"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

Buritiense na disputa de MMA Nacional

sábado, 31 de março de 2012

23

Redator-chefe Aliandro Borges, do Correio Buritiense, sofre acidente de carro, mas passa bem.

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


O redator deste Correio, Aliandro Borges, sofreu um acidente na manhã deste sábado (31), em São Luís, mas, por sorte e pela ação de Deus, não ouve quaisquer ferimentos. O dano ficou mesmo só no veículo como mostram as imagens. “Ao retornar para casa de um show, pela manhã, devido também ao cansaço da sexta de trabalho, acabei cochilando na condução do veículo, o que gerou o choque na traseira de uma Van da companhia Vale, mas graças a Deus não houve nenhum vítima”, afirma o blogueiro.
O choque com a traseira da Van acionou os Airbags do veículo (uma Tucson preta, modelo 2012), dispositivos de proteção adicional que reduzem os riscos de ferimentos na cabeça e no tórax, amortecendo o seu movimento contra o volante e o painel do automóvel. Esses dispositivos são eletronicamente programados para serem ativados em colisões de características específicas: os airbags dianteiros, por exemplo, são disparados em fortes colisões frontais ou fronto-oblíquas ( que foi o caso dessa batida ocorrida com a van). Em colisões mais leves, laterais, traseiras ou em capotamentos, o dispositivo normalmente não é ativado.
“Com o auxílio dos airbags e o uso do cinto de segurança por minha parte foram fundamentais para que não ocorresse ferimentos ao meu corpo”, afirma. “Só percebi o ocorrido após o veículo parar a 50 metros da colisão, e agradeci, no momento ao meu anjo da guarda e a Jesus Cristo, por terem evitado o pior, já que por pouco não colidi num poste”.
Após a colisão, o veículo subiu uma calçada e parou a 50 metros do local da batida e escapou de bater frontalmente com um poste que estava próximo.
Após perícia de trânsito, a seguradora foi acionada e o veículo levado pelo guincho para oficina.
“Descobri que há uma linha tênue que separa a vida da morte e desse acidente aprendi que jamais se deve conduzi um veículo quando se está sono”, afirma emocionado o redator.








quarta-feira, 28 de março de 2012

2

EXAMES MOSTRAM QUE LULA VENCEU A LUTA CONTRA O TUMOR DA LARINGE

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Da Agência Brasil

Exames feitos hoje (28) pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mostram o desaparecimento do tumor na laringe, após as sessões de quimioterapia e radioterapia.
“Foram realizados exames de ressonância nuclear magnética e laringoscopia, que mostraram a ausência de tumor visível, revelando apenas leve processo inflamatório nas áreas submetidas à radioterapia, como seria esperado”, diz o boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês, onde Lula passou por exames esta manhã. O boletim informa ainda que Lula continua com sessões de fonoaudiologia e iniciará programação de avaliações periódicas.
A assessoria do presidente da República em exercício, Marco Maia, divulgou nota informando que Lula ligou para Marco Maia e o incumbiu de divulgar a notícia aos líderes partidários.
No dia 17 de fevereiro, Lula havia encerrado o tratamento contra um câncer na laringe, depois de passar por várias sessões de radioterapia. No dia 4 de março, o ex-presidente foi internado, após ter apresentado febre baixa e foi constatada uma infecção pulmonar de leve intensidade.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda divulgou um vídeo nesta quarta-feira afirmando que, após vencer um câncer na laringe, voltará à vida política.
Assista o vídeo abaixo

ENTENDA O CÂNCER DE LULA:
* Imagem extraída da Folha.com


0

EX-VEREADOR DE SANTA QUITÉRIA TEM SEU SEXTO PEDIDO DE LIBERDADE NEGADO

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Por unanimidade, e seguindo o parecer da Procuradoria Geral de Justiça, o Tribunal de Justiça (TJMA) negou, no último dia 20, o sexto pedido de liberdade formulado no habeas-corpus ajuizado em favor do ex-vereador quiteriense Valdinar dos Santos Carvalho, conhecido como Mosquito.
O ex-vereador foi preso sob suspeita, no dia 18 de fevereiro de 2011(clique aqui para saber  mais), de supostamente fazer parte de uma quadrilha especializada em assaltos a bancos, que,inclusive, em 3 de fevereiro deste ano, invadiu a agência do Bradesco, na cidade de Santa Quitéria, e levaram o dinheiro da agência e de clientes daquela instituição.
A participação do ex-vereador no assalto seria por meio do fornecimento de armamento de grosso calibre para efetivação do roubo da agência daquele município.
Ao julgar o mérito do habeas-corpus, o relator, desembargador Raimundo Melo, entendeu que, além da alta periculosidade, Mosquito já respondia a outro processo por crime de roubo a banco, no Estado do Pará.
1

SUPREMO DEVE JULGAR AÇÃO SOBRE TERRAS QUILOMBOLAS, DEPOIS DE OITO ANOS DE ESPERA

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Por Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil
Depois de oito anos de espera, a ação que trata da ocupação de terras por descendentes de quilombolas será julgada no dia 18 de abril no Supremo Tribunal Federal (STF). A ação foi ajuizada em 2004 pelo PFL, hoje DEM, para questionar decreto de 2003 que regulamentou a ocupação de terras por remanescentes das comunidades dos quilombos.
O processo é o último tema de relevância social pautado por Cezar Peluso, já que o ministro Carlos Ayres Britto assume a presidência do STF no dia 19 de abril. Peluso é o relator do processo e prometeu colocar o caso em julgamento desde os primeiros meses na presidência da Corte.
Na ação, o DEM critica a regulamentação das terras quilombolas por meio de decreto, sem a participação do Legislativo. Além disso, o partido discorda dos quesitos que permitem a identificação dos quilombolas por autorreconhecimento, assim como da possibilidade de a própria comunidade apontar os limites de seu território. Para o partido, é preciso que haja critérios mais objetivos, como comprovações históricas e antropológicas.
O DEM também questiona a previsão de pagamento de indenizações de desapropriação a ocupantes que não são quilombos, já que a Constituição determina que as terras já são deles, que ao Estado cabe apenas emitir os títulos.
“Sendo a propriedade, desde a promulgação da Constituição, dos remanescentes, incorre em vício de inconstitucionalidade qualquer norma que determine a expropriação das áreas, bem como o uso de recursos públicos para a transferência posterior aos titulares do direito originário de propriedade definitiva”, ressalta trecho da ação.
Desde que o assunto chegou ao Supremo, dezenas de entidades pediram o ingresso no caso como interessadas, mas não há registro de que a demanda tenha sido atendida. Também foram protocolados cerca de 30 pedidos de audiências públicas que também nunca foram feitas.
Apesar de o processo já estar agendado, ainda é possível que a pauta seja alterada por Peluso. Na semana anterior, o tribunal deve julgar outro caso polêmico, a descriminalização do aborto de fetos anencéfalos.

terça-feira, 27 de março de 2012

28
Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Prefeito de Coelho Neto invade Sindicato dos Servidores Municipais (SINTASP/MCN) e, possuído por fúria desmedida, agride sócios que estavam em assembleia, informa o Blog de João de Sousa.
Prefeito de Coelho Neto, Soliney Silva.
A escola de ditadores da Microrregião de Coelho (que inclui os municípios de Afonso Cunha, Aldeias Altas, Buriti, Coelho Neto e Duque Bacelar) mostrou seu aluno mais expoente: o prefeito Soliney Silva, merecendo, inclusive, já receber o título de pós-graduado em atitudes ditatoriais. A ação protagonizada pelo prefeito de Coelho Neto, sem precedentes em nenhum momento da história do município, no início da noite do último sábado, 24, na sede do Sindicato dos Servidores Municipais, chocou a população do município e das cidades vizinhas.
Partidários da atual administração resolveram organizar e liderar uma “manifestação” de pessoas contratadas sem concurso público que se deslocou pela Avenida Santana com o propósito de ir à frente do sindicato onde haveria uma Assembleia Geral daquele sindicato em comemoração aos seus 23 anos de luta em defesa dos servidores municipais coelho-netenses. O motivo de realização da “manifestação” seria a pressão exercida pelo SINTASP para que o governo municipal emposse os aprovados no último concurso público municipal que já foi prorrogado uma vez e que perde a validade no mês de maio.
O grupo de “arruaceiros”, liderados pelo prefeito, a principio foi contido pela PM, porém, logo após o início da Assembleia, os sócios do sindicato foram surpreendidos pelo próprio prefeito, que possuído de ódio e brutalidade, furou o cerco da polícia e, levando consigo todos os seus asseclas manifestantes, derrubou, com chutes, o portão do sindicato, invadindo e agredindo algumas pessoas.
Uma senhora contratada pelo sindicato para filmar o evento foi a primeira vítima do prefeito enfurecido que a agarrou pelo pescoço, derrubou no chão, e com extrema violência tomou-lhe a filmadora. Outra vítima da fúria do prefeito foi o dirigente sindical Lima Júnior, que agredido pelo grupo liderado pelo prefeito ficou bastante ensanguentado (veja imagem).
Havia crianças no local e, no desespero, mães se trancaram com seus filhos nos banheiros da instituição.
Câmeras fotográficas e alguns aparelhos celulares foram tomados com violência a mando do próprio prefeito que transtornado se preocupava em eliminar todos os registros de sua ação grotesca contra os cidadãos que ali estavam, pacificamente, debatendo questões inerentes à categoria.
Tanto a Polícia Civil quanto a Polícia Militar haviam sido informadas da Assembleia do SINTASP, que se realizaria naquela tarde de sábado. Inclusive, as polícias foram alertadas quanto à possibilidade de invasão da sede por partidários do prefeito Soliney, o que poderia representar risco de violência.
Após tomar ciência da barbaridade, o vice-governador do Maranhão, Washington Luiz, determinou o encaminhamento de uma viatura do Grupo de Operações Especiais (GOE) e também mais viaturas da Polícia Militar das cidades de Caxias e de Duque Bacelar.
Sob orientação jurídica e com a garantia de sua integridade física, as pessoas agredidas foram à Delegacia de Polícia registrar B.O. e, em seguida, foram ao “Hospital Municipal” fazer exame de corpo de delito. A ida ao hospital foi acompanhada pelo GOE, visto que havia rumores de que o prefeito lá estaria aguardando a chegada dos sindicalistas. 
Prefeito invadir sindicato é algo jamais visto na história do Maranhão e relembra os piores momentos dos anos de chumbo vividos na ditadura militar de 64, onde sindicatos e instituições estudantis eram invadidos, metralhados e até queimados por agentes da repressão do próprio regime. Agora em tempos de democracia causou muito revolta essa atitude violenta, insana e desmedida do prefeito Soliney. Trata-se de uma ameaça clara ao Estado Democrático de Direito e uma afronta à CF que diz no art.8 que “é livre a associação sindical” e no inciso III, do mesmo artigo, “ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas”. Sendo, portanto, que a insatisfação do prefeito, juntamente com um grupelho de contratados ,não podem interferir nas deliberações da categoria reunida na Assembleia.
Veja mais imagens da brutalidade do prefeito Soliney Silva:






0

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA (STJ) DECIDE QUE ESTUPRO DE MENOR DE 14 NÃO É CRIME, SE ELA FOR PROSTITUTA

Compartilhe:

Print Friendly and PDF



O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que presunção de violência contra menor de 14 anos em estupro é relativa. 
A decisão se deu quando da análise do caso de um sujeito acusado de ter praticado estupro contra três menores, todas de 12 anos.
“A prova trazida aos autos demonstra, fartamente, que as vítimas, à época dos fatos, lamentavelmente, já estavam longe de serem inocentes, ingênuas, inconscientes e desinformadas a respeito do sexo. Embora imoral e reprovável a conduta praticada pelo réu, não restaram configurados os tipos penais pelos quais foi denunciado.”
(…) “O direito não é estático, devendo, portanto, se amoldar às mudanças sociais, ponderando-as, inclusive e principalmente, no caso em debate, pois a educação sexual dos jovens certamente não é igual, haja vista as diferenças sociais e culturais encontradas em um país de dimensões continentais.”
 “Com efeito, não se pode considerar crime fato que não tenha violado, verdadeiramente, o bem jurídico tutelado – a liberdade sexual –, haja vista constar dos autos que as menores já se prostituíam havia algum tempo.”
É fato que as meninas se prostituíam. A mãe de uma delas confirmou em juízo que a filha matava aula para se prostituir na praça com as amigas. Mas é fato também que têm apenas 12 anos.
Sabemos da situação de miséria por que passam inúmeras famílias no Brasil. Muitas vezes associada ao uso de drogas, especialmente o crack. A decisão do STJ cria jurisprudência e libera geral para os taradões de plantão: Se pagarem, podem transar com meninas de qualquer idade, que o STJ garante.
Incrível que esse absurdo tenha sido relatado por uma mulher, a ministra Maria Thereza de Assis Moura.
Se nem a lei protege mais nossas crianças, quem as protegerá?
Reportagem da BBC, publicada na Folha, mostra a grandeza do problema no Brasil. Há quem fale em dois milhões de crianças se prostituindo, algumas com nove ou menos anos de idade.
Número que agora pode aumentar com o liberou geral do STJ.

