Trending

PARABÉNS, SÃO LUÍS!

A CAPITAL DO MARANHÃO COMEMORA SEUS 400 ANOS COM VIRADA CULTURAL
Milhares de pessoas lotaram a Praça Maria Aragão para prestigiar a Virada Cultural, que contou com uma bela programação do quarto centenário de São Luís.
O Correio Buritiense, com seu redator-chefe, Aliandro Borges, esteve presente nessa linda festa que culminou com o espetáculo acrobático da companhia francesa Les Passagers, além de shows de talentos locais, bandas e grupos folclóricos, apresentações teatrais e de dança.
O cantor e compositor maranhense Alysson Ribeiro deu o pontapé inicial da festa, que começou às 20h. Logo após, subiu ao palco a banda Metrópole, tocando uma variedade de estilos que empolgaram bastante o público, que se mexiam e dançavam ao som do ritmo contagiante do grupo. Não deixando ninguém desanimar, a banda de forró Puxa o Fole deu continuidade à festa.
No intervalo das atrações, acontecia o “Momento Poético”, em que atores interpretavam fragmentos de obras e poesias de escritores maranhenses. O poema Canção do Exílio, do maranhense Gonçalves Dias, fez o público se emocionar com cada verso declamado de um dos mais conhecidos poemas da língua portuguesa no Brasil. A mescla de nostalgia e nacionalismo passada pelo escritor foi revivida por cada um presente na praça.
Para contar a história da fundação de São Luís desde a chegada dos franceses até sua expulsão pelos portugueses, foi apresentado, em um telão montado na Praça Maria Aragão, o curta-metragem "Upaon-Açu, Saint Louis, São Luís", de Joaquim Haickel e Iramir Araújo. De maneira bem didática, em forma de animação, foram dez minutos de pura história, de uma forma nunca contada antes. A narração do filme foi realizada pelo ator e dublador Isaac Bardavid.
O GRANDE MOMENTO
O ponto alto da festa foi o espetáculo acrobático “Sonhos de Daniel de La Touche”, produzido pela companhia francesa Les Passagers, especialmente para a ocasião.
O espetáculo, que conjuga uma mistura de dança e acrobacia, mostrou a história da fundação da cidade, a chegada na ilha de Upaon-Açu, as lutas, suas belezas naturais e os casarões. A linguagem corporal, através da representação teatral, projeções de imagens e música levaram os presentes ao delírio. Chamou a atenção de todos os bailarinos descendo de cima através de cordas, numa sincronização de movimentos e imagens mostradas na tela.
A apresentação foi composta de 40 bailarinos e grupos locais e mais 12 acrobatas franceses, que se apresentaram em um palco de 16 metros de altura e 30 metros de comprimento. Cada parte do espetáculo trazia um olhar sobre a cidade de São Luís, como as batalhas pela conquista da cidade, a cidade contemporânea, o turismo e o mar e a futura cidade a ser feita. Cada parte tinha um figurino diferente, uma trilha diferente e imagens projetadas de acordo com a capital maranhense em um tempo passado e olhar de seu futuro imaginado. Muitos efeitos, luz e técnica impressionaram a cada um dos que acompanhavam a apresentação, uma das mais belas que já passaram pela praça Maria Aragão.
* Com informações Secretaria Municipal de Comunicação e do Imirante.com.
Assista trechos do espetáculo nos videos filmados e selecionados pelo Correio:
Apresentação Boi Brilho da Ilha

As batalhas pela conquista da cidade




Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads