Trending

RIO + 20: APA DOS MORROS GARAPENSES PRESENTE

Da esquerda para direita: Francisco Carlos,vice-presidente da CONAMG; Agostinha Pereira, chefe do Centro paleontológico e Aliandro Borges, redator-chefe do Correio Buritiense.
A Unidade de Conservação APA DOS MORROS GARAPENSES, constituída pelos municípios Afonso Cunha, Buriti, Coelho Neto e Duque Bacelar, participará das discussões sobre sustentabilidade do Planeta na Conferência da RIO+20.
Estiveram reunidos no Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão - CPHNA-MA, em São Luís, dia 10 de Fevereiro, o Vice-Presidente da APA dos Morros Garapenses, Francisco Carlos Machado; Agostinha Pereira, chefe do setor de paleontologia do Centro, e o redator-chefe do Correio Buritiense, Aliandro Borges, para a formação do Comitê Organizador RIO + 20 - APA DOS MORROS GARAPENSES PRESENTE, de São Luís. Outros três Comitês também serão organizados nas cidades de Buriti, Duque Bacelar e Coelho Neto, sendo convidados representantes da sociedade civil organizada e do poder público, visando à mobilização e formação de delegados para representarem a APA DOS MORROS GARAPENSES na Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU).
A ideia da realização da Conferência no Brasil foi do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, em 2007, fez a proposta para a ONU.  O nome do evento, Rio+20, é porque acontecerá no Rio de Janeiro, exatamente 20 anos depois de outra conferência internacional que tinha objetivos muito semelhantes: a Eco92, também promovida pela ONU, na capital fluminense, para debater meios possíveis de desenvolvimento sem desrespeitar o meio ambiente.O evento rendeu a criação de vários documentos importantes - como a Agenda 21, a Carta da Terra e as Convenções do Clima e da Diversidade Biológica.
Vinte anos depois, a Rio+20 reunirá os líderes e chefes de Estado de todo o mundo para fazer um balanço do que foi feito nas últimas duas décadas e discutir novas maneiras de recuperar os danos feitos no planeta, sem deixar de progredir economicamente e socialmente a humanidade, dentro da perspectiva do desenvolvimento sustentável.
No mesmo período da reunião oficial da Rio+ 20, acontecerá  também, a Cúpula dos Povos: um evento que contará com debates, palestras e diversas atividades, sobre os mesmos temas da Conferência da ONU, mas que serão promovidos por grupos da sociedade civil - como ONGs e empresas, objetivando que todos os setores da sociedade discutam, ao mesmo tempo, maneiras de transformar o planeta em um lugar melhor para vivermos.
Hoje, reconhecidos como um dos mais sérios e organizados movimentos ambientais do Maranhão, o CONAMG (Conselho da APA dos Morros Garapenses) e a ABAMA (Associação Bacelarense de Meio Ambiente), organizarão os Comitês locais dentro da APA dos Morros Garapenses e em São Luís para levantar fundos e nomear os delegados entre os municípios da Unidade de Conservação, que representarão a região, fazendo parte das novas decisões e acordos a serem feitos para o futuro do planeta na  Rio +20.
 Certamente, os delegados de Buriti, Duque Bacelar, Coelho Neto e Afonso Cunha a irem ao Rio+ 20, muito bem representaram a região da APA dos Morros Garapenses e o Estado do Maranhão, requerendo assim de toda a população dos quatros municípios e o apoio total nos eventos e captação de recursos para a APA DOS MORROS GARAPENSES se fazer presente, tem voz e discutir como podemos transformar o nosso planeta num lugar melhor para se viver para os homens do presente e as gerações do futuro.

IMAGENS DO CENTRO DE PESQUISA DE HISTÓRIA NATURAL E ARQUEOLOGIA DO MARANHÃO 




Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads