ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

CONSELHO DA ONU DEFENDE LIBERDADE DE EXPRESSÃO NA INTERNET


* UMA RESOLUÇÃO HISTÓRICA: A ONU RECONHECEU COMO UM DIREITO HUMANO O ACESSO E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO NA INTERNET.
* A RESOLUÇÃO FOI ASSINADA POR TODOS OS MEMBROS DO CONSELHO DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, INCLUINDO CUBA E CHINA, CUJOS GOVERNOS MANTÊM ALGUMAS RESTRIÇÕES.

O Conselho de Direitos Humanos da ONU adotou no mês de julho por consenso sua primeira resolução sobre o direito à liberdade de expressão na internet.
O texto foi adotado apesar da oposição de países como Rússia e Índia. O texto foi apresentado por Brasil, Estados Unidos, Nigéria, Suécia, Tunísia e Turquia.
Em um comunicado, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, celebrou "uma resolução importante que estipula claramente que todos os indivíduos têm os mesmos direitos humanos e liberdades fundamentais, estejam na internet ou no mundo real". Hillary julgou "alarmante o aumento de casos de censuras governamentais ou de indivíduos perseguidos pelo que fazem na internet, às vezes com um simples ''tweet'' ou uma mensagem de texto" por celular.
O texto, apoiado por 83 Estados, afirma que os direitos que se aplicam de forma tradicional, em particular a liberdade de expressão, devem ser protegidos também na internet, através de qualquer meio e independentemente das fronteiras.
A resolução pede também a todos os Estados que promovam e facilitem o acesso à internet e a cooperação internacional para facilitar o desenvolvimento dos meios e as comunicações em todos os países.
É a primeira vez que a ONU dá o indicativo de que os direitos humanos devem ser protegidos até mesmo em formato digital, como um direito indispensável como o acesso universal a água.

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.


Odonto Company Buriti - Rua da Bandeira, nº 25, salas 10 e 11, Centro.

BIOLAB - Rua Antônio Pereira Mourão, em frente ao HTB(Clínica)

PAINEL DO LEITOR - COMENTÁRIOS