0

Demóstenes Torres renuncia à liderança do DEM no Senado

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


* extraído de www.cartacapital.com.br
Em meio a suspeitas de envolvimento com operações de jogos ilegais do bicheiro Carlinhos Cachoeira, Demóstenes Torres renunciou ao cargo de líder do DEM no Senado. Ele informou a decisão em carta enviada a José Agripino Maia, senador e presidente do partido.
No curto comunicado, Torres diz que a decisão ocorreu para que pudesse “acompanhar a evolução dos fatos anunciados nos últimos dias”, que apontam a intercepção pela Polícia Federal de quase 300 telefonemas dele com Cachoeira.
A situação do demista ficou ainda mais complicada após reportagem de CartaCapital revelar, na sexta-feira 23, que o senador tinha direito a 30% da arrecadação geral do esquema de jogo clandestino comandado pelo bicheiro – e que movimentou, em seis anos, 170 milhões de reais (Leia mais AQUI).
A reportagem, assinada por Leandro Fortes, mostrou que a Polícia Federal tem conhecimento, desde 2006, das ligações do bicheiro com o senador e que o esquema jamais foi encerrado porque os policiais responsáveis pela investigação foram cooptados pelo esquema.
Além disso, e uma ligação interceptada, o senador pede ao empresário 3 mil reais para quitar despesas com um serviço de táxi-aéreo. Além disso, Demóstenes já havia admitido a relação com o bicheiro e ter recebido presentes de casamento dele.
Cachoeira está preso desde o final de fevereiro pela Operação Monte Carlo, da PF, que investiga um esquema de exploração de máquinas caça-níqueis.
Explicações no Senado
O corregedor do Senado e os líderes do PDT e do PSB na Casa se somaram nesta terça-feira às vozes que pedem à Procuradoria Geral da República informações sobre o possível envolvimento de Torres e alguns deputados com Cachoeira.
Em entrevista pela manhã, o líder do PT, Walter Pinheiro (BA), informou que vai enviar novo pedido de esclarecimentos sobre o caso ao procurador-geral, Roberto Gurgel, que não se manifestou sobre o primeiro, protocolado na terça-feira 20.
Segundo Pinheiro, Gurgel ignorou a primeira representação e, por isso, os senadores estudam a possibilidade de protocolar uma representação contra o procurador-geral no Conselho Nacional do Ministério Público, em caso de nova negativa. “Vamos dar entrada hoje na nova representação e se possível cobrar do procurador nas próximas 48 horas uma resposta à nossa petição.”
Já o Corregedor do Senado, Vital do Rêgo (PMDB-PB), confirmou ter enviado a Gurgel solicitação para ter acesso a relatório da Polícia Federal que supostamente registra conversas entre Demóstenes e Cachoeira, preso em fevereiro acusado de bancar o jogo do bicho e máquinas caça-níqueis.
Neste cenário, o DEM já estuda uma possível expulsão de Demóstenes do partido, caso o senador passe a ser investigado pela PGR.
Leia mais:

sexta-feira, 23 de março de 2012

9

Humorista Chico Anysio morre aos 80 anos

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


O humorista Chico Anysio morreu aos 80 anos hoje, após 112 dias internado no Hospital Samaritano, no Rio. De acordo com o hospital, o horário da morte foi às 14h52. O velório será sábado (24), no Theatro Municipal do Rio. O corpo será cremado no domingo (25), em cerimônia restrita à família
Boletim médico informou que o paciente não resistiu a uma parada cardiorrespiratória e a morte ocorreu por conta de falência múltipla dos órgãos decorrente de choque séptico causado por infecção pulmonar.
O artista piorou no início desta semana e, na segunda (19), voltou a respirar com a ajuda de aparelhos em período integral. No dia seguinte, teve uma complicação renal.
Na noite de quarta (21), ele foi submetido a uma sessão de hemodiálise e apresentou instabilidade hemodinâmica --por isso, fez uso de alta dose de medicamentos para controlar a pressão arterial.
Seu estado foi considerado crítico pelos médicos na manhã de quinta (22). Segundo o boletim assinado pelo médico Luiz Alfredo Lamy, o humorista estava sedado, respirando com a ajuda de aparelhos e foi submetido na tarde de ontem a uma punção torácica para drenagem de um "grande hematoma pleural".
Um dos principais nomes do humor no Brasil, criador de inúmeros personagens e bordões célebres, o cearense Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho construiu uma carreira de mais de seis décadas como radialista, escritor e ator de teatro, cinema e televisão.
Chico era casado com a empresária Malga di Paula (seu sexto casamento) e teve oito filhos (um deles adotivo) --Lug de Paula, Nizo Neto, Rico Rondelli, André Lucas, Cícero Chaves, Bruno Mazzeo, Rodrigo e Vitória-- com cinco mulheres, entre elas a ex-ministra Zélia Cardoso de Mello, com quem teve seus caçulas.
Para ler mais clique nos links abaixo:

quinta-feira, 22 de março de 2012

17
Compartilhe:

Print Friendly and PDF


BIOGRAFIA- MINHA HISTÓRIA
LUÍS CARLOS RODRIGUES DOS SANTOS
Cidadão buritiense, conhecido, popularmente, como Luisinho Caetano, reside no bairro bacuri; é filho da ilustre família “Caetano”, do povoado Brejinho, zona rural de Buriti. É irmão do vereador eleito Benedito Caetano. Tem garra para empreender seus negócios e muita ousadia em suas atitudes.Tem muitos amigos em todo município de Buriti de Inácia Vaz.
É comerciante no bairro Bacuri, profissão que exerce há 11 anos. Atualmente, com 30 anos de idade, é conhecido também no bairro como “seu Luisinho”, tem sua popularidade devido sua participação na comunidade onde vive.
Luisinho Caetano contribui da melhor forma possível na comunidade Bacuri, com atitudes humanas, e sempre estar de portas abertas aos seus clientes e amigos. Conseguiu conquistar não somente os clientes, mas amigos, simpatia e o respeito de todos.
Graças a sua forma peculiar de trabalhar e interagir ganhou muita experiência e adeptos a sua causa. É figura presente nas reuniões comunitárias, campanhas de solidariedade e festividades em todo o município.
Com sua simplicidade diz ser "orgulhoso de morar em Buriti de Inácia Vaz por ser uma cidade simples e de gente boa". Afirma ainda que tem "um grande sonho de poder contribuir mais com meu município".
Por ser leitor do blog Correio Buritiense e considerar a grande contribuição desse meio de informação para a população de Buriti, pretende, inclusive, participar da enquete oferecida pelo Blog entre os candidatos aliados do atual prefeito, "a fim de poder verificar minha aceitação junto ao eleitorado buritiense" diz ele.
Entre as frases prediletas, cita "Em política é preciso curar os males e nunca vingá-los,portanto, nada é desprezível".

quarta-feira, 21 de março de 2012

8
Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Vereador Compadre Marcos sofre acidente automobilístico e escapa ileso, informa Portal Leste Maranhense.
Vereador Compadre Marcos
De acordo com informações do Portal Leste Maranhense, o vereador Marcos Francisco de Araújo, o compadre Marcos, foi vitima de um acidente automobilístico no último domingo (18), por volta das 20 h, no povoado Alegre, em trecho da MA 034, que liga Buriti a Duque Bacelar.
Segundo informações do Portal Leste maranhense, baseadas em relatos de moradores da região e de pessoas que viram o vereador pouco antes do acidente, o vereador teria consumido bebida alcoólica e estaria dirigindo em alta velocidade.
O acidente foi causado pelo estouro de um dos pneus do veículo, ocasionando a perda de controle do carro, que capotou várias vezes dentro da roça.
Abaixo há uma imagem feita pela equipe do Portal Leste. 

2
Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Novidades no blog Correio Buritiense
NOVIDADE 1 - O Correio terá uma coluna intitulada Biografia - Minha História, em que será contada de forma sucinta a história de pessoais comuns, políticos, comerciantes, professores, poetas, trabalhadores rurais, e qualquer buritiense que queira relatar sua história de vida e luta. Se você quer ver sua história relatada aqui no Correio, ou conhece alguém cuja história é necessária para se registrar, entre em contato por telefone ou via email (cburitiense@gmail.com ou acsborges@gmail.com), conte-nos que a publicaremos no blog. Mande também sugestões de nomes para que possamos pesquisar e publicar.
NOVIDADE 2- A primeira pessoa que contará sua história na coluna será o comerciante Luisinho Caetano, irmão do vereador Benedito Caetano. Amanhã estará na coluna. Leia.
NOVIDADE 3 - Com seus últimos ajustes, breve estará no ar, novamente, o mural de recados para dinamizar mais a interação entre os comentaristas e o blog.
Mais novidades virão por aí. Aguardem.

