"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

Conferência de Mulheres da Assembleia de Deus em Buriti-MA

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

quinta-feira, 5 de julho de 2012

10

O ELEITOR IMBECIL E O ASSASSINATO DE GERAÇÕES

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


Autor do texto


Tal qual o analfabeto político retratado no brilhante texto do dramaturgo alemão Berthold Brecht, no Maranhão de hoje estamos diante de um novo-velho personagem: o eleitor imbecil.
E como se faz para reconhecer este tipo bem característico?  Muito fácil, pois aqui por estas bandas as pessoas costumam ser cidadãs apenas no período eleitoral e, o que é pior: condicionam o exercício dessa cidadania à errônea "filosofia" tupiniquim de tirar vantagem de tudo.
  Este eleitor, após anos à margem de políticas públicas, elaborou o seguinte raciocínio: vou aproveitar a eleição para extorquir os maus políticos.
 E é por isso que surge o fenômeno da agiotagem em campanhas eleitorais. Pois os políticos precisam de muito dinheiro para alimentar os bolsos do eleitor imbecil.
Isso porque o nosso personagem título sempre condiciona o seu voto a algum tipo de benesse do candidato. Quer seja uma dentadura, quer seja um emprego na prefeitura para um parente. O estupro da Administração Pública se inicia com a eleição e  aqui também se inicia o assassinato de gerações.
 Na maioria das vezes, os políticos mal-intencionados se utilizam desta oportunidade para comprar o voto do eleitor imbecil e continuar a perpetuação histórica das elites que vemos nos grotões do nosso estado. São sempre as mesmas caras. E quando acontece alguma mudança, o poder é transferido para os filhos, esposas, sobrinhos ou até mesmo laranjas.
Se o eleitor imbecil tivesse mais um pouco de senso, veria que não está vendendo apenas o seu voto. Com o seu gesto ele vende também a merenda escolar do seu filho, o medicamento que deveria estar à sua disposição no posto de saúde, o saneamento básico de sua comunidade, dentre outras políticas públicas que lhe serão tiradas por conta do seu gesto.
Na seara das Ciências Econômicas nos deparamos com a expressão "nada é de graça", ou "there is no free lunch", ou seja, não há jantar de graça. Uma hora ou outra a conta terá sempre que ser paga. 
← Anterior Proxima → Página inicial

10 COMENTÁRIOS:

  1. Caro (a) Mourão ,
    Eu fiz de propósito . Quando eu digo família Mourão , eu menciono todos aqueles que se beneficiaram e continuam se beneficiando de um membro da família que deveria honrá-la . falo daqueles , que se beneficiam da gestão de todas as formas : que é homenageada em revistas , programas de tv , rádios e festas . Tudo isso com o dinheiro do contribuinte . Ou você não teve nenhum benefício durante as duas gestões de seu parente ? Se está achando que o seu parente não representa bem a família , porque nunca se manifestou ? Diga-me , quem da família Mourão , se manifestou , mesmo que neste blog , para repudiar os atos vergonhosos e , até covardes , que este senhor cometeu ? Ele deveria pensar , toda vez que comete seus deslizes , que está representando uma família . Família esta , que há anos atrás , passou por vexames semelhantes , envolvendo o responsável pela carreira política do atual gestor municipal .Porque você não toma como exemplo , as pessoas que vocês sempre criticaram (família Machado) , que diga-se de passagem , nunca se envolveram com escândalos como esses que o senhor Neném "Mourão" , responde , e faça o mesmo , identifique-se também ao defender o seu parente , não tenha vergonha . Afinal , é ele que está errando e não vocês . Aposto que , você foi contemplado (a) com algum presentinho , assim que ele (Neném "Mourão"), tornou-se prefeito . Não é verdade ? Obrigado por ler meus comentários .
    _Caro aliandro , obrigado pelo grande show de cobertura jornalistica que você está promovendo . Sei que o seu tempo é curtíssimo , porém , se você puder solicitar para os candidatos os seus respectivos planos de governo , será muito útil para os buritienses . Ademais , todo gestor que se prese , tem que ter o seu plano de gestão . Pois , são milhões de reais que entram nos cofres da prefeitura , e para usa-lo , precisa de um plano gestor . Peça de um e todos se sentirão obrigados à fazer o mesmo .

