"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

Buritiense na disputa de MMA Nacional

sábado, 30 de junho de 2012

0

INSCRIÇÕES DO II FESTIVAL DE POESIA SÃO PRORROGADAS ATÉ 06 DE JULHO

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Associação dos Amigos de Buriti (AMIB) prorrogou até próxima sexta–feira (06) as inscrições no II festival Buritiense de Poesia (FEBUP). As inscrições poderão ser feitas no Centro Cultural Adélia Moreira Martins Ferreira, sede da AMIB, mediante o preenchimento de ficha e da concordância com os termos do regulamento.
 O regulamento do festival e a ficha de inscrição estão disponíveis no Centro Cultural da AMIB e aqui mesmo no blog Correio Buritiense. Para acessar veja os links no topo da página do blog ou clicando nos links no final da matéria.
A partir da experiência exitosa da 1ª edição do festival de poesias, que ocorreu em 2010, os sócios e organizadores decidiram organizar o II FEBUP que foi lançado no dia 05 de maio. (clique aqui para saber mais)
A festa de lançamento teve a presença do produtor cultural ludovicense Domingos Elias Tourinho (clique aqui para ler mais sobre ele), do padre Chagas de Buriti, de poetas e artistas locais, apresentação do tradicional Boi Brilho da Lua e do poeta bacelarense Francisco Carlos Machado.
Francisco Carlos Machado, que além de poeta, com três livros publicados, é ambientalista, crítico literário e teólogo, fez uma explanação sobre os poetas e artistas regionais.
A prorrogação foi possível para que mais buritienses se inscrevam e possam participar desse festival cultural, em que potencialidades são reveladas e para que haja valorização de talentos artístico-literários de Buriti.
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A FICHA DE INSCRIÇÃO. 
IMAGENS DA FESTA DE LANÇAMENTO DO II FESTIVAL BURITIENSE DE POESIAS
No centro, de azul, Francisco Carlos, crítico literário e poeta.
Tourinho, produtor cultural
Pe Chagas
Redator-chefe do Correio e poeta de Buriti, falando sobre o festival
Elizabeth Farias, ex-presidente da AMIB.
Profª Sofia, poeta e sócia da Amib, 
fazendo abertura da solenidade de lançamento do II FEBUP.


Redator do Correio ladeado por leitores mirins, Vitória e Victor.





Nunes Bastos, artista buritiense com várias composições musicais




IMAGENS DA APRESENTAÇÃO DO TRADICIONAL BOI BRILHO DA LUA





7

O pré- candidato César Costa vence a enquete do Correio

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Entre os leitores do Correio Buritiense, que apóiam ou simpatizam o atual governo, o pré-candidato preferido para disputar a prefeitura de Buriti é o ex-vereador César Costa, com 47% de indicação, seguido de Rafael Mesquita (a escolha primeira do prefeito Neném Mourão), com 41%. Outro pré-candidato bem cotado para ser escolhido hoje, na convenção do grupo conservador, é Procrécio Mourão (a escolha quase unânime da Família), que na enquete do Correio apareceu em 3º lugar com 6% de simpatizantes. Entre os leitores, 2% disseram ainda que não votariam em candidatos apoiado pelo prefeito Neném Mourão. Os demais pré-candidatos não atingiram 1% de indicação.
A enquete do Correio ficou 15 dias em aberto para indicação e recebeu 1541 votos. Importante destacar que esta enquete não tem nenhum valor científico e visava apenas mostrar aos leitores os pré-candidatos.
0

EMPRESA SOMAR ADIA NOVAMENTE A DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DO CONCURSO DE BURITI

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


A empresa SOMAR ASSESSORIA ADM. CONCURSOS TREINAMENTOS E PROJETOS LTDA, responsável pelo Concurso Público da Prefeitura Municipal de Buriti-MA, adiou novamente a divulgação do resultado parcial dos aprovados.
Em nota divulgada ontem (29) a empresa alega haver problemas técnicos na Leitora Óptica dos gabaritos. 
A nova data estipulada pela Somar para publicar o resultado é o dia 02 de julho.

