"Não há pessoas nem sociedades livres, sem liberdade de expressão e de imprensa”.

(1º Princípio da Declaração de Chapultepec)

Visualizações desde 31 de Julho de 2009

Conferência de Mulheres da Assembleia de Deus em Buriti-MA

COMO VOCÊ AVALIA OS 100 PRIMEIROS DIAS DA GESTÃO NALDO BATISTA?

IMPOSTOS MUNICIPAIS ARRECADADOS PARA BURITI-MA

Charles Crispim na Balada Fight - Edição Tatto

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

10

CONCESSÃO DE ABONOS AOS PROFESSORES: JUSTIÇA OU MANIPULAÇÃO POLÍTICO-ELEITOREIRA?

Compartilhe:

Print Friendly and PDF


* Extraído do Blog do Controle Social
Todos os finais de ano é assim. Por pura incompetência, boa parte dos prefeitos e prefeitas concede os tais “abonos” aos professores. Na verdade, apenas uma tática para ludibriar aqueles que dão o seu sangue para que os alunos consigam aprender alguma coisa.
Vejam bem, a política de concessão de abonos a rigor é ilegal, tendo em vista que os recursos do Fundeb devem ser aplicados integralmente no ano. Ou seja, a “sobra de caixa” nada mais representa do que uma simples falta de capacidade dos gestores públicos de administrar os recursos repassados pelo governo federal.
No estado mais atrasado do Brasil, a concessão de “abonos” virou rotina e é uma prática infelizmente muito festejada até por alguns sindicalistas. A verdade é seguinte, se estão sobrando recursos é porque os professores estão recebendo mensalmente um valor inferior ao que deveriam. Nada além disso!
Trocando em miúdos, eles todos os meses tem parte dos seus salários retidos para serem pagos apenas em dezembro. Isto, claro, é muito bom para o prefeito/prefeita. Pois ele passa para a categoria dos professores que “deu por que quis”.
E ouvem frequentemente “este prefeito é tão bonzinho, já nos deu um abono”. Uma lástima que se reflete nos indicadores ridículos da Educação em nosso estado.
Temos que acabar com a vergonhosa prática da concessão de abonos e procurar, sim, remunerar os nossos professores com mais dignidade. Qualquer outra coisa é manipulação da política salarial.
Vamos por abaixo esta prática nojenta e que somente serve para manter sempre as mesmas elites à frente das administrações municipais. Eleja somente aquele candidato/candidata que se comprometa com esta bandeira: “remuneração digna dos professores e professoras e sem abono”

Por Welliton Resende 
Auditor Fiscal da Controladoria Geral da União – CGU∕MA.
← Anterior Proxima → Página inicial

10 COMENTÁRIOS:

  1. Anônimo5/1/12 12:15

    Achei essa matéria sem noção, uma babaquise, pois sou professora e não consigo economizar dinheiro, assim como muitos outros funcionários de diversos setores e esses abonos quando são pagos me traz um alívio, principalmente no final do ano.

    ResponderExcluir
  2. Prá você, minha querida professora, o abono é uma espécie de poupança compulsória?

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5/1/12 17:00

    É triste vê algumas colegas exaltarem o prefeito nenen mourão por essa prática maquiavélica. Nos anos anteriores ele repassou o restante do salário dos professores convertido em abonos sobre pressão. O sprofessores deveriam fazer 30 minutos de leitura sobre o seu regimento ( LDB, FUNDEB, PCCR etc ), pois melhor do que receber a Diferença dos 60% no final do ano, é ter um salário dígno mensalmente. Esse pagamento de abonos só prova que os professores estão sofrendo desvalorização.Quanto a vc professora anônima, crie vergonha na cara e aprenda a administrar seu dinheiro. Se vc quer exaltar o prefito Nenen Mourão por mingalhas por que isso que vc deve tá ganhando pra exaltá-lo.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo5/1/12 18:54

    Professora anônima diz,
    Você que sabe administrar seu dinheiro, fique sabendo que tenho colegas que falam a mesma coisa, faça uma enquete a respeito do assunto pra ver se a maioria dos professores não preferem receber essa tal poupança compulssória no final do ano.

    ResponderExcluir
  5. Por um Buriti melhor6/1/12 09:41

    Cara professora...

    Concordo plenamente com seu comentario, afinal de contas a realidade que se encontra nossa população em relação a pratica financeira não é diferente do resto do mundo, nós brasileiros não sabemos lidar muito bem com dinheiro então quando surge uma oportunidae desta inesperada é claro que vibramos, comemoramos. Então meus caros comentaristas deste blog, deixe claro a vcs que muitos querem tentar mudar o mundo apenas com meras palavras como é o caso do redator chefe deste blog, ele posta, posta, as vezes exagera nos posts, critica muito e nada faz. Quero ver ele ir a luta, tentar mudar a realidade do mundo na pratica, sair de traz de suas palavras e brigar por seus ideais.
    Não voto em Buriti e estou com muito tempo sem ir a minha maravilhosa cidade, o prefeito esta de parabens por realizar este procedimento, como disse nossa professora "é um alívio".
    Ja a oposição fica criticando esta pratica, quero ver quando algum deles estiver na prefeitura se não vão querer agradar seu povo.

    ResponderExcluir
  6. Enígima6/1/12 11:59

    É muito bom que vc fique morando onde estar, Por um Buriti melhor porque se vc realmente vivesse a realidade dos buritienses mudaria de conceito. Ainda bem que pessoas que pesnsam como vc é uma minoria no mundo, caso contrário a população mundial estaria perdida.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo6/1/12 15:19

    Esse (essa) meu (minha) colega que me chamou de colega então deduzo que também seja professor(a) que me mandou tomar vergonha na cara e aprender a administrar meu dinheiro então automaticamente mandou todos da categoria, tem cara de sindicalista. Só lhe respondo o seguinte, se você exerce a profissão que é sofrida não só aqui mas no Brasil inteiro e recebeu mais de r$ 4.000,00 só de abono no ano passado e achou ruim, então devolva porque a opnião da maioria dos professores não é a mesma sua.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo6/1/12 15:59

    Não minha cara colega não sou sindicalista não, pois se fosse, esse pagamento de resto de salário no final do ano convertido em abonos estaria sendo pago mensalmente no salário dos professores. Mas como vc mesma disse cada um pensa como quer. Faça vc mesma uma pesquisa entre as colegas perguntando se elas querem receber seus restos de salário no final do ano ou mensalmente. Quando a administração do seu salário foi vc mesma que afirmou que não sabe administrar quando disse que não consegue ter uma poupança.

    ResponderExcluir
  9. Ex aluno6/1/12 17:23

    Ao ler as mensagens deixadas por algumas pessoas se dizendo serem professores , fico de cabelos em pé , ao ver tantos erros grosseiros , que se fossem de pessoas que não trabalhassem na área docente até entenderia . Acho que ao invés de brigarem por miséria e passarem o tempo chupando as "pequenas testemunhas" do Neném , deveriam ter como hábito a leitura , pois só assim não triamos tantos estudantes que ao chegarem no final do ensino médio , se quer sabem ler e escrever corretamente . Portanto senhores (a) mestres , honre a profissão que já foi tão respeitada , mas que hoje não passa de um grupo organizado para angariar recursos com a desculpa de que melhorará a educação , mas que só está patrocinando ideologias políticas retrógradas . o meu desejo é que o espírito do verdadeiro mestre ainda esteja vivo na mente de cada um de vocês . Que para libertar os seus alunos da iguinorância que os aprizonam , é preciso que haja uma libertação primeiro de vocês .
    Desculpe os erros , e espero que tenham entendido .

    ResponderExcluir
  10. Ex aluno6/1/12 17:51

    O correto é : teríamos , ignorância e aprisionam .

    ResponderExcluir

O COMENTÁRIO NÃO REPRESENTA A OPINIÃO DO BLOG; A RESPONSABILIDADE É DO AUTOR DA MENSAGEM. OFENSAS PESSOAIS, MENSAGENS PRECONCEITUOSAS, OU QUE INCITEM O ÓDIO E A VIOLÊNCIA, OU AINDA ACUSAÇÕES LEVIANAS NÃO SERÃO ACEITAS. O OBJETIVO DO PAINEL DE COMENTÁRIOS É PROMOVER O DEBATE MAIS LIVRE POSSÍVEL, RESPEITANDO O MÍNIMO DE BOM SENSO E CIVILIDADE.

Usuários on-line


usuários online