    ResponderExcluir
  2. Leandro Raposa5/7/12 15:05

    Outro dia , estava dando uma espiada nesses linques abaixo e me deparei com este comentário , e achei super interessante . Ainda bem que o nosso nobre conterrâneo Aliandro Borges o publicou . Pois assim muita gente terá a oportunidade de ver que este senhor jornalista , Williton Rezende está correto . Espero que todos o leiam e absorvam a mensagem .

    ResponderExcluir
  3. Autêntico5/7/12 16:16

    Muito boa a visão da realidade política de nosso estado, descrita neste belo texto, cujo tema principal é devastador para a vida social do cidadão. Que bom seria, que pelo menos 50% da população de cada município maranhense hoje tivessem senso da catástrofe que sofremos por conta de uma atitude imbecil já constada em muitas outras eleições passadas e que infelizmente se repetirá enquanto o egoísmo e a falta de consciência política e social permanecer nas pessoas.

    "Não acontece aos homens aquilo que eles merecem, mas sim o que se lhes assemelha."
    Louis Pauwels

    ResponderExcluir
  4. Anônimo5/7/12 17:46

    NÃO VAMOS TROCAR NOSSO BOLO DE GOMA BURIITENSE POR PÃO DE QUEIJO LÁ DE MINAS GERAIS.

    BURTITI E DOS BURITIENSES!!! VAMOS LEVANTAR ESSA BANDEIRA!!!

    ResponderExcluir
  5. infelizmente estamos acuados, pois se continuarmos com os que estão, daremos um maior prolongamento à mediocridade que se encontra a administração pública, mas se resolvermos que mudaremos, então a mediocridade só vai mudar de mãos!
    não creio que nos livraremos disso, pois um lobo que não segue o grupo, o próprio grupo se encarrega de matá-lo, então o que faremos???

    ResponderExcluir
  6. eu até concordo com seu pensamento, mas o que é difícil pra comunidade carente, é o fato de os políticos sempre agirem por puro interesse e não por empenho pela causa do povo. Eles são bastante persuasivos quando querem conquistar eleitores e só se mostram realmente quem são, quando estão no poder. Então como leigos, iletrados, entre outros eleitores humildes, que não conhecem bem os seus direitos, podem, ou poderiam, questioná-los? uma vez que ao avaliarmo-los, veremos que nenhum, seria digno do voto!!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo5/7/12 19:07

    Espero que blog divulgue as prosposta dos candidatos que planeje e realize 2 debates em Buriti vai ser uma grande contriubição para os eleitores

    ResponderExcluir
  8. Anônimo6/7/12 13:22

    ELEITOR CONSCIENTE

    QUAl A CERTEZA QUE A PAPULÇAÕ VAI TER SE VAMOS TER PREFEITOS IGUAL OS ANTERIORES OS 3 ÚLITMOS FORAM CONSIDERADOS FICHAS SUJAS PELO TRIBUNAL ALAN,ZE VILAR, NENEM???
    NENHUM PODE CHAMAR OUTRO DE CORRUPTOS CADA UM FEZ MARACUTAIAS DO SEU JEITO

    ResponderExcluir
  9. Anônimo6/7/12 21:04

    NENEM MOURÃO É O UNICO Q NÃO PODE FALAR EM MORALIDADE, ATÉ PQ ELE ESTÁ ENVOLVIDO EM TANTOS ESCANDALOS Q ENVERGONHA A TODOS OS BURITIENSES.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo6/7/12 21:07

    ELE ESCANDALIZOU TANTO NESSE CONCURSO QUE RESOLVEU ANULAR.VOU DÁ UM EXEMPLO; A FAMILIA DA DORA, É AQUELA MESMO QUE AGEITA AS COISAS PARA O PREFEITO, PASSOU TODA SUA FAMILIA EM VARIADOS CARGOS.

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online