CLIQUE AQUI PARA VER A NOTA COMPLETA DIVULGADA PELA EMPRESA

sexta-feira, 29 de junho de 2012

0

EDITORIAL

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


HORA DE COMEMORAR
Aproximando-se os três anos da existência do blog Correio Buritiense (dia 31 de julho o blog faz aniversário da sua primeira postagem) é inevitável que publiquemos o nosso agradecimento público a todos os leitores e às pessoas que incentivaram e contribuíram para o surgimento deste portal de notícias, que hoje (29) alcançou a marca de 100.000 acessos, e que já chegou a ter pico de nada menos que mil acessos em um dia, atingindo um nível de popularidade nunca antes conseguido por qualquer outro portal em toda cidade.
É bem verdade que tamanha popularidade despertaria a fúria e a ira daqueles que detém sob seus pés todos os meios oficiais de informação e propaganda. Era esperado por este redator-chefe.
Recebemos sempre contribuições por meio de ideias, sugestões e inovações. Queremos cada vez mais nos roupar com os trajes da verdadeira crítica dos buritienses que não se calam, que ousam peitar os poderosos com muita garra e coragem.
O Correio pauta-se pelo tripé da imparcialidade, transparência e da honestidade na divulgação de suas informações e opiniões. Tanto que ao unir essas três virtudes este blog conseguiu a confiança e a credibilidade dos buritienses.
Naturalmente, quando a patrulha dos aduladores do prefeito se pronuncia, deturpando este Correio e seu Redator – chefe, como ocorreu diante de várias matérias e editoriais, fica evidente que estão querendo silenciar o único portal que não se rendeu aos caprichos de seu chefe. Mas não é apenas isso. É uma tentativa covarde de suprimir o direito Constitucional da livre expressão de pensamento, ideias e comunicação. Patéticos bajuladores! Homens covardes que são submissos aos malfeitos dos poderosos e que enterram - se numa realidade farsante e cruel para maioria dos buritienses.
Como está bem explícito no topo da página do Correio, este portal estará sempre no front de ideias inovadoras, sem nunca silenciar diante das mazelas e das estripulias daqueles que estão no poder, independentemente de quem sejam eles, pois “pecar pelo silêncio, quando se deveria protestar, transforma homens em covardes.”.
12

BASTIDORES DA POLÍTICA – G5 DEFINE O CANDIDATO A PREFEITO

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Terminou há pouco tempo a reunião do G5 e ficou definido o candidato da Frente Democrática Buritiense: Naldo Batista será o candidato a prefeito e Ednaldo Moreira, o vice. A escolha dos dois prefeitáveis deixa de fora nomes que eram fortes candidatos como o ex - vice prefeito Antônio Flora e a vereadora Aurilânia Barros.
Em breve mais detalhes da decisão, que só será oficialmente anunciada amanhã durante a convenção do grupo.
5