segunda-feira, 19 de março de 2012

1

Agentes comunitários terão reajuste de mais de R$ 400 milhões

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Ministério da Saúde reajusta em 16,3% incentivo financeiro para mais de 250 mil profissionais que atuam no Programa Saúde da Família (PSF). Valor passa de R$ 750 para R$ 871 por mês
*Extraído do Portal Saúde
O Ministério da Saúde aumentou o incentivo financeiro que repassa mensalmente aos municípios, por meio do Piso da Atenção Básica (PAB) variável, para os 250.903 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) que atuam na estratégia Saúde da Família. O reajuste é de 16,3%, retroativo ao último mês de janeiro, e eleva o valor do incentivo de R$ 750 para R$ 871. Para garantir este benefício, o investimento do ministério será de R$ 403 milhões por ano, recursos que poderão ser ainda maiores, uma vez que a quantidade de ACSs tem sido crescente.
Os Agentes Comunitários de Saúde são profissionais vinculados às Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Eles realizam ações individuais ou coletivas de prevenção a doenças e promoção de saúde por meio de ações educativas nos domicílios e na comunidade. Com o reajuste, o financiamento anual do Ministério da Saúde para a garantia do incentivo financeiro aos Agentes Comunitários de Saúde passa de R$ 2,5 bilhões para R$ 2,9 bilhões. “Essa previsão considera o número atual de ACSs no país (referente ao mês de fevereiro). Mas, com a expansão da cobertura do Saúde da Família, esse valor poderá chegar a R$ 500 milhões até o final deste ano”, explica o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães. Segundo ele, esses recursos são para remuneração direta dos agentes e pagamento de encargos trabalhistas.
Cada Agente Comunitário de saúde é responsável pelo acompanhamento de, no máximo, 150 famílias ou 750 pessoas. O acompanhamento do trabalho destes profissionais é feito por um enfermeiro da equipe da estratégia Saúde da Família, lotado na respectiva Unidade Básica de Saúde. O agente deve ser vinculado ao município, que deverá aderir à estratégia para receber o incentivo financeiro do governo federal.  “Atualmente, quase 97% das cidades contam com a atuação destes profissionais, o que representa uma cobertura de 122.555.622 brasileiros, ou seja, mais de 64% da população. A nossa intenção é estimular, cada vez mais, a adesão dos municípios pela importância do trabalho que os Agentes Comunitários de Saúde realizam”, acrescenta Helvécio Magalhães.
Para ser um ACS, é preciso que o profissional seja morador (há pelo menos dois anos) da área onde exercerá as atividades, saber ler e escrever, ter mais de 18 anos e disponibilidade de tempo integral para exercer a função de agente comunitário. O recrutamento destes profissionais deve se dar por meio de processo seletivo promovido pelo município, com o acompanhamento da secretaria estadual de saúde.
SAÚDE DA FAMÍLIA – O Saúde da Família é a principal estratégia do Ministério da Saúde para reorientar o modelo de assistência à saúde da população a partir da Atenção Básica, que é a principal e mais próxima porta de entrada do SUS, capaz de resolver até 80% dos problemas de saúde das pessoas.
As equipes multidisciplinares que atuam na estratégia são formadas por médico, enfermeiro, técnico ou auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde para o desenvolvimento de ações de diagnóstico e orientação para o tratamento de doenças, promoção da saúde, prevenção de agravos e reabilitação dos pacientes.
Atualmente, o país conta com 32.498 equipes de Saúde da Família atuando em 5.288 municípios, o que representa um percentual de 95% de cobertura pelo Saúde da Família. A execução da estratégia é compartilhada pelos estados, Distrito Federal e municípios e coordenada pelo Ministério da Saúde.

domingo, 11 de março de 2012

25

JUIZ DO MARANHÃO QUE CAUSOU PREJUÍZOS MILIONÁRIOS A EMPRESAS FOI PUNIDO COM A APOSENTADORIA PELO CNJ

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


José de Arimatéia foi punido com a aposentadoria pelo CNJ após tomar decisões suspeitas

