!-- PLUGIN BARRA DE COOKIES -->
ULTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...

Ao contrário da maioria dos répteis, o Potamites montanicola não passa horas no Sol para se aquecer 

Répteis, grupo do qual fazem parte lagartos, cobras e jacarés, não são capazes de manter uma temperatura corporal constante, como nós, os mamíferos, ou como as aves. Eles dependem do ambiente e, sobretudo, do Sol para manter-se aquecidos. Por isso é comum vê-los descansando em pedras durante o dia. Pelo mesmo motivo, são mais numerosos em áreas tropicais.
Uma nova espécie de lagarto foi descoberta no Peru, a 2.100 metros de altitude, e intrigou os cientistas. Répteis não regulam a própria temperatura corporal sozinhos, precisam do calor do Sol e do meio ambiente para que se mantenham aquecidos — algo difícil a essa altitude.
Ainda mais estranho, o Potamites montanicola, ou habitante da montanha, como foi batizado, aparenta ter hábitos noturnos, evitando a luz do Sol, e foi visto nadando em riachos, algo que não ocorre com outros representantes do mesmo gênero. Os parentes próximos desse lagarto multicolorido vivem a baixas altitudes e em ambientes quentes e úmidos, como a Floresta Amazônica.
As várias cores dos lagartos peruanos P. montanicola
Os lagartos foram encontrados nas montanhas da Cordilheira Vilcabamba, nos Andes peruanos, no sul do país, e no vale do rio Apurimac, em altitudes variando entre 1.600 e 2.100 metros. Mas o habitat natural do réptil pode ser maior.
"Mais estudos são necessários para conhecer sua biologia, estrutura populacional e estado de conservação, além da distribuição espacial", afirmou Germán Chávez, pesquisador do Centro de Ornitologia e Biodiversidade do Peru. Os pesquisadores publicaram um artigo na revista ZooKeys.

Um comentário: Leave Your Comments

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.


Odonto Company Buriti - Rua da Bandeira, nº 25, salas 10 e 11, Centro.

BIOLAB - Rua Antônio Pereira Mourão, em frente ao HTB(Clínica)

PAINEL DO LEITOR - COMENTÁRIOS RECENTES