AURILÂNIA BARROS RECEBE APOIO DO DEPUTADO ALEXANDRE ALMEIDA

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Deputado Alexandre Almeida(DEM) ao lado da vereadora Aurilânia Barros(PSDC)
O deputado estadual Alexandre Almeida (PSD) recebeu na última terça (26), em São Luís, a visita da pré-candidata à prefeitura de Buriti, a vereadora Aurilânia Barros (PSDC).
Na oportunidade, o deputado ratificou o seu apoio a vereadora, que desponta como a principal pré-candidata oposicionista da Frente Democrática Buritiense (FDB), com chances de ser eleita nas eleições deste ano.
“Consideramos o trabalho que a vereadora Aurilânia vem desenvolvendo ao longo da sua militância política de grande importância social, e não temos dúvida de que a população de Buriti será beneficiada com a sua pré-candidatura”, disse o deputado ao Correio Buritiense.
A razão da ida da vereadora à São Luís está ligado a permanência de seu nome na lista de candidatos inelegíveis divulgada pelo TCE/MA no dia 12/06 (clique aqui para saber mais) mesmo após a Câmara Municipal de Coelho Neto, por meio do Decreto Legislativo nº 003/2010, confirmá-la como candidata ficha limpa. A vereadora, ao Correio, já afirmara, veementemente, que não temia por sua possível candidatura a prefeitura de Buriti, porque tinha a certeza de que a inserção de seu nome na última lista tratava-se de um erro processual e que o Tribunal de Contas reconheceria a falha. Foi exatamente isso que ocorreu na última terça (26), quando a presidente em exercício do TCE/MA, conselheira Yêda Erlamarion Lobão, emitiu a Certidão nº 517/2012, que, após rever os dados do sistema de controle processual do Tribunal de Contas, reconhece a falha e solicita a correção, por meio da retirada do nome da vereadora da lista de fichas sujas, nos autos do processo analisado pelo TCE. (veja abaixo a certidão)
O decreto legislativo, apresentado com exclusividade ao Correio Buritiense (leia abaixo), não deixa dúvidas quanto ao reconhecimento de que houve erro na análise das contas da vereadora, que em 2004 era ordenadora do fundo municipal de assistência social (FMAS), e a isenta de irregularidades.
Após comprovar ser ficha limpa, a vereadora Aurilânia, além de silenciar seus críticos, ressurge com força política dentro do G5, com mais condições agora de ser a escolhida do grupo para derrotar o candidato governista. Essa foi a primeira vitória da vereadora nesse jogo político e só aumentou sua determinação em seguir em frente na luta contra as forças conservadoras que permanecem no poder.
Em conversa com o redator do Correio, Aurilânia Barros agradeceu o espaço cedido pelo blog para prestar seus esclarecimentos aos buritienses e disse que sempre esteve tranquila quanto a sua prestação de contas de 2004 e se diz “feliz e confiante” de que no processo eleitoral deste ano muitas mudanças ocorrerão. 
Vejam abaixo documentos que excluem Aurilânia Barros da lista do TCE/MA



DECRETO LEGISLATIVO Nº 003/2010

 CERTIDÃO Nº 517/2012

quinta-feira, 28 de junho de 2012

2

SEM VICE DEFINIDO, PREFEITÁVEL ZUCA REALIZA CONVENÇÃO E AGUARDA OS ÚLTIMOS PASSOS DA FRENTE DEMOCRÁTICA

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Com uma estratégia bem definida, o José Marques Viana (Zuca) realizou no último dia 24 convenção com seus partidos aliados e se lançou pré-candidata à prefeitura de Buriti.
Mesmo com a ausência de seus deputados, o prefeitável Zuca falou com determinação para centenas de buritienses sobre a necessidade de mudança e do papel do Movimento Popular Libertador (MPLB), encabeçado por ele, para o desenvolvimento de Buriti.
Em bastidores, comenta-se que é forte a possibilidade de racha no chamado G5 (Frente democrática-FDB) após anúncio de seus candidatos, e Zuca aguarda o desfecho para angariar mais apoios de lideranças políticas fortes que estão FDB.
A conferir.
1

PREFEITURAS SÃO PROCESSADAS POR FALTA DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL NO MARANHÃO

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Cerca de 60 mil menores de 18 anos trabalham no Estado.
Do G1 MA com informações da TV Mirante
Municípios maranhenses estão sendo processados porque não cumpriram os Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) nos quais se comprometeram a combater a exploração do trabalho infantil.
Atualmente, 60 mil menores de 18 anos trabalham no Estado. A discussão sobre o trabalho infantil ganhou força com a divulgação dos resultados do Censo de 2010, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Maranhão é o 7º colocado na lista dos Estados brasileiros com maior incidência de trabalho infantil, com mais de 1 milhão de habitantes, São Luís tem 88.534 crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos. Delas, 3.272 ou 3,7% trabalham.
O problema maior está no interior do Estado. Os piores indicadores aparecem nos municípios criados há menos de 30 anos. São Francisco do Maranhão com 22,93%, Brejo de Areia, 23,04% e Paulino Neves no topo com 30,45%, encabeçam o ranking do trabalho infantil, um problema social grave que levou a Procuradoria Regional do Trabalho a apertar o cerco contra os gestores municipais.
O trabalho resultou na assinatura de quase 100 TAC´s que exigiam a aplicação de políticas públicas para mudar o quadro. Mas, por descumprimento, muitos termos acabaram virando processo, porque, até hoje, nenhuma providência foi tomada.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

