aos desmandos dessa administração nefasta que está arrastando Buriti para nível elevado de violência, nunca antes visto.

sábado, 10 de novembro de 2012

3

TRANSPARÊNCIA ESTIMULA PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO COMBATE À CORRUPÇÃO

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Veja como o papel do CORREIO BURITIENSE é importante para nossa cidade.
Os líderes e as autoridades reunidas na 15ª Conferência Internacional Anticorrupção finalizaram o encontro com a aprovação da Declaração de Brasília, cujo teor se fundamenta no combate à impunidade e em práticas cotidianas transparentes de instâncias públicas e governamentais.
De acordo com o texto da declaração, o impacto da transparência deve ser percebido em diversos níveis da sociedade, estimulando a população a unir forças no combate à corrupção, principal ponto de discussão da conferência que começou na quarta-feira (7) e terminou hoje (10). A conferência, que foi aberta pela presidenta Dilma Rousseff, teve cerca de 1,9 mil participantes, de mais de 140 países, segundo a organização.
A impunidade foi citada como um risco para a sociedade. Para combater esse fator, foi proposta a promoção do engajamento da população em iniciativas contra a corrupção. "Se a impunidade não for combatida, corre-se o risco de que o tecido social, a supremacia da lei, a fé na política e a nossa esperança por justiça social sejam dissolvidas", diz o texto.
Depois de diversos debates ao longo dos dias da conferência e uma plenária em que foram debatidos os pontos principais da declaração, o texto foi aprovado pelos representantes de diversos países presentes no evento. No encontro, tratou-se de temas como soluções globais para a corrupção, mobilização da sociedade, ferramentas online de combate à corrupção, impunidade, crime organizado e transparência.
Para tal, enfatizou-se a necessidade da atuação da imprensa de forma livre, do acesso irrestrito à internet e de outros caminhos de informação ao público que facilitem a luta contra a corrupção. Ainda foram citadas, na declaração, a necessidade da ampla participação de jovens e mulheres, afetados "desproporcionalmente pela corrupção", segundo o texto.
A Conferência Internacional Anticorrupção é considerada o evento mais importante sobre o tema, reunindo chefes de Estado, representantes de governos e da sociedade civil. O debate ocorre em um país diferente a cada dois anos, promovido pela organização não governamental (ONG) Transparência Internacional. Em 2010, a conferência foi em Bangcoc, na Tailândia.
DILMA DEFENDE IMPRENSA LIVRE EM EVENTO DE ABERTURA DA 15ª CONFERÊNCIA ANTICORRUPÇÃO
A presidente Dilma Rousseff defendeu que a imprensa seja livre durante a 15ª Conferência Internacional Anticorrupção na manhã desta quarta-feira (7), em Brasília.
Dilma afirmou que a prevenção e o combate à corrupção hoje no Brasil são "práticas de Estado". Ela destacou ainda que, apesar dos "exageros" da mídia, é preferível a um país ter uma imprensa livre.
"Como eu já disse várias vezes, eu estou convencida de que mesmo quando há exageros --e nós sabemos que eles existem--, é sempre preferível o ruído da imprensa livre ao silêncio tumular das ditaduras", declarou, em meio ao debate no PT e em setores do governo de promover um sistema de regulamentação da imprensa.
A presidente destacou também que o discurso contra a corrupção não pode ser usado como arma política.
"O combate ao malfeito não pode ser usado para atacar a credibilidade da ação política. O discurso anticorrupção não deve se confundir com o discurso antipolítica ou antiestado. Deve reconhecer o papel do Estado como desenvolvimento importante à transparência. O Estado é o destinatário das mobilizações por transparência", afirmou.
← Anterior Proxima → Página inicial

Usuários on-line


usuários online