*Extraído de O Estado de S.Paulo

No mesmo momento em que a corregedora-nacional de Justiça, Eliana Calmon, defendia punição a “meia dúzia de vagabundos que estão infiltrados na magistratura”, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aposentava compulsoriamente o juiz da 5ª Vara Cível da Comarca de São Luís (Maranhão), José de Arimatéia Correia Silva. As investigações do CNJ mostraram que ele atuava de forma dirigida a multiplicar os valores de indenizações cobradas de grandes empresas e bancos. Apesar de ter sido punido, algumas de suas decisões são irreversíveis.
Em um dos casos relatados ao CNJ, a matemática do juiz José de Arimatéia transformou um pedido de indenização de R$ 20 mil em uma pena de R$ 3.329.155,72. Desse total, R$ 964.588,37 foram liberados numa canetada pelo juiz. Dinheiro que não volta mais aos cofres da em presa Marcopolo, mesmo com a decisão do CNJ e mesmo que consiga reverter o processo no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Em outro caso, a vítima foi o Banco do Brasil. Uma disputa entre o banco e a empresa Del Rey Transporte e Comércio tramitava na Justiça desde 2000. Na época, o valor em discussão era de R$ 392.136,14. Oito anos depois de iniciado o processo, José de Arimatéia, valeu-se de sua autoridade para determinar de imediato o bloqueio de R$ 1.477.232,05 nas contas do BB.
Em seguida, determinou a transferência desse montante para uma conta judicial, sem exigir da Del Rey uma caução para o caso de um recurso do Banco do Brasil ser deferido e o dinheiro ter de voltar aos seus cofres. Por conta dessa falha detectada pelo banco e confirmada pelo CNJ, o Banco do Brasil resistia a cumprir a decisão. José de Arimatéia determinou então a transferência dos recursos em duas horas. Caso contrário, o BB teria de pagar multa de R$ 15 mil por hora.
Para garantir o pagamento, o juiz determinou a busca e apreensão do valor em qualquer uma das agências do Banco do Brasil. Em caso de resistência, José de Arimatéia determinou a intervenção policial.
Um terceiro processo julgado por José de Arimatéia atingiu os cofres da Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão (Caema) numa ação movida pela Construtora Vale do Paraíba Ltda. Conforme informações do CNJ, em decisão liminar, sem o pedido da construtora e sem exigir caução, o juiz determinou o bloqueio de R$ 2.414.191,09 das contas da Caema.

sexta-feira, 9 de março de 2012

6

INCÊNDIO SUSPEITO DEIXA CASAL DESAMPARADO NA RUA DA TORRE

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Um incêndio de causa desconhecida, ocorrido no último domingo (04), por volta da 19h30min, deixou a jovem Laís Eugênio da Silva, 22 anos, filha do senhor Raimundo Eugênio e de dona Laíde, casada com  o jovem conhecido por Marquinhos, desamparada e necessitando de ajuda de vizinhos e de pessoas solidárias.
Após uma chuva de aproximadamente 1h, os vizinhos e familiares perceberam que a casa da jovem estava queimando e nada puderam fazer para apagar o fogo, já que o abastecimento de água na comunidade, rua da torre, próximo ao estúdio da rádio Geovanna FM, é precário.
A causa do incêndio é desconhecida, mas populares suspeitam que tenha sido criminoso, pois no momento do incêndio não havia ninguém na casa, que estava com a chave do circuito elétrico desligada.
A polícia esteve o local e está apurando os fatos.
O casal havia comprado a casa recentemente por um total de R$ 2.500 (dois mil e quinhentos reais). Deram uma entrada de R$ 1.000 (um mil reais) e parcelaram o restante em valores de R$ 250 (duzentos e cinquenta reais).
Laís está com um bebê de dois meses, e chora constantemente inconformada com a tragédia e com a perda de todos os seus pertences: móveis, camas, fogão, berço e roupas.
O Correio Buritiense, diante da tragédia solidariza-se com o jovem casal e promove por meio deste espaço uma campanha de ajuda a jovem Laís para reconstrução de sua casa. Este redator pede aos seus leitores e admiradores que contribuam com a família, fazendo doações financeiras, em nome deste Correio, por meio da conta poupança no Banco do Brasil, ou mesmo por doações diretamente a jovem Laís.
Caso o doador deseje que seu nome (ou o mesmo o apelido que usa para comentar) seja divulgado neste Correio, como forma de agradecimento, é só enviar o comprovante para o e-mail cburitiense@gmail.com e conferir.
Para fazer depósito os dados são:
Banco do Brasil - Agência: 1677-2; conta poupança: 9005-0, em nome de Diracildes Maria Santos (mãe da vítima)
Mais imagens da tragédia



16

Saiu o edital do Concurso Público da Prefeitura de BURITI-MA

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


O Concurso Público de Buriti será executado pela SOMAR ASSESSORIA ADM CONCURSOS TREINAMENTO E PROJETOS LTDA. O Edital saiu na manhã desta sexta (9) e antecipado, com exclusividade, pelo Correio Buritiense.
O Concurso compreenderá na primeira etapa a aplicação de provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório.