51

VEREADORA AURILÂNIA BARROS GARANTE SER FICHA-LIMPA E SE DIZ “PRONTA PARA O EMBATE POLÍTICO”

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


 A poucos dias da convenção da Frente Democrática Buritiense (FDB), conhecida também como G5, que ocorrerá na próxima quarta-feira (27) e definirá quem será o prefeitável do grupo oposicionista, a vereadora Aurilânia Barros (PSDC) garante que é ficha limpa na política e se diz “pronta para o embate político de 2012”.
Conforme noticiou o Correio Buritiense, em matéria na última sexta-feira (22), o nome da vereadora, a exemplo de outros nove políticos locais, apareceu na lista divulgada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA) no dia 12/06 (clique aqui para saber mais). Entretanto, procurada pelo redator-chefe deste Blog para dar explicações, Aurilânia Barros afirmou, peremptoriamente, ser candidata limpa e que já reuniu toda documentação necessária para excluir seu nome da lista.
A vereadora ainda acertou que dará uma entrevista exclusiva ao Correio amanhã (26) e apresentará todo o material para que seja analisado pelo redator e, se necessário, seja publicado para os leitores. O material reunido, segunda ela, não deixam dúvidas quanta a sua possibilidade de participar do processo eleitoral de 2012.
Entusiasmada, a vereadora ainda deixa implícito que as chances de sua escolha como prefeitável do G5, no dia 27/06, são elevadas.
Aguardemos, então, amanhã, a entrevista da vereadora. 
14

PREFEITO NENÉM MOURÃO VAI DEPOR SOBRE ROUBO DE PATROL DE MINAS GERAIS

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Gestor possui foro privilegiado e só deporá após autorização do TJ-MA.
Veículo foi encontrado pela polícia em uma de suas propriedades.
Prefeito Neném Mourão (Francisco Evandro de Freitas Costa Mourão), por possuir foro privilegiado, terá o direito de escolher a data e local onde poderá prestar depoimento sobre o trator, modelo conhecido como patrol, apreendido na última terça-feira (19) em uma de suas propriedades, no Povoado Porteiras (clique aqui para saber mais). A motoniveladora pertence à prefeitura de João Pinheiro, no distrito de Canabrava, em Minas Gerais e teria sido roubada em 27 de maio.
Segundo o delegado de Buriti Dr Leonardo Bezerra, o depoimento do prefeito só pode ser colhido após determinação do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA). “Constitucionalmente existe essa prerrogativa do foro privilegiado. E como ele é prefeito, pode ser ouvido somente quando houver esta diligência do Tribunal, determinando onde e quando poderão ser tomados os depoimentos”, afirmou.
O delegado também disse que as informações do inquérito que apura a situação serão repassadas à Corte Estadual, que designará um desembargador responsável para atuar no caso.
Em depoimento ao Ministério Público (MP), o prefeito disse que conhece o suspeito do crime, mas que não havia autorizado ele a deixar a máquina em sua fazenda. No depoimento disse, ainda, que o homem se ofereceu para prestar serviço para ele e que foi adiantado o pagamento de R$ 6 mil para pagamento do frete, mas que nenhum serviço da patrol chegou a ser feito.
Patrol roubada de Minas Gerais e apreendida em Fazenda do prefeito de Buriti.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

5

PREFEITO NENÉM MOURÃO ESTÁ NA LISTA DOS FICHAS SUJAS DIVULGADA PELO TRIBUNAL DE CONTAS (TCE/MA)

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Documento foi entregue no dia (12) de junho ao TRE e ao MP.
Gestores ficam inelegíveis por 08 anos e não poderão concorrer a eleições de outubro.
O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) entregou, no dia 12 deste mês, a lista com os nomes de pelo menos 2.800 gestores que tiveram suas contas desaprovadas ou consideradas irregulares nos últimos oito anos. Na prática, eles passam a ser enquadrados na chamada Lei da Ficha Limpa, sendo considerados inelegíveis para as eleições de outubro.
Na lista apresentada dos condenados pelo TCE e que estão inelegíveis no Maranhão, alguns nomes de políticos de Buriti, apontados no documento, não causou surpresa aos cidadãos buritienses.
Só o atual prefeito de Buriti, Neném Mourão, mencionado 13 vezes, ocupou uma página inteira (e mais uma parte de outra), com seu nome sendo citado por irregularidades na prestação de contas referentes aos anos de 2006, 2007 e 2008. Ou seja, em todas as prestações já apresentadas do prefeito de Buriti, o TCE enxergou indícios de maracutaia. Infelizmente para o Tribunal de Contas, que não tem poder de condenação definitiva, são apenas indícios, mas para os buritienses que vivem a realidade, não restam dúvidas.
Além do atual prefeito, na relação também constam os nomes dos ex-prefeitos José Machado Vilar (Zé Vilar), que teve suas contas reprovadas dos anos 2000 a 2004 (seu último mandato inteiro), e de Alan George Novais Viana (Dr Alan), com desaprovação nas contas de 1994, último ano de seu mandato.
Entre os ex-vereadores figuram os nomes de Benedito Alves Cardoso, com irregularidades nas prestações da Câmara Municipal de Buriti dos anos 2001 a 2004; Antônio César de Oliveira Costa, com irregularidades referentes a 2006; e Antônio Joel Serejo Tertulino (Joel Lafaete), com irregularidades referentes a 2007 e 2008.
Dos atuais vereadores, constam na lista dos impedidos de concorrer em outubro, Raimundo Nonato Mendes Cardoso (Raimundo Camilo) e Lauriel de Freitas Freire, ambos com irregularidades nas contas de 2009; e Aurilânia de Sousa Carvalho Barros, com irregularidades nas prestações de contas da prefeitura municipal de Coelho Neto, no ano 2004.
Segundo a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), desembargadora Anildes Cruz, a partir de agora, o Ministério Público vai analisar caso a caso da lista, para que possa haver ou não impugnação das candidaturas. Ela explicou, ainda, que, a partir de agora, não cabe mais recursos na Corte de Contas e que esta lista só pode ser alterada caso aconteça uma determinação judicial. "Todos estes casos já tramitaram normalmente e foram julgados. O TCE só incluirá ou excluirá algum nome se houver um posicionamento da Justiça", finalizou.
Os políticos de Buriti estão citados nas páginas 18, 19, 137, 138 e 158 da lista do TCE/MA. Clicando no link abaixo o leitor do Correio Buritiense tem acesso à lista completa.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

73

BOMBA! PATROL ROUBADA DO ESTADO DE MINAS GERAIS É APREENDIDA EM FAZENDA DO PREFEITO NENÉM MOURÃO

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Patrol apreendida na fazenda do prefeito.