INSCRIÇÕES E TAXAS:

 As inscrições serão no período de 12 de março a 05 de abril de 2012, no caso presencial, na Av. Coronel Junior s/n Centro – CAP- Buriti- MA, de segunda a sábado no horário das 8h às 18h, ou via internet pelo site www.somar-ma.com.br de 0h do dia 12 de março e 23h59min do dia 05/04/2012.
Os valores das taxas de inscrições são:
CARGOS
TAXA DE INSCRIÇÃO
NÍVEL SUPERIOR
R$ 70,00 (Setenta reais)
NÍVEL MÉDIO
R$ 50,00 (Cinquenta reais)
NÍVEL FUNDAMENTAL        
R$ 40,00 (Quarenta reais)
DATA DE REALIZAÇÃO:

Dia 06 de maio é a data provável para realização das Provas Objetivas e dia 14 de maio é a data provável para publicação dos nomes dos candidatos habilitados na primeira fase do Concurso Público – (Provas Objetivas).

CARGOS, VAGAS,  REMUNERAÇÃO.

No total são oferecidas 166 vagas e os salários variam de R$ 622,00 a R$ 3.815,00:

Vagas para Nível Superior:
Advogado (01), Assistente Social (01), Contador (01), Dentista (01), Enfermeiro (02), Farmacêutico Bioquímico (01), Fisioterapeuta (01), Médico (02), Nutricionista (01), Psicólogo (01), Pedagogo (02), Professor das Series Finais do Ensino Fundamental-Nível I (04), Veterinário (01),
Vagas para Nível Médio:
Professor das séries iniciais (100), Agente Administrativo (04), Auxiliar de Enfermagem (02), Auxiliar de Laboratório (02), Digitador (04), Técnico em Radiologia (01),
Vagas para Nível Fundamental:
Motorista Categoria “D” (06), Vigia (9), Guarda Municipal (10), AOSG (Serviços Gerais) (9), 

Clique aqui para ver o edital completo
8

FINALMENTE SAIU O EDITAL DO CONCURSO DE BURITI

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Na sessão de hoje (09), na Câmara Municipal, foi apresentado pelos vereadores o edital do tão esperado concurso de Buriti-MA, que será realizado pela empresa SOMAR. Mais detalhes daqui a pouco.

domingo, 4 de março de 2012

45

CÂMARA DE VEREADORES RECUA APÓS MATÉRIA DESTE CORREIO E DA FORTE REAÇÃO PÚBLICA BURITIENSE

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Após lambança, vereadores tentam apagar esse capítulo desprezível da votação das contas do prefeito.
Mantendo silêncio sobre o tema das contas do prefeito, os vereadores governistas evitaram tocar no assunto na última sessão desta sexta (02/03). O recuo ficou evidente pela evasiva dos vereadores em ler e assinar a ata da sessão de 24 de fevereiro (certamente o assessor jurídico deve estar analisando o conteúdo), quando por 7 votos a 2, os vereadores aprovaram, de forma inconstitucional, ferindo, inclusive, o regimento interno e a lei orgânica municipal (LOM), das contas do prefeito Neném Mourão referentes aos anos de 2006 e 2007.
A vereadora Aurilânia Barros, combativa oposicionista ao projeto de domínio hegemônico da Casa por parte do gestor municipal, elogiou a atuação deste Correio Buritiense e do seu redator-chefe, Aliandro Borges, por denunciar a farsa montada para aprovação das contas sem que nenhum buritiense tenha tido acesso aos dados encaminhados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA) e reafirmou que nem mesmo os vereadores analisaram as contas.
vereadora Aurilânia Barros
A vereadora oposicionista ainda lembrou em sua fala o volume de recursos que entrou no município no ano passado, cerca de R$ 40 milhões de reais. Afirmou também que muitos convênios, como o da cozinha comunitária, teriam execução duvidosa.
Em conversa com este Correio, a vereadora Aurilânia Barros afirmou ter honradez e coragem, e usará seu mandato parlamentar para continuar a luta em defesa do povo de Buriti. “Eu sei que posso jogar por terra os planos de quem pretende continuar se beneficiando à custa do sofrimento do povo bom de Buriti. Não vão me intimidar”, disse a vereadora em entrevista ao blog Direto ao Assunto. 
← Anterior Proxima → Página inicial

Usuários on-line


usuários online