Ação conjunta de inteligência das polícias civis da cidade de João Pinheiro-MG e de Buriti-MA, junto com o Ministério Público de Buriti, apreendeu, na manhã de ontem (19), uma Máquina Motoniveladora (Patrol) na Fazenda Porteiras de propriedade do prefeito Neném Mourão.
A patrol, ano 2011, modelo New Holland, de chassi NAAS 06662, é avaliada em torno de R$ 480 mil, e pertencia a prefeitura de João Pinheiro, estado de Minas Gerais. De acordo com a denúncia formalizada pelo assessor de gabinete do prefeito de João Pinheiro, Frankio Lacerda Santiago, a patrol foi adquirida em parceria com o governo federal, que injetou R$ 450mil reais, e a prefeitura daquele município, complementou com R$ 30 mil reais.
De acordo com o depoimento do assessor, que falou com exclusividade com Correio Buritiense, a Motoniveladora foi furtada no Distrito de Canabrava, do município João Pinheiro-MG, no dia 27 de maio por volta do meio-dia e seguiu direto para Buriti-MA, aqui chegando no dia 30 de maio. De acordo com investigações de inteligência da polícia civil de João Pinheiro, os bandidos contrataram uma empresa de Bocaiuva-MG para transportar a máquina até Buriti. O que eles não imaginavam é que estavam sendo monitorados pela polícia daquele município, que inclusive, enviou os agentes civis Valmir e Henrique para busca e apreensão do furto à fazenda do prefeito de Buriti.
No momento da apreensão da Motoniveladora só estava na fazenda o caseiro.  Neném Mourão não foi localizado e, segundo as informações, estaria viajando desde as 10h da manhã de ontem (19). O prefeito teria, ainda, dado a ordem para esconderem a patrol. Na conversa que o assessor do prefeito da cidade mineira teve com o Correio Buritiense, ele disse que a patrol executou trabalho de 100h em obras nas fazendas do prefeito, segundo confirmaria o próprio operador da máquina, conhecido como Branco, que teria sido contratado em Coelho Neto para trabalhar operando a motoniveladora furtada.
Foi instaurado um inquérito policial, e o prefeito poderá ser enquadrado por receptação de furtos e roubos.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

7

SECRETÁRIO DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE DO MARANHÃO (SEMA), VÍCTOR MENDES, ENCONTRA REPRESENTANTES DOS MORROS GARAPENSES A CAMINHO DO PARQUE DOS ATLETAS.

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Aliandro Borges ao lado do secretário Victor Mendes
*Por Aliandro Borges, redator-chefe do Correio Buritiense, direto do Rio de Janeiro.
 O secretário de Estado do Meio Ambiente do Maranhão, Victor Mendes, surpreendeu a comitiva maranhense da APA dos Morros Garapenses, formada de 44 pessoas vindas dos quatro municípios da Unidade de Conservação do Leste Maranhense, quando a mesma se encontrava em visita a Lagoa Rodrigues de Freitas antes de ir ao Parque dos Atletas na Tijuca. O secretário foi recebido entusiasticamente pelos garapenses que agradeceram todo o apoio que ele estar dando para vinda da Comitiva a Rio+20.
Victor Mendes, muito simpático e sorridente, parabenizou a todos pela organização e apoio na exposição do Maranhão no stand dos estados da Amazônia (espaço no Parque dos Atletas, onde os Estados que formam a floresta amazônica expõe suas características socioambientais e culturais).
O secretário fez questão de compareceu à Comitiva, para demonstrar seu compromisso político com desenvolvimento socioambiental sustentável do Maranhão.
IMAGENS DO ENCONTRO DO SECRETÁRIO COM A COMITIVA GARAPENSE:
À esquerda do secretário Victor Mendes, o pres. da ABAMA, Francisco Carlos.

sábado, 16 de junho de 2012

1

ZOOM - ESPECIAL RIO+20

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


A Cúpula dos Povos em Imagens
Chegada à Cúpula dos Povos.
Palestra com presença do ator Marcos Palmeiras
Ex-ministra,Marina Silva, em palestra sobre cristianismo e meio ambiente.




sexta-feira, 15 de junho de 2012

2

A PARTICIPAÇÃO DA APA DOS MORROS GARAPENSES NA RIO+ 20

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


*Por Aliandro Borges, redator-chefe do Correio Buritiense, direto do Rio de Janeiro.
Consolidando-se como o mais organizado e dinâmico grupo socioambiental do Maranhão a se fazer presente na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável- RIO + 20, ocorrendo entre os dias 13 a 22 de Junho, a comitiva da APA dos Morros Garapenses busca agora representar bem o Maranhão como as Unidades de Conservação do Brasil, dentro das expectativas dos componentes dos cincos comitês das cidades formadas: São Luis, Buriti, Duque Bacelar, Coelho Neto e Afonso Cunha.
O coordenador da Comitiva RIO+20 APA dos Morros Garapenses Presente, Francisco Carlos Machado, diz muito contente, que “com certeza a desventura dos ambientalistas da APA antes e para a organização da presença da Unidade de Conservação nesta Conferência Mundial para se discutir sustentabilidade não só marcará a vida dos participantes, preparando-os para serem multiplicadoras e lideranças socioambientais mais preparadas, como também, proporcionará que novas parcerias e apoio a nível nacional e internacional sejam feitos para os projetos da ABAMA e dos demais grupos ambientais que atuam na região”. 
De acordo com o coordenador a participação da Comitiva da APA contribuirá com a RIO+ 20 com debates, palestras, exposição e Caminhada Ecológica, mostrando as belezas e potencialidades da Unidade de Conservação, como o desafio de fazer na mesma uma gestão popular, democrática e participativa.
O Correio Buritiense publica a Programação de participação Oficial da Comitiva APA Morros Garapenses, em parceria com o Coletivo Igrejas Ecocidadãs e  a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Maranhão, uma das parceiras patrocinadoras.
                                                   PROGRAMAÇÃO:
Dia 15: Reunião com o Coletivo Nacional Igrejas Ecocidadãs, no Seminário Batista Equatorial do Brasil, na Tijuca.
Dia 16: Mesa de Diálogo - Crise ambiental e Cristianismo: o papel da Igreja na sustentabilidade. Palestrantes: Marina Silva (IMAS), Claudio Oliver (Casa da Videira), Ednaldo Michellon (CERAUP/UEM) e Delambre Ramos de Oliveira (Seminário Batista do Sul), no Instituto Metodista Bennett, Parque do Flamengo, às 15h.
Dia 17: Caminhada Cultural pela Sustentabilidade nas Unidades de Conservação do Brasil, no Parque do Flamengo, das 14h à 15h30min.
Dia 18: Exposição de fotos e Palestra no Território do Futuro - Soluções e práticas socioambientais de Igrejas Ecocidadãs brasileiras: APA dos Morros Garapenses- Ação e Mobilização Cristã e a Missão Integral. Palestrantes: Aliandro Borges (Buriti-Correio Buritiense), Ednilda Morais (Duque Bacelar - ABAMA), Francisco José Silva (Coelho Neto - CONAMG), Lindogilson Flor (Afonso Cunha - ABAMA) e Francisco Carlos Machado (ABAMA-CONAMG), na T1g - Maria Quitéria (Aterro do Flamengo).
Dia 19: Palestra - APA dos Morros Garapenses, da Mobilização Popular à Sustentabilidade. Palestrante: Francisco Carlos Machado (ABAMA/CONAMG), no Parque dos Atletas, Auditório do Itamaraty, às 15h,  Tijuca.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

0

PRESOS ASSASSINO E MANDANTES DA EXECUÇÃO DO JORNALISTA DÉCIO SÁ

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Governadora Roseana Sarney falou sobre prisão de envolvidos na morte do jornalista. Sete pessoas foram presas suspeitas de participação no assassinato.
Ao todo, sete pessoas foram presas na operação "Detonando" deflagrada, na manhã de ontem (13), pela polícia do Maranhão. Dois empresários do Pará, um da cidade de Santa Inês, no Maranhão, dois assessores do empresário de Santa Inês, um subcomandante do Choque da Polícia Militar, que forneceu a arma, e o assassino de Décio Sá.
Os empresários do Pará seriam do ramo de fornecimento de merenda escolar, e o outro, de Santa Inês, seria do ramo de revenda de veículos.
O autor dos cinco disparos que mataram o jornalista é Jonathan de Souza Silva, tem 24 anos e é do Estado do Pará.
A motivação da execução do jornalista, na noite de 23 de abril, em um bar da Avenida Litorânea, em São Luís, foram as denúncias de Décio Sá sobre crimes de agiotagem, desvio de recursos públicos e extorsões. De acordo com o Secretário de Segurança Pública (SSP), Aluísio Mendes, “devido a suas publicações no blog, o jornalista incomodava há muito tempo essa quadrilha e por isso foi tramada a sua morte”.
Foram apresentados na tarde de quarta-feira (13) os envolvidos no crime; são eles: os empresários Gláucio Alencar Pontes Carvalho (34), seu pai, José de Alencar Miranda Carvalho (72), José Raimundo Sales Charles Jr. (38), Fábio Aurélio do Lago e Silva (32), Airton Martins Monroe (24) e Jonathan de Souza Silva, 24. Segundo a polícia, eles teriam formado um ‘consórcio’ que tramou a morte do jornalista. Gláucio e Miranda teriam encomendado o crime por R$ 100 mil, enquanto que Charles, Fábio Aurélio e Airton, contratado Jonathan para cometer o assassinato.
Ainda há um oitavo envolvido na morte de Décio Sá, que está foragido, e, de acordo com Cristina Menezes, Delegada geral da Polícia Civil, é questão de tempo para capturá-lo. "Nós já sabemos quem é. Sabemos que ele tem mandados de prisão do Estado de Minas Gerais, e ele também faz parte dos crimes, quase todos como executor. Ele tem condição de ser encontrado. Ele participou ativamente na execução, ele conduziu a moto que levou o homicida”.
Os presos são suspeitos de integrar uma quadrilha interestadual, que praticava diversos crimes como agiotagem e extorsão. O ponto inicial para desbaratar a quadrilha foi a confissão de Jonathan. A partir daí se descobriu uma “verdadeira organização criminosa”, como disse o secretário, “um verdadeiro câncer para a sociedade maranhense, atuando no desvio principalmente de recursos públicos, agiotagens e extorsões”.
Foram encontrados em poder do ‘consórcio’ talonários e notas de empenhos de prefeituras. Essa descoberta pode levar a novas investigações, inclusive com a participação da Polícia Federal.
O secretário informou que a quadrilha também está envolvida no assassinato do empresário Fábio Brasil, ocorrida em março deste ano, em Teresina. Na ocasião, ele disse que outras seis pessoas estariam ‘marcadas’ para morrer. Dentre as possíveis vítimas, estaria um ambientalista.
Na operação, estão sendo empregados doze delegados e setenta policiais civis e homens do GTA. Os presos serão apresentados na Secretaria de Segurança Pública do Maranhão no início da tarde.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

0

APA DOS MORROS GARAPENSES RUMO A RIO+20

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


                    A Unidade de Conservação APA DOS MORROS GARAPENSES, constituída pelos municípios Afonso Cunha, Buriti, Coelho Neto e Duque Bacelar, iniciou ontem (12) sua jornada para participar das discussões sobre sustentabilidade do Planeta na Conferência RIO+20.
Com saída às 19h de São Luís, com paradas em Buriti, Duque Bacelar e Coelho Neto, para entrada dos 44 garapenses que representarão a APA dos Morros Garapenses, situada ao Leste Maranhense, que agrega uma das maiores áreas paleobotânicas do Brasil.
 Idealizada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, em 2007, fez a proposta para a ONU, a Conferência Internacional Rio+20, acontecerá no Rio de Janeiro, de 16 a 22 deste mês, exatamente 20 anos após outra conferência internacional, a Eco92, também promovida pela ONU, na capital fluminense.
Nos dias 16 a 19 ocorrerá a Cúpula dos Povos, onde diversas comunidades e organizações nacionais e internacionais contribuirão para o debate acerca da sustentabilidade do planeta, realizando palestras, atividades e manifestações, que ocorrerão, em sua maioria, no Aterro do Flamengo. Já nos dias 20, 21 e 22, os chefes de Estados de mais de 100 países se reunirão para discutir o desenvolvimento econômico, social e sustentável da Terra.
A participação da APA dos Morros Garapenses será no dia 17 de junho, onde pela manhã haverá uma Caminhada pela Sustentabilidade nas Unidades de Conservação do Brasil, organizado pelas Igrejas Ecocidadãs do Maranhão (ABAMA E APA) e à tarde, a palestra Territórios do Futuro - Soluções e práticas socioambientais de Igrejas Ecocidadãs brasileiras.
← Anterior Proxima → Página inicial

Usuários on-